Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda Simões, 1985-
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78506
Resumo: Orientador: Profa. Doutora Valéria Floriano Machado
id UFPR_8b6c9f24cf49badf0cd8d29fc900a1e8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78506
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rocha, Fernanda Simões, 1985-Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaFloriano Machado, Valéria, 1964-2022-09-02T20:13:19Z2022-09-02T20:13:19Z2013https://hdl.handle.net/1884/78506Orientador: Profa. Doutora Valéria Floriano MachadoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 59-64Resumo: A Formação do Pedagogo Social no Brasil ainda é um assunto pouco abordado na formação acadêmica. O Parecer CNE/CP nº 5/2005 regulamenta o currículo atual para os cursos de Pedagogia no Brasil, este parecer determina que além da atuação do Pedagogo em espaços escolares, também deve ter a formação para atuação em espaços e contextos não escolares. Este trabalho teve como objetivo analisar as bases formativas do Pedagogo Social das duas principais Universidades de Curitiba que foram pioneiras na oferta do curso de Pedagogia em Curitiba. Primeiramente analisou-se a grade curricular dos cursos pesquisados, verificando se havia disciplina que contemplasse o tema Pedagogia em espaços não escolares. Na primeira parte da pesquisa, foi feita a comparação de grade curricular. Na segunda etapa da pesquisa, a partir da consulta ao Projeto Político Pedagógico – PPP verificamos se na ementa das disciplinas havia menção ao estudo da Pedagogia Social. Desta forma, foi possível perceber através dessa pesquisa que a Pedagogia Social tem ampliado seu campo de atuação, mas a formação dos profissionais dessa área e a definição de suas atribuições ainda se encontram em processo de construção, dado que os Cursos de Pedagogia e as Políticas Públicas na área da Assistência Social não possuem definições claras a esse respeitoAbstract: The Social Pedagogue Training in Brazil is still a subject rarely approached in academic training. The Parecer CNE / CP n°. 5/2005 regulates the current curriculum for courses in Pedagogy in Brazil, this opinion states that beyond the role of pedagogue in school spaces, must also have the training to work in spaces in non-school contexts. This study aimed to analyze the formative foundations of Social Pedagogue in the three major universities in Curitiba that provide the pedagogy course. First we analyzed the curriculum of the courses surveyed, checking if there was discipline that approached the theme Pedagogy in non-school spaces. In this first part of the survey , which was only compared the curriculum. In the second stage of the research we contacted the institutions surveyed for consulting the Project Political Pedagogue - PPP and check if the menu was no mention of disciplines to the study of Social Pedagogy. So, it was revealed through this research that the Social Pedagogy has expanded its field of activity , but the training of professionals in this area and defining its duties are still in the construction process, given that the courses Pedagogy and Public Policy in the area of social assistance do not have clear definitions in this regard1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - FormaçãoPedagogia - Estudo e ensinoPedagogosBases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA SIMOES ROCHA.pdfapplication/pdf639856https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78506/1/FERNANDA%20SIMOES%20ROCHA.pdfea6bacd319a3f48963fb4985a0ff8a98MD51open access1884/785062022-09-02 17:13:19.061open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78506Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T20:13:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
title Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
spellingShingle Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
Rocha, Fernanda Simões, 1985-
Educação - Formação
Pedagogia - Estudo e ensino
Pedagogos
title_short Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
title_full Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
title_fullStr Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
title_full_unstemmed Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
title_sort Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
author Rocha, Fernanda Simões, 1985-
author_facet Rocha, Fernanda Simões, 1985-
Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-
author_role author
author2 Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda Simões, 1985-
Mendes, Aline Francielle Faria Santos, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Floriano Machado, Valéria, 1964-
contributor_str_mv Floriano Machado, Valéria, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Formação
Pedagogia - Estudo e ensino
Pedagogos
topic Educação - Formação
Pedagogia - Estudo e ensino
Pedagogos
description Orientador: Profa. Doutora Valéria Floriano Machado
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T20:13:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T20:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78506
url https://hdl.handle.net/1884/78506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78506/1/FERNANDA%20SIMOES%20ROCHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea6bacd319a3f48963fb4985a0ff8a98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860762248937472