Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Adriana da Silva, 1993-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62906
Resumo: Orientador : Márcia Shizue Massukado-Nakatani
id UFPR_8b5e839451e4f5b5f4c71d432dd7de7b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62906
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paes, Adriana da Silva, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em TurismoMuseu ParanaenseMuseu de Arte Contemporânea do ParanáMassukado-Nakatani, Marcia Shizue2019-09-02T13:19:54Z2019-09-02T13:19:54Z2016https://hdl.handle.net/1884/62906Orientador : Márcia Shizue Massukado-NakataniMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : Durante séculos as pessoas colecionavam e guardavam objetos antigos e raros em suas residências, objetos que representavam a história do sua e de outras culturas, porém somente no século XVII começaram a surgir locais apropriados para esse fim: os museus modernos, como conhecemos hoje em dia. Desde então muitos museus surgiram ao redor do mundo, para preservar e resguardar histórias através dos diversos tipos de objetos e artes, passando a se tornar um local que vai além da preservação, um local de estudo, pesquisa, educação, lazer e turismo. Hoje em dia, pessoas viajam o mundo para conhecer museus, mas mesmo viagens de uma cidade a outra, as pessoas procuram realizar atividades culturais e muitas vezes vão a algum museu. Neste contexto, a comunicação por parte do museu é fundamental para atender e atrair mais visitantes, podendo ser pessoas locais ou de outras regiões de forma que as exposições, atividades e objetos ali existentes possam ser divulgadas. A partir desse entendimento esta pesquisa teve o intuito de compreender o Museu Paranaense e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná como atrativos turísticos, a partir do levantamento de suas ações de comunicação. Portanto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a análise dos meios de comunicação utilizados pelos museus, a visita in loco (observações) e entrevistas semiestruturadas, que permitiram identificar a relação dos museus com o turismo, os serviços oferecidos e como os museus trabalham a comunicação em suas instituições. Com isso, foi possível alcançar cada objetivo especifico e conseguir compreender os museus como atrativo turístico. Também, foi possível verificar alguns pontos fracos na comunicação de cada museu, em que foi proposto ações de melhorias que contribuirão na comunicação dos museus para com os visitantes e turistas, contribuindo com o fluxo de visitantes tanto da comunidade, quanto de turistas.Abstract : For centuries, the people collected and guarded old and rare objects in their homes, objects representing the history of them and other cultures, but only in the seventeenth century began to emerge appropriate places for this purpose: the modern museum as we know nowadays. Ever since, many museums emerged around the world, to preserve and safeguard stories through the various types of objects and arts, to become a place that goes beyond preservation, a place of study, research, education, leisure and tourism. Nowadays, people travel the world to know museums, but even travel from one city to another, people seek to carry out cultural activities and often go to some museum. In this context, the museum’s communication is essential to attend and attract more visitors, either local people or from other regions so that the exhibits, there existing activities and objects can be disclose. From that understanding, this research had the intention to understand the Paranaense Museum and the Paraná’s Museum of Contemporary Art as tourist attractions. A survey about its communication actions was conducted to understand how these institutions are working to tourism. A qualitative study of exploratory nature therefore carried out using the literature and documentary research, analysis of media used by museums, the on-site visit (observations) and semi-structured interviews, which helped to identify the relationship of the museum with tourism, the services offered and how museums work communication in its institutions. With this, it was possible to reach each specific objective and to be able to understand the museums as tourist attraction. In addition, we found some weaknesses in the communication of each museum that proposed improvement actions that will contribute to the communication of the museums towards visitors and tourists, contributing to the flow of visitors both from the community, as tourists.104 p. : il., color.application/pdfTurismo culturalMuseus de arte - Curitiba (PR)Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALADRIANA DA SILVA PAES.pdfapplication/pdf3433956https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62906/1/ADRIANA%20DA%20SILVA%20PAES.pdf9e6f325a50b7f6b99640575eb4fc99c8MD51open access1884/629062019-09-02 10:19:54.215open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-02T13:19:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
title Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
spellingShingle Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Paes, Adriana da Silva, 1993-
Turismo cultural
Museus de arte - Curitiba (PR)
title_short Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
title_full Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
title_fullStr Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
title_full_unstemmed Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
title_sort Museus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
author Paes, Adriana da Silva, 1993-
author_facet Paes, Adriana da Silva, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
Museu Paranaense
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Adriana da Silva, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massukado-Nakatani, Marcia Shizue
contributor_str_mv Massukado-Nakatani, Marcia Shizue
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
Museus de arte - Curitiba (PR)
topic Turismo cultural
Museus de arte - Curitiba (PR)
description Orientador : Márcia Shizue Massukado-Nakatani
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-02T13:19:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-02T13:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62906
url https://hdl.handle.net/1884/62906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62906/1/ADRIANA%20DA%20SILVA%20PAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e6f325a50b7f6b99640575eb4fc99c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860518373228544