Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53305 |
Resumo: | Orientadora : Professora Doutora Vanisse Simone Alves Correa |
id |
UFPR_8ab25b9ad2e5215ec8e02a5995df0e8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53305 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pereira, Hissae JaniceCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-04T19:46:02Z2019-12-04T19:46:02Z2016https://hdl.handle.net/1884/53305Orientadora : Professora Doutora Vanisse Simone Alves CorreaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se necessário analisar a postura da escola e a atuação dos docentes em relação aos componentes tecnológicos, bem como perceber a necessidade de inclusão de novas habilidades e competências para trabalhar com as tecnologias digitais inseridas no ambiente escolar. Pergunta-se então: De que forma os docentes vem utilizando as tecnologias digitais nas escolas? Os professores recebem cursos de formação continuada para trabalharem com as tecnologias digitais em sala de aula? Há resistência por parte dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula? Procurando responder a tais questionamentos, debate-se neste trabalho a atuação do professor diante das tecnologias digitais existentes no âmbito escolar, apresentando problemáticas e apontando questões que ofereçam suportes para que a escola e o professor dirijam sua prática utilizando-se dos recursos didáticos tecnológicos. O campo empírico do estudo configura-se como uma escola integral de pequeno porte no Município de Paranaguá. O trabalho iniciou-se com uma revisão de literatura e também se apoiou em um questionário ofertado aos docentes. O suporte teórico fundamentou-se principalmente em Almeida (2000), Behrens (2005) e Kramer (2007). Constatou-se que as tecnologias digitais estão sendo "mau" utilizadas nos nestas escolas não somente pela resistência de alguns professores, mas também, por falta de capacitação e receio do novo. Além disso, percebeu-se que o laboratório de informática raramente era utilizado pelos professores como ferramenta de ensino, ou quando se planejava alguma atividade que envolvia recursos tecnológicos, os docentes apresentavam grandes dificuldades ao conduzir sua prática educativa mediada por estes recursos.28 p. : grafs.application/pdfPratica de ensinoTecnologia educacionalDificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - HISSAE JANICE PEREIRA.pdfapplication/pdf650312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53305/1/R%20-%20E%20-%20HISSAE%20JANICE%20PEREIRA.pdf3ca6e52e3e475aaee67570f1693f3d6fMD51open access1884/533052019-12-04 16:46:02.407open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53305Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T19:46:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
title |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
spellingShingle |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá Pereira, Hissae Janice Pratica de ensino Tecnologia educacional |
title_short |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
title_full |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
title_fullStr |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
title_full_unstemmed |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
title_sort |
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá |
author |
Pereira, Hissae Janice |
author_facet |
Pereira, Hissae Janice |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Vanisse Simone Alves Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Hissae Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica de ensino Tecnologia educacional |
topic |
Pratica de ensino Tecnologia educacional |
description |
Orientadora : Professora Doutora Vanisse Simone Alves Correa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-04T19:46:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-04T19:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53305 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 p. : grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53305/1/R%20-%20E%20-%20HISSAE%20JANICE%20PEREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ca6e52e3e475aaee67570f1693f3d6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860249060114432 |