Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eduarda Monteiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6772
Resumo: O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_0e4d6bf504f8f28e6b5b5ca84573e384
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6772
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Souza, Eduarda Monteiro deVergani, Flávia MeliceCorrêa, YgorValentini, Carla Beatris2021-01-19T18:16:33Z2021-01-19T18:16:33Z2020-12-252020-12-17https://repositorio.ucs.br/11338/6772O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor].Surdos - EducaçãoEducação bilíngueLíngua de sinaisAquisição da segunda línguaEducação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-24ORIGINALTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdfTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdfapplication/pdf320500https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/1/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf55e6c5a11b4296f61cc240f641a32ebeMD51TEXTTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.txtTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain67238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/2/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.txt9454ee4027810e2d8d00275a5fcc0451MD52THUMBNAILTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.jpgTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/3/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.jpgc3a836021daf1a3c48fae842ef310200MD5311338/67722021-05-07 14:13:24.844oai:repositorio.ucs.br:11338/6772Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
title Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
spellingShingle Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
Souza, Eduarda Monteiro de
Surdos - Educação
Educação bilíngue
Língua de sinais
Aquisição da segunda língua
title_short Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
title_full Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
title_fullStr Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
title_full_unstemmed Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
title_sort Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
author Souza, Eduarda Monteiro de
author_facet Souza, Eduarda Monteiro de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Vergani, Flávia Melice
Corrêa, Ygor
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eduarda Monteiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Educação bilíngue
Língua de sinais
Aquisição da segunda língua
topic Surdos - Educação
Educação bilíngue
Língua de sinais
Aquisição da segunda língua
description O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T18:16:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T18:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6772
url https://repositorio.ucs.br/11338/6772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/1/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/2/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/3/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55e6c5a11b4296f61cc240f641a32ebe
9454ee4027810e2d8d00275a5fcc0451
c3a836021daf1a3c48fae842ef310200
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909015891968