O(s) conceito(s) de musicalidade na perpspectiva de experts, professores e bacharéis da área de flauta doce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiese, Tatiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/32519
Resumo: Resumo: Musicalidade é um termo polissêmico e muitas vezes permeado com diversas definições do senso comum. Este trabalho tem como objetivo geral investigar um/alguns conceito(s) de musicalidade e suas características, a partir da perspectiva de professores dos cursos de Bacharelado em Flauta Doce no Brasil, bacharéis, bacharelandos e experts neste instrumento. Trata-se, portanto, de um estudo de levantamento – survey. Os experts são especialistas na performance com a flauta doc , que também se dedicam à docência deste instrumento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários, durante o segundo semestre de 2010. Em relação ao conceito de musicalidade, a maioria das respostas foi classificada na categoria expressão do discurso musical, aparecendo ainda outras concepções de musicalidade como habilidades musicais, emoção e sensibilidade. A questão de tendências inatas apareceu poucas vezes aliada a termos como dom e talento. No entanto, essa referência não aconteceu de forma absoluta, pois foi aliada à ideia de que a musicalidade pode ser desenvolvida com estudo e dedicação. As características da musicalidade na performance apontadas pelos participantes foram: sonoridade "doce” e "aveludada”, diferenças de dinâmica e articulação, presença de habilidades musicais tanto técnicas quanto de expressão, bem como de fraseado, rubatos e intenções do intérprete. Além disso também foram citadas: fluência da execução, a transcendência do texto musical e o valor da obra e da música em geral, que é percebida quando o intérprete assume a obra como se fosse de sua autoria. Os níveis de musicalidade são constatados por 90% dos bacharelandos e bacharéis, e por 100% dos professores e dos experts. A mesma porcentagem aparece na questão do desenvolvimento da usicalidade para estes grupos de participantes. Em todos os grupos é clara a importância dada à educação musical para que ocorra o desenvolvimento da musicalidade. Foram citadas ainda como estratégias para o desenvolvimento da musicalidade do educando: ouvir música, tocar em grupo, realizar atividades de improvisação/ornamentação, aumentar o domínio técnico, a intimidade com o instrumento, a sensibilidade e a confiança do aluno em si mesmo, fazer com que este perceba que a partitura é um símbolo gráfico que não pode conter tudo o que uma música pode expressar, ouvir diversas interpretações de uma mesma obra, desenvolver habilidades musicais, tanto técnicas, quanto expressivas, bem como analíticas. Assim, espera-se que a presente pesquisa leve professores e instrumentistas a refletir sobre a musicalidade e sua relação com o ensino e a performance, buscando proporcionar aos alunos vivências musicais significativas que levem a uma compreensão do real valor e significado da música.
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