Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/31932 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes |
id |
UFPR_8b022f1ec07661b9807a1cdf50313c39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31932 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrandenburg, Alfio, 1949-2020-10-05T12:13:36Z2020-10-05T12:13:36Z2013https://hdl.handle.net/1884/31932Orientador: Prof. Dr. Ricardo AntunesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/06/2013Bibliografia: f. 106-111Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos em uma investigação com abordagem qualitativa cuja metodologia se pauta em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Lankshear e Knobel (2008), Gamboa (2000), entre outros. O trabalho buscou compreender a prática pedagógica dos professores do município de Araucária/PR após a implantação do Projeto UCAA (Um Computador por Aluno em Araucária) nas escolas da rede, visando esclarecer como os docentes se apropriam e integram o uso do laptop educacional às aulas, que uso fazem dele, como, quando e para que o utilizam. Buscou-se ainda identificar os fatores que contribuem e/ou interferem no processo de apropriação e integração pedagógica do laptop em sala de aula. A pesquisa foi realizada nas quinze primeiras escolas da rede contempladas com o UCAA e a técnica de coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário aos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das referidas unidades e, na sequência, visando uma maior aproximação com o universo de pesquisa, optou-se pela realização de entrevista semi-estruturada com quatro docentes. Do ponto de vista teórico, as questões examinadas foram orientadas sob a perspectiva de autores como Brito e Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000, 2005), Prado e Valente (2003), Tajra (2001), Valente (1995, 1998, 1999, 2001) e outros, que vêm se dedicando à questão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas e que contextualizam o uso de tais recursos com a cultura e com o processo de formação de professores. A partir da análise dos dados foi possível identificar cinco categorias entendidas como fundamentais para a apropriação técnico-pedagógica dos docentes: experiência com o uso da tecnologia, formação continuada, suporte técnico, suporte pedagógico e questões infraestruturais. Os resultados indicaram que os professores de Araucária reconhecem que o computador possibilita um novo jeito de aprender, no entanto encontram-se ainda em fase de apropriação das potencialidades que o laptop em sala de aula pode proporcionar e suas práticas centram-se no uso das tecnologias para melhorar práticas existentes e, em alguns casos, para promover mudanças pontuais. Não foram identificadas mudanças profundas na estrutura da escola e, a partir disso, pontua-se a necessidade de uma política institucional que incorpore teórica e metodologicamente o uso do laptop educacional à prática docenteAbstract: This research presents the results obtained in an investigation with a qualitative methodology which is guided in Lüdke and André (1986), Flick (2004), Lankshear and Knobel (2008), Gamboa (2000), among others. The study aimed to understand the pedagogical practice of teachers in the Araucária City, State of Paraná after the implementation of the Project UCAA (One Computer per Student in Araucária) schools network, aiming to clarify how teachers take ownership and integrate laptop educational use classes, that make use of it, how, when and for that use. We sought to further identify factors that contribute to and/or interfere with the process of appropriation and pedagogical integration of the laptop in the classroom. The survey was conducted in the first fifteen schools network awarded the UCAA and technique of data collection was done through a questionnaire to teachers from 1st to 5th grade level of the se units and, following, seeking closer ties with the universe of research, we chose to carry out semi-structured interviews with four teachers. From the theoretical point of view, the issues examined were driven from the perspective of authors such as Brito and Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000 , 2005), Prado and Valente (2003), Tajra (2001), Brave (1995, 1998, 1999, 2001) and others who have dedicated themselves to the question of the use of Information and Communication Technologies (TIC in portuguese) in schools and contextualize the use of such resources with the culture and the process of teacher training. From the data analysis it was possible to identify five categories understood as fundamental to appropriate technical and pedagogical teachers: experience with the use of technology, continuing education, technical support, pedagogical support and infrastructure issues. The results indicated that teachers of Araucária City recognize that the computer enables a new way to learn, however are still under ownership of the potential that the laptop in the classroom can provide and practices focus on using technology to improve existing practices and, in some cases, to promote specific changes. No changes were identified in the deep structure of the school and, from that, points up the need for an institutional policy that incorporates theoretical and methodological educational laptop use to teaching practice.147 f. : il. (algumas color.), tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoInformática na educaçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorPratica de ensinoProfessores - EducaçãoEducaçãoProjeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdfapplication/pdf3162244https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf97a03a17d00649ead59a8654179261baMD51open accessTEXTR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdf.txtExtracted Texttext/plain321947https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/2/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.txt6989b720391bd62d51b4ff798b573995MD52open accessTHUMBNAILR - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/3/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.jpg07363a5616ffa861fac55e28f53190a7MD53open access1884/319322020-10-05 09:13:36.947open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31932Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T12:13:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
title |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
spellingShingle |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores Gomes, Fabrícia Cristina, 1984- Dissertações - Educação Informática na educação Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Pratica de ensino Professores - Educação Educação |
title_short |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
title_full |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
title_fullStr |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
title_full_unstemmed |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
title_sort |
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores |
author |
Gomes, Fabrícia Cristina, 1984- |
author_facet |
Gomes, Fabrícia Cristina, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fabrícia Cristina, 1984- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandenburg, Alfio, 1949- |
contributor_str_mv |
Brandenburg, Alfio, 1949- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Informática na educação Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Pratica de ensino Professores - Educação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Informática na educação Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Pratica de ensino Professores - Educação Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-05T12:13:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-05T12:13:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/31932 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/31932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 f. : il. (algumas color.), tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/2/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31932/3/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20CRISTINA%20GOMES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97a03a17d00649ead59a8654179261ba 6989b720391bd62d51b4ff798b573995 07363a5616ffa861fac55e28f53190a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860561042931712 |