Reflexões sobre a autorregulação e a experiência do fluxo no contexto da prática musical da flauta doce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiese, Tatiane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82606
Resumo: Professora Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-Wiese, Tatiane2023-05-16T17:34:33Z2023-05-16T17:34:33Z2022https://hdl.handle.net/1884/82606Professora Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 05/12/2022Inclui referênciasResumo: Esta proposta de pesquisa teve como foco a prática da flauta doce de estudantes de graduação e experts deste instrumento, observada a partir da Teoria do Fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi e dos estudos sobre autorregulação com base na visão sociocognitivista de Albert Bandura. Este tema surgiu a partir da seguinte problematização: um maior controle dos processos de autorregulação pode criar condições capazes de gerar o fluxo? Qual a relação entre estas duas teorias no contexto da prática da flauta doce? É possível observar semelhanças e/ou diferenças nos processos autorregulatórios e na vivência da experiência de fluxo entre flautistas estudantes de graduação de nível iniciante ou intermediário e experts neste instrumento? A hipótese é de que flautistas que possuem processos de autorregulação mais desenvolvidos têm maiores condições de vivenciar o fluxo e consequentemente podem ter maior engajamento e motivação em suas práticas, alcançando melhores resultados. Assim, o objetivo geral para este estudo foi investigar a prática da flauta doce de alunos de graduação em música e experts deste instrumento sob a perspectiva da teoria do Fluxo e dos estudos de autorregulação, correlacionados às duas perspectivas teóricas. Os objetivos específicos são: (1) verificar processos autorregulatórios na prática musical dos participantes da pesquisa; (2) observar elementos da experiência do fluxo na prática musical de flautistas; (3) verificar semelhanças e/ou diferenças nos processos autorregulatórios e na vivência da experiência de fluxo entre flautistas estudantes de graduação de nível iniciante ou intermediário e experts neste instrumento. Esta pesquisa é justificada por trazer um novo olhar para os estudos sobre prática da flauta doce no Brasil, observando a relação entre a Teoria do Fluxo e os estudos de autorregulação. A metodologia utilizada foi híbrida, de modelo qualitativo e quantitativo, sendo a primeira etapa um estudo de levantamento e uma segunda etapa de estudos multicasos. A análise quantitativa dos resultados apontou uma correlação moderada entre aspectos da autorregulação da aprendizagem e a experiência do fluxo, enquanto os dados qualitativos revelaram uma forte relação entre as duas teorias tendo como fio condutor a motivação intrínseca dos flautistas. Espera-se que esta pesquisa possa trazer reflexões para a prática da docência com a flauta doce, bem como contribuições para futuros estudos desenvolvidos no Brasil com interface entre psicologia e música, especificamente no campo das pesquisas sobre performance e prática de ensino da flauta doce.Abstract: This research focused on the recorder practice of undergraduate students and experts of this instrument, observed from Mihaly Csikszentmihalyi's Flow Theory and studies on self-regulation based on Albert Bandura's socio-cognitivist view. This theme arose from the following problematization: Can greater control of self-regulation processes create conditions capable of generating flow? What is the relationship between these two theories in the context of recorder practice? Is it possible to observe similarities and/or differences in the self-regulatory processes and in the experience of flow among recorder players, beginner or intermediate level undergraduate students, and experts in this instrument? The hypothesis is that recorder players who have more developed self-regulation processes are better able to experience the flow and consequently may be more engaged and motivated in their practices, achieving better results. Therefore, the general objective of this study was to investigate the recorder practice of undergraduate music students and experts of this instrument from the perspective of Flow Theory and self-regulation studies, correlating the two theoretical perspectives. The specific objectives are: (1) to verify self-regulatory processes in the musical practice of the research participants; (2) to observe elements of the experience of flow in the musical practice of recorder players; (3) to verify similarities and/or differences in the self-regulatory processes and in the experience of flow among recorder players, beginner or intermediate level undergraduate students, and experts in this instrument. This research is justified by bringing a new look to studies on recorder practice in Brazil, observing the relationship between the Flow Theory and self-regulation studies. The methodology used was hybrid, by a qualitative and quantitative model, with the first stage being a survey study and a second stage of multicase studies. The quantitative analysis of the results pointed to a moderate correlation between aspects of self-regulated learning and the flow experience, while the qualitative data revealed a strong relationship between the two theories, having as a guiding principle the intrinsic motivation of recorder players. It is hoped that this research can bring reflections to the practice of teaching with the recorder as well as contributions to future studies developed in Brazil with an interface between psychology and music, specifically in the field of research on performance and teaching practice of the recorder.1 recurso online : PDF.application/pdfFlauta doce - Instrução e estudoMúsica - Instrução e estudoPrática interpretativa (Música)MúsicaReflexões sobre a autorregulação e a experiência do fluxo no contexto da prática musical da flauta doceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - TATIANE WIESE MATHIAS.pdfapplication/pdf3321768https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82606/1/R%20-%20T%20-%20TATIANE%20WIESE%20MATHIAS.pdfe84cf0a4b7e55c567c85c8af121de358MD51open access1884/826062023-05-16 14:34:33.569open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-16T17:34:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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