A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Alves, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves Gândara, José Manoel, Savi Mondo, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785
Resumo: Este trabalho demonstra as relações entre a qualidade na experiência turística e a atratividade dos destinos turísticos. Teve o objetivo de avaliar quais são os aspectos mais relevantes para a construção da atratividade turística do destino Curitiba. Para investigar a percepção da qualidade, foram utilizados indicadores propostos por Mondo (2014) no modelo TOURQUAL de análise de qualidade em atrativos turísticos. Após a introdução do tema, são apresentadas as etapas de metodologia que levou a construção deste trabalho. Na sequência apresentam-se os conceitos de atratividade turística e breve caracterização da localidade estudada. Por último, se retratam os resultados obtidos. Através da técnica de netnografia, foram coletados comentários de turistas nos atrativos de Curitiba, na rede social TripAdvisor; Para processar as informações, fez-se o uso de software denominado T-LAB para auxiliar na análise do conteúdo, produzindo arquivos que mostram cada palavra e a quantidade de vezes que é citada nos comentários. Para ilustrar os resultados, foi elaborado gráfico. Os resultados sugerem que aspectos de Variedade de Atividade, Estética e Acessibilidade/Localização são mais relevantes para a construção da atratividade do destino Curitiba.
id UAM-1_f59e0759fd3d61ca019985d500a8cbcc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/785
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁturismoatratividadequalidadeexperiênciaCuritiba-PREste trabalho demonstra as relações entre a qualidade na experiência turística e a atratividade dos destinos turísticos. Teve o objetivo de avaliar quais são os aspectos mais relevantes para a construção da atratividade turística do destino Curitiba. Para investigar a percepção da qualidade, foram utilizados indicadores propostos por Mondo (2014) no modelo TOURQUAL de análise de qualidade em atrativos turísticos. Após a introdução do tema, são apresentadas as etapas de metodologia que levou a construção deste trabalho. Na sequência apresentam-se os conceitos de atratividade turística e breve caracterização da localidade estudada. Por último, se retratam os resultados obtidos. Através da técnica de netnografia, foram coletados comentários de turistas nos atrativos de Curitiba, na rede social TripAdvisor; Para processar as informações, fez-se o uso de software denominado T-LAB para auxiliar na análise do conteúdo, produzindo arquivos que mostram cada palavra e a quantidade de vezes que é citada nos comentários. Para ilustrar os resultados, foi elaborado gráfico. Os resultados sugerem que aspectos de Variedade de Atividade, Estética e Acessibilidade/Localização são mais relevantes para a construção da atratividade do destino Curitiba.Universidade Anhembi Morumbi2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewNetnografia;application/pdftext/htmlhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/78510.21714/2179-9164.2018v15n2.014Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 243-2642179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785/htmlCopyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves Alves, Luiz FernandoGonçalves Gândara, José ManoelSavi Mondo, Tiago2019-01-30T21:38:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/785Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-01-30T21:38:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
title A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
spellingShingle A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
Neves Alves, Luiz Fernando
turismo
atratividade
qualidade
experiência
Curitiba-PR
title_short A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
title_full A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
title_fullStr A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
title_sort A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DO DESTINO CURITIBA-PARANÁ
author Neves Alves, Luiz Fernando
author_facet Neves Alves, Luiz Fernando
Gonçalves Gândara, José Manoel
Savi Mondo, Tiago
author_role author
author2 Gonçalves Gândara, José Manoel
Savi Mondo, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Alves, Luiz Fernando
Gonçalves Gândara, José Manoel
Savi Mondo, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv turismo
atratividade
qualidade
experiência
Curitiba-PR
topic turismo
atratividade
qualidade
experiência
Curitiba-PR
description Este trabalho demonstra as relações entre a qualidade na experiência turística e a atratividade dos destinos turísticos. Teve o objetivo de avaliar quais são os aspectos mais relevantes para a construção da atratividade turística do destino Curitiba. Para investigar a percepção da qualidade, foram utilizados indicadores propostos por Mondo (2014) no modelo TOURQUAL de análise de qualidade em atrativos turísticos. Após a introdução do tema, são apresentadas as etapas de metodologia que levou a construção deste trabalho. Na sequência apresentam-se os conceitos de atratividade turística e breve caracterização da localidade estudada. Por último, se retratam os resultados obtidos. Através da técnica de netnografia, foram coletados comentários de turistas nos atrativos de Curitiba, na rede social TripAdvisor; Para processar as informações, fez-se o uso de software denominado T-LAB para auxiliar na análise do conteúdo, produzindo arquivos que mostram cada palavra e a quantidade de vezes que é citada nos comentários. Para ilustrar os resultados, foi elaborado gráfico. Os resultados sugerem que aspectos de Variedade de Atividade, Estética e Acessibilidade/Localização são mais relevantes para a construção da atratividade do destino Curitiba.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Netnografia;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785
10.21714/2179-9164.2018v15n2.014
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2018v15n2.014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785/pdf
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/785/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 243-264
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304137285828608