Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/31932
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes
id UFPR_8b022f1ec07661b9807a1cdf50313c39
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31932
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrandenburg, Alfio, 1949-2020-10-05T12:13:36Z2020-10-05T12:13:36Z2013https://hdl.handle.net/1884/31932Orientador: Prof. Dr. Ricardo AntunesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/06/2013Bibliografia: f. 106-111Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos em uma investigação com abordagem qualitativa cuja metodologia se pauta em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Lankshear e Knobel (2008), Gamboa (2000), entre outros. O trabalho buscou compreender a prática pedagógica dos professores do município de Araucária/PR após a implantação do Projeto UCAA (Um Computador por Aluno em Araucária) nas escolas da rede, visando esclarecer como os docentes se apropriam e integram o uso do laptop educacional às aulas, que uso fazem dele, como, quando e para que o utilizam. Buscou-se ainda identificar os fatores que contribuem e/ou interferem no processo de apropriação e integração pedagógica do laptop em sala de aula. A pesquisa foi realizada nas quinze primeiras escolas da rede contempladas com o UCAA e a técnica de coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário aos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das referidas unidades e, na sequência, visando uma maior aproximação com o universo de pesquisa, optou-se pela realização de entrevista semi-estruturada com quatro docentes. Do ponto de vista teórico, as questões examinadas foram orientadas sob a perspectiva de autores como Brito e Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000, 2005), Prado e Valente (2003), Tajra (2001), Valente (1995, 1998, 1999, 2001) e outros, que vêm se dedicando à questão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas e que contextualizam o uso de tais recursos com a cultura e com o processo de formação de professores. A partir da análise dos dados foi possível identificar cinco categorias entendidas como fundamentais para a apropriação técnico-pedagógica dos docentes: experiência com o uso da tecnologia, formação continuada, suporte técnico, suporte pedagógico e questões infraestruturais. Os resultados indicaram que os professores de Araucária reconhecem que o computador possibilita um novo jeito de aprender, no entanto encontram-se ainda em fase de apropriação das potencialidades que o laptop em sala de aula pode proporcionar e suas práticas centram-se no uso das tecnologias para melhorar práticas existentes e, em alguns casos, para promover mudanças pontuais. Não foram identificadas mudanças profundas na estrutura da escola e, a partir disso, pontua-se a necessidade de uma política institucional que incorpore teórica e metodologicamente o uso do laptop educacional à prática docenteAbstract: This research presents the results obtained in an investigation with a qualitative methodology which is guided in Lüdke and André (1986), Flick (2004), Lankshear and Knobel (2008), Gamboa (2000), among others. The study aimed to understand the pedagogical practice of teachers in the Araucária City, State of Paraná after the implementation of the Project UCAA (One Computer per Student in Araucária) schools network, aiming to clarify how teachers take ownership and integrate laptop educational use classes, that make use of it, how, when and for that use. We sought to further identify factors that contribute to and/or interfere with the process of appropriation and pedagogical integration of the laptop in the classroom. The survey was conducted in the first fifteen schools network awarded the UCAA and technique of data collection was done through a questionnaire to teachers from 1st to 5th grade level of the se units and, following, seeking closer ties with the universe of research, we chose to carry out semi-structured interviews with four teachers. From the theoretical point of view, the issues examined were driven from the perspective of authors such as Brito and Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000 , 2005), Prado and Valente (2003), Tajra (2001), Brave (1995, 1998, 1999, 2001) and others who have dedicated themselves to the question of the use of Information and Communication Technologies (TIC in portuguese) in schools and contextualize the use of such resources with the culture and the process of teacher training. From the data analysis it was possible to identify five categories understood as fundamental to appropriate technical and pedagogical teachers: experience with the use of technology, continuing education, technical support, pedagogical support and infrastructure issues. The results indicated that teachers of Araucária City recognize that the computer enables a new way to learn, however are still under ownership of the potential that the laptop in the classroom can provide and practices focus on using technology to improve existing practices and, in some cases, to promote specific changes. No changes were identified in the deep structure of the school and, from that, points up the need for an institutional policy that incorporates theoretical and methodological educational laptop use to teaching practice.147 f. : il. (algumas color.), tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoInformática na educaçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorPratica de ensinoProfessores - EducaçãoEducaçãoProjeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdfapplication/pdf3162244https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf97a03a17d00649ead59a8654179261baMD51open accessTEXTR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdf.txtExtracted Texttext/plain321947https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/2/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.txt6989b720391bd62d51b4ff798b573995MD52open accessTHUMBNAILR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/3/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.jpg07363a5616ffa861fac55e28f53190a7MD53open access1884/319322020-10-05 09:13:36.947open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31932Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T12:13:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
title Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
spellingShingle Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
Dissertações - Educação
Informática na educação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Pratica de ensino
Professores - Educação
Educação
title_short Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
title_full Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
title_fullStr Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
title_full_unstemmed Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
title_sort Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
author Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
author_facet Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandenburg, Alfio, 1949-
contributor_str_mv Brandenburg, Alfio, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Informática na educação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Pratica de ensino
Professores - Educação
Educação
topic Dissertações - Educação
Informática na educação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Pratica de ensino
Professores - Educação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T12:13:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T12:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/31932
url https://hdl.handle.net/1884/31932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f. : il. (algumas color.), tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/2/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/3/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97a03a17d00649ead59a8654179261ba
6989b720391bd62d51b4ff798b573995
07363a5616ffa861fac55e28f53190a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860561042931712