Despertando a sensibilização ambiental na educação básica : um itinerário formativo de química para sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voitovicz, Leonardo José Osiecki
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86598
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin
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spelling Sakae, George Hideki, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalBedin, EvertonVoitovicz, Leonardo José Osiecki2024-02-21T13:28:37Z2024-02-21T13:28:37Z2023https://hdl.handle.net/1884/86598Orientador: Prof. Dr. Everton BedinCoorientador: Prof. Dr. George Hideki Rossini SakaeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 31/10/2023Inclui referênciasResumo: O Ensino Médio no Brasil está passando por readequação, pois a Lei 13.415/2017 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma nova estrutura curricular, composta por uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por Itinerários Formativos (IF). É importante que os IF contemplem assuntos que permitam aos estudantes desenvolver uma maior criticidade e reflexão sobre determinados temas. Segundo a Portaria Nº 1.432/2018, uma proposta interessante de IF seria abordar, a partir do eixo 4, mediação e intervenção sociocultural, conhecimentos e práticas relacionados à química para a sustentabilidade na educação básica, o que envolve aprofundar conhecimentos por meio de discussões e práticas relacionadas ao descarte de resíduos gerados pela sociedade, bem como a reciclagem e as adversidades sociais decorrentes, abordando a realidade da coletividade. Essa pesquisa, portanto, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições e potencialidades de um itinerário formativo da área das Ciências da Natureza, abordando o tema química para sustentabilidade, para despertar a sensibilização ambiental dos alunos do ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2022 em uma escola particular localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, PR, considerando todas as etapas éticas de pesquisa com seres humanos. Os participantes das atividades foram 43 estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Essa pesquisa de natureza básica, objetivo descritivo e abordagem qualitativa, apresenta um procedimento de pesquisa participante, em que o pesquisador participou da aplicação e da promoção das diferentes etapas do IF. Os dados foram construídos por meio da observação participante, com elementos essenciais registrados em um diário de bordo. Além disso, um questionário aberto foi utilizado para construir elementos sobre as percepções dos alunos. Os dados provenientes da observação durante a aplicação do IF foram analisados qualitativamente, com base na análise interpretativa-construtiva, seguindo os princípios da Epistemologia Qualitativa de González-Rey (1997). Os dados do questionário foram analisados qualitativamente, com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As contribuições das atividades realizadas neste IF são significativas, pois oferecem um material didático para o aprimoramento das aulas de Química no Novo Ensino Médio à luz da sustentabilidade. Elas abordam não apenas conteúdos essenciais para o desenvolvimento sustentável, mas também incluem diversos tópicos curriculares da disciplina de Química, como ligações químicas, geometria molecular, polímeros, funções inorgânicas e orgânicas, eletroquímica, foram fundamentais para uma compreensão abrangente da Química pelos estudantes. Além disso, os resultados indicaram a necessidade de reforçar a sensibilização quanto às implicações sociais resultantes da gestão inadequada de resíduos, visando promover uma compreensão mais ampla das questões ambientais e sociais associadas à disposição incorreta de resíduos. Logo, é importante aprofundar e revisitar a relevância do descarte adequado de resíduos, enfatizando o impacto direto dessa prática na saúde das pessoas; essa sensibilização desempenha um papel fundamental na promoção de uma abordagem mais completa e responsável em relação à gestão de resíduos.Abstract: High School in Brazil is undergoing a restructuring process due to Law 13.415/2017, which amended the National Education Guidelines and Bases Law, establishing a new curriculum structure consisting of a Common National Curriculum Base (BNCC) and Formative Pathways (IF). It is important for IF to encompass topics that allow students to develop greater critical thinking and reflection on certain issues. According to Ordinance No. 1,432/2018, an interesting proposal for IF would be to address, starting from axis 4, socio-cultural mediation and intervention, knowledge and practices related to chemistry for sustainability in basic education. This involves deepening knowledge through discussions and practices related to the disposal of society-generated waste, as well as recycling and resulting social adversities, addressing the reality of collectivity. This research, therefore, aims to analyze the possible contributions and potentialities of a formative pathway in the Natural Sciences field, addressing the theme of chemistry for sustainability, to raise environmental awareness among high school students. The research was conducted in the second semester of 2022 at a private school located in Fazenda Rio Grande, the metropolitan region of Curitiba, PR, considering all ethical stages of research involving human subjects. The participants in the activities were 43 students from a 1st-year high school class. This basic nature research, with a descriptive objective and qualitative approach, presents a participatory research procedure, in which the researcher participated in the application and promotion of different stages of IF. Data were constructed through participant observation, with essential elements recorded in a logbook. Additionally, an openended questionnaire was used to gather elements about students' perceptions. Data from the observation during the IF application were qualitatively analyzed based on interpretative-constructive analysis, following the principles of González-Rey's Qualitative Epistemology (1997). Questionnaire data were qualitatively analyzed based on Bardin's Content Analysis (2011). The contributions of the activities carried out in this IF are significant as they provide teaching materials for the improvement of Chemistry classes in the New High School in light of sustainability. They address not only essential content for sustainable development but also include various curricular topics in the Chemistry discipline, such as chemical bonds, molecular geometry, polymers, inorganic and organic functions, electrochemistry, which were crucial for a comprehensive understanding of Chemistry by students. Furthermore, the results indicated the need to reinforce awareness regarding the social implications resulting from improper waste management, aiming to promote a broader understanding of environmental and social issues associated with incorrect waste disposal. Therefore, it is important to deepen and revisit the relevance of proper waste disposal, emphasizing the direct impact of this practice on people's health; this awareness plays a fundamental role in promoting a more comprehensive and responsible approach to waste management.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino médioEducação ambientalBase Nacional Comum CurricularQuimica ambientalQuímicaDespertando a sensibilização ambiental na educação básica : um itinerário formativo de química para sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEONARDO JOSE OSIECKI VOITOVICZ.pdfapplication/pdf5149466https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86598/1/R%20-%20D%20-%20LEONARDO%20JOSE%20OSIECKI%20VOITOVICZ.pdf8ad6b3aa52339a265378d2de2f2f213fMD51open access1884/865982024-02-21 10:28:37.421open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86598Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-21T13:28:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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