Desenvolvimento e desafio na construção de uma escola do campo : um estudo de caso no Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcele Terezinha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/50382
Resumo: Orientador : Fernando Cavalcanti Moreira
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spelling Pereira, Marcele TerezinhaUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do CampoMoreira, Fernando Cavalcanti, 1987-2021-12-02T16:22:58Z2021-12-02T16:22:58Z2014https://hdl.handle.net/1884/50382Orientador : Fernando Cavalcanti MoreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referências: p. 16-17Resumo: O estudo desenvolvido no decorrer deste artigo visa resgatar um pouco da história do Assentamento Ireno Alves dos Santos, a luta de seus sujeitos e a construção de uma educação do Campo no Colégio José Alves dos Santos, sua proposta de educação junto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no sentido de localiza-la no contexto educacional brasileiro, reconhecer e salientar a importância e necessidade de sua contribuição para a construção de uma educação voltada para a emancipação humana. Mas para que se compreenda melhor a trajetória e a temática educação do/no campo precisa-se das leis, decretos, pareceres, textos oficiais, documentos, produções científicas e produções sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), buscando entender o posicionamento do Estado em relação às práticas educativas dos que trabalham e residem no meio rural brasileiro, assim, precisa-se entender a Educação do Campo a partir do seu contextoAbstract: The study developed throughout this article aims to rescue a little of the history of the settlement Rani Alves dos Santos, the struggle of his subjects and the construction of a field education in high school José Alves dos Santos, his proposal of education along with the Landless workers movement (MST), finds her in the Brazilian educational context, recognize and stress the importance and need for his contribution to the construction of an education geared towards the emancipation human. But in order to be able to better understand the trajectory and the theme of education/in the field needs the laws, decrees, opinions, official texts, documents, scientific productions and productions about the landless workers movement (MST), seeking to understand the positioning of the State in relation to the educational practices of those who work and reside in the Brazilian countryside, thus, need to understand the education Field from its context.1 arquivo (17 p.) : PDF.application/pdfMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)Educação ruralDesenvolvimento e desafio na construção de uma escola do campo : um estudo de caso no Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCELE TEREZINHA PEREIRA.pdfapplication/pdf226738https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50382/1/R%20-%20E%20-%20MARCELE%20TEREZINHA%20PEREIRA.pdf52c3f9d180229363fe61b8bd1a3524c6MD51open access1884/503822021-12-02 13:22:58.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50382Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-02T16:22:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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