Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sueli de Fátima
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24287
Resumo: Orientador : Carlos Alberto Faraco
id UFPR_89f6f85722e32da6499500fb1bd0c5bf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24287
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Sueli de FátimaSouza, Regina Maria deUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências HumanasFaraco, Carlos Alberto, 1950-2020-05-26T14:37:28Z2020-05-26T14:37:28Z2003https://hdl.handle.net/1884/24287Orientador : Carlos Alberto FaracoCo-orientadora : Regina Maria de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesResumo: Neste trabalho apresentamos um conjunto de ensaios sobre a educação bilíngüe para surdos tomando-a como um tema não apenas encerrado em teorizações lingüísticas formais, mas aprendendo-a em redes discursivas mais amplas, estabelecendo o diálogo com outras áreas de conhecimento como a Pedagogia e a Antropologia, a fim de que pudéssemos delimitar uma arena de confronto dos múltiplos discursos envolvidos em sua significação. Nosso estudo está organizado em duas partes, compreendendo, a primeira, dois ensaios voltados à análise crítica das bases epistemológicas sobre as quais estão assentados os principais discursos sobre a Surdez e os Surdos, neste momento histórico, e suas incursões axiológicas, relacionadas às identidades/alteridade surda e à educação bilíngüe, de modo geral. Somando-se à reflexão teórica, direcionamos nosso olhar, na segunda parte do trabalho, às perspectivas metodológicas do ensino de português como segunda língua para surdos, valendo-nos de uma pesquisa de campo desenvolvida com professores que trabalham em escolas comuns e especiais, no Estado do Paraná. Buscamos realizar uma análise de seus discursos e do que eles revelam sobre a prática, considerando-se as múltiplas variáveis envolvidas na implementação da proposta de bilingüismo, com ênfase às reflexões voltadas à aquisição da língua de sinais, como primeira língua, e do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, como segunda língua. Como forma de superar algumas das contradições identificadas e oferecer caminhos alternativos às práticas vigentes, nos ensaios que desenvolvemos propusemo-nos a avançar para os domínios metodológicos acerca do tema, propondo um conjunto de diretrizes voltadas às práticas de Ietramento no contexto da educação bilíngüe para surdos. Como pano de fundo à exegese que delineou a base epistemológica e teórica de nosso trabalho, buscamos a contribuição do pensamento bakhtiniano, encampando seu principal axioma que estabelece a relação dialógica - e as múltiplas vozes dela decorrentes - como essencial na constituição dos seres humanos. Somam-se ao diálogo com Bakhtin as vozes de autores que discutem as teorias críticas em educação, nas quais é enfatizado o papel exercido pela linguagem na constituição de práticas de significação, situando sua polivocalidade nos conflitos sociais e históricos que a originam. Palavras-chave: surdez, educação bilíngüe, português como segunda língua, práticas de Ietramento; políticas públicas.Abstract: This work examines a group of essays on bilingual education for deaf people, a theme that is not seen as solely enclosed by formal linguistic theories, but situated in wider discursive nets and establishing a dialogue with other areas of knowledge such as Pedagogy and Anthropology, so that we can delimit the area of confrontation of the multiple discourses involved in its signification. The research has been divided into two parts. The first one deals with two essays regarding the critical analysis of the epistemological bases which support the main types of discourse on Deafness and Deaf people, in this historical moment, and its axiological incursions, related to the deaf identities/alterity and bilingual education in general. In a second moment, adding to the theoretical considerations, attentions are directed to the methodological perspectives for teaching Portuguese as a second language to deaf people, making use of a survey carried out with teachers working in regular and special schools, in Paraná State. Those teachers' discourses and what they reveal about their teaching practices were analyzed, considering the multiple variables involved in implementing the bilingualism proposal, emphasizing reflections related to the acquisition of sign language as a first language and the teaching/learning of Portuguese as a second language. As a way of overcoming some of the contradictions that were observed and offering different alternatives to the current practices, the essays developed propose an incursion into the methodological domains about the theme, offering a group of guidelines for the practices of literacy in the context of bilingual education for deaf people. In the background to the exegesis that directed the epistemological and theoretical basis of this work lies the contribution of the backtinian thought, encompassing its main axiom, which establishes the dialogical relationship - and the multiple voices that come from it - as essential to the constitution of human beings. Adding to the dialogue with Bakhtin there are the voices of authors that discuss critical theories in education, emphasizing the role of language in the constitution of practices of signification, situating its polivocality in the social and historical conflicts that have created it. Key-words: deafness, bilingual education, Portuguese as a second language, literacy practices, public policies.202 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalSurdezEducação bilingueSurdos - EducaçãoPortugues como segunda línguaLingua portuguesa - Estudo e ensinoTeses - LetrasEducaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistériosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - FERNANDES, SUELI DE FATIMA .pdfapplication/pdf7126436https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/1/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdffda6960f0c5402f1ccb8d3d479b10db3MD51open accessTEXTT - FERNANDES, SUELI DE FATIMA .pdf.txtExtracted Texttext/plain444283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/2/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdf.txt97b51f8ace8f8be1b3083a453da48b26MD52open accessTHUMBNAILT - FERNANDES, SUELI DE FATIMA .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/3/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdf.jpg0408ffa2c141a5e435390ecb3e0eeb9aMD53open access1884/242872020-05-26 11:37:28.26open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24287Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T14:37:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
title Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
spellingShingle Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
Fernandes, Sueli de Fátima
Surdez
Educação bilingue
Surdos - Educação
Portugues como segunda língua
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Teses - Letras
title_short Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
title_full Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
title_fullStr Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
title_full_unstemmed Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
title_sort Educaçao bilíngüe para surdos : identidades, diferenças, contradiçoes e mistérios
author Fernandes, Sueli de Fátima
author_facet Fernandes, Sueli de Fátima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Regina Maria de
Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sueli de Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faraco, Carlos Alberto, 1950-
contributor_str_mv Faraco, Carlos Alberto, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação bilingue
Surdos - Educação
Portugues como segunda língua
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Teses - Letras
topic Surdez
Educação bilingue
Surdos - Educação
Portugues como segunda língua
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Teses - Letras
description Orientador : Carlos Alberto Faraco
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-26T14:37:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26T14:37:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24287
url https://hdl.handle.net/1884/24287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/1/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/2/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24287/3/T%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fda6960f0c5402f1ccb8d3d479b10db3
97b51f8ace8f8be1b3083a453da48b26
0408ffa2c141a5e435390ecb3e0eeb9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860870886653952