A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Janice Luciane da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79799
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jacques de Lima Ferreira
id UFPR_fee68654e80b8b7c830094ed7740a3e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79799
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFerreira, Jacques de LimaPrado, Janice Luciane da Silva2022-12-13T13:36:36Z2022-12-13T13:36:36Z2022https://hdl.handle.net/1884/79799Orientador: Prof. Dr. Jacques de Lima FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 03/10/2022Inclui referências: p. 112-120Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre a utilização das Tecnologias Digitais pelos Professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Piraquara? Na busca de possíveis respostas ao problema, estabeleceuse como objetivo geral analisar a compreensão dos professores do município de Piraquara que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à utilização das Tecnologias Digitais no processo de ensino. Para a execução do objetivo, propôs-se como objetivos específicos: caracterizar o processo de profissionalização dos professores e o conhecimento dos mesmos em relação ao uso das Tecnologias Digitais; identificar as tecnologias digitais utilizadas pelos professores das escolas municipais de Piraquara; investigar o processo de ensino em relação a utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores; elencar as contribuições e implicações do uso das tecnologias digitais no processo de ensino; propor pontos norteadores que auxiliem o Município de Piraquara em relação ao uso das tecnologias digitais nas escolas. O estudo foi realizado com 52 professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação realizada apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória de natureza interpretativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário On-line, com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados da pesquisa foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2016) e com o auxílio do software ATLAS ti. A base da fundamentação teórica desta dissertação orientou-se a partir dos autores: Castells (2000, 2002); Machado (2017); Levy (1999, 2000, 2007, 2010); Moreira e Schlemmer (2020); Moran (2013); Santos (2019), Kenski (2009) (2015); Sancho (1998, 2001, 2006); Valente (1998, 2002, 2005, 2009); Moran (2013); Ferreira (2020); Scherer e Brito (2020); Vosgerau et al. (2016); Ferreira (2020), entre outros. A partir da análise de dados realizada foi possível identificar que a grande maioria dos docentes possui magistério, graduação em Pedagogia com pós-graduação em diversos segmentos, sendo que um professor possui especialização na área das tecnologias educacionais, ainda cinco destes possui formação a nível de stricto sensu. Muitos possuem conhecimento em informatica basica e em manuseios de determinados recursos tecnologicos tais como: TVs, celulares, projetores, rádios, a maioria das instituições não possuem laboratório de informática, contudo os docentes fazem uso das tecnologias em suas aulas utilizando recursos como: tablet, celulares, notebook, projetores, computadores, lousa digital por meio da utilização de aplicativos e softwares. Os professores utilizam as tecnologias para transmitir conhecimentos e trabalhar com jogos. Contribuindo assim para despertar o interesse dos estudantes, é um excelente recurso pedagógico, auxilia na ampliação do trabalho, proporciona um melhor desempenho e otimiza o tempo, facilita a inclusão digital e é uma forma de superação, pois facilita e possibilita novas estratégias de ensino em suas aulas. Com relação as dificuldades emergiram a falta de equipamentos adequados estragados ou danificados, bem como a falta de estrutura e a ausência de formação destinada para este fim.Abstract: The theme of this dissertation investigates the use of Digital Technologies by Elementary School teachers in the city of Piraquara. It presents as a research problem the following question: How is the use of Digital Technologies by Teachers of the Initial Years of Elementary School in the Municipality of Piraquara? In the search for possible answers to the problem, the general objective was to analyze the understanding of teachers in the municipality of Piraquara who work in the Initial Years of Elementary School in relation to the use of Digital Technologies in the teaching process. For the execution of the objective, it was proposed as specific objectives: to characterize the process of professionalization of teachers and their knowledge in relation to the use of Digital Technologies; to identify the digital technologies used by the teachers of the municipal schools of Piraquara; investigate the teaching process in relation to the use of digital technologies in the pedagogical practice of teachers; list the contributions and implications of the use of digital technologies in the teaching process; to propose guiding points that help the Municipality of Piraquara in relation to the use of digital technologies in schools. The study was carried out with 52 teachers from the early years of Elementary School. The investigation carried out presents a qualitative approach research of the exploratory type of interpretative nature that used an online questionnaire as an instrument of data collection, with open and closed questions. The analysis of the research data was carried out using the Content Analysis (CA) technique from the perspective of Bardin (2016) and with the help of the ATLAS ti software. The theoretical basis of this dissertation was guided by the authors: Castells (2000, 2002); Machado (2017); Levy (1999, 2000, 2007, 2010); Moreira and Schlemmer (2020); Moran (2013); Santos (2019), Kenski (2009) (2015); Sancho (1998, 2001, 2006); Valente (1998, 2002, 2005, 2009); Moran (2013); Ferreira (2020); Scherer and Brito (2020); Vosgerau et al. (2016); Ferreira (2020), among others. From the data analysis carried out, it was possible to identify that the vast majority of teachers have a teaching degree, a degree in Pedagogy with a postgraduate degree in several segments, and one teacher has a specialization in the area of educational technologies, still five of them have training at the level of stricto sensu. Many have knowledge in basic informatics and in handling certain technological resources such as: TVs, cell phones, projectors, radios, most institutions do not have a computer lab, however teachers make use of technologies in their classes using resources such as: tablet, cell phones, notebooks, projectors, computers, digital whiteboards through the use of applications and software. Teachers use technologies to transmit knowledge and work with games. Thus contributing to arouse students' interest, it is an excellent pedagogical resource, assists in the expansion of work, provides better performance and optimizes time, facilitates digital inclusion and is a way of overcoming, as it facilitates and enables new teaching strategies in your classes. Regarding the difficulties, the lack of adequate damaged or damaged equipment emerged, as well as the lack of structure and the absence of training intended for this purpose.1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia educacionalProfessores - FormaçãoEnsino fundamentalA utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquarainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANICE LUCIANE DA SILVA PRADO DE ABREU.pdfapplication/pdf6417684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79799/1/R%20-%20D%20-%20JANICE%20LUCIANE%20DA%20SILVA%20PRADO%20DE%20ABREU.pdf68d2f90af419c99e5ff4c1eb624c4accMD51open access1884/797992022-12-13 10:36:36.484open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T13:36:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
title A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
spellingShingle A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
Prado, Janice Luciane da Silva
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
title_short A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
title_full A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
title_fullStr A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
title_sort A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
author Prado, Janice Luciane da Silva
author_facet Prado, Janice Luciane da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jacques de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Janice Luciane da Silva
contributor_str_mv Ferreira, Jacques de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
topic Tecnologia educacional
Professores - Formação
Ensino fundamental
description Orientador: Prof. Dr. Jacques de Lima Ferreira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T13:36:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T13:36:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79799
url https://hdl.handle.net/1884/79799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79799/1/R%20-%20D%20-%20JANICE%20LUCIANE%20DA%20SILVA%20PRADO%20DE%20ABREU.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68d2f90af419c99e5ff4c1eb624c4acc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860729550143488