Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mary Therezinha Paz
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63906
Resumo: Orientadora: Zélia Milléo Pavão
id UFPR_8c9e0e8ea18d8e40dd438c628942fe68
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63906
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brito, Mary Therezinha PazPavão, Zelia Milleo, 1928-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-01T20:01:31Z2020-09-01T20:01:31Z1981https://hdl.handle.net/1884/63906Orientadora: Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 128-133Resumo: O presente estudo analisa o Método Erasmo Pilotto, que abrange a metodologia da alfabetização e o respectivo treinamento como um todo integrado. O propósito essencial ê demonstrar os resultados da experiência realizada no Paraná, dentro dessa metodologia, com o objetivo de se obterem soluções simples e econômicas para um problema que gera grandes preocupações tanto a nível nacional, como regional e local, que é o da aprendizagem inicial da leitura e da escrita. A parte nuclear do trabalho compreende: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução justifica-se a escolha do argumento e, a seguir, procede-se à configuração do problema. O desenvolvimento da dissertação é constituído pelos capítulos II, III, IV, V e VI. O capítulo II apresenta o Referencial Teórico, em que se faz uma análise da proposta da Escola Nova e de alguns dos fundamentos que embasaram a Concepção Erasmo Pilotto. Expõem-se, ainda, considerações sobre as causas do baixo rendimento escolar na 1ª série. O capítulo III realiza uma abordagem sobre os fundamentos do Método Erasmo Pilotto, tendo em vista demonstrar a eficácia da metodologia que em curto prazo desenvolve, no professor, as habilidades necessárias para aplicar o Método Econômico. O capítulo IV procura documentar uma experiência de largo alcance, no Estado do Paraná, que pretende contribuir para levar cada escola ao nível de qualidade imediatamente superior, àquele em que se encontrava, bem como descrever os objetivos e as várias fases do treinamento de professores responsáveis pela aprendizagem inicial da leitura e da escrita. O capitulo V, intitulado Metodologia do Estudo de Campo, envolve uma análise dos dados coligidos no Seminário Avaliativo da Aplicação do Método Erasmo Pilotto, realizado em fevereiro de 1979 nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo do Estado do Paraná. O capítulo VI desenvolve a análise e a interpretação dos dados, com o objetivo de avaliar a eficácia do Método Erasmo Pilotto. Consideraram-se como indicadores da pesquisa: desenvolvimento de habilidades do professor ao aplicar a metodologia de alfabetização proposta no treinamento; eficácia e validade do Método Erasmo Pilotto; resultados do treinamento a nível de sala de aula. Finalmente, o capítulo VII discute os resultados obtidos, bem como as sugestões para gerir as mudanças que se fizerem necessárias, a fim de se obter a melhoria do rendimento escolar na 1ª série.Abstract: This study deals with the Erasmo Pilotto Method, which comprises the training and alphabetization methodology as a whole. The essential purpose is to demonstrate the trial results carried out in Parana, with the aim of obtaining simple and economical solutions for a problem that generates great worries in the national as well in the regional and local sectors: the initial reading and writing learning. The central part of the work comprises: introduction, development and conclusion. In the introduction the choice of the argument was justified and the configuration of the problem proceeded immediately. Chapters II, III, IV, V and VI constitute the dissertation development. In chapter II the theoretical referential is presented where an analysis of the new school and some other fundaments that serve as basis to the Erasmo Pilotto Method are dealt. Also were presented considerations on the causes of the low school learning results in the elementary school first grade. In chapter III a reference was made to Erasmo Pilotto Method fundaments, taking into consideration the need to demonstrate the methodology efficiency which in a short period develops, in the teacher, necessary abilities to apply the economical method. In chapter IV a wide-range experience in the state of Paraná had been tried to be demonstrated. It aimed at contributing with the school in the sense of leveling it up with the teaching quality immediatly superior to that it had before. It also describes objectives, and several teacher training phase responsible for the initial reading and writing. Chapter V named Field study methodology involved a data analysis collected from the Evaluating Seminar on the Application of the Erasmo Pilotto Method which took place in February, 1979 in the cities of Cascavel, Foz do Iguaçu and Toledo, all these in Paraná-Brazil. In chapter VI a data analysis and interpretation was developed with the purpose of evaluating the Erasmo Pilotto Method's efficiency. As research indicators these were considered: the teacher's ability developments towards the alphabetization methodology proposed in the training; the Erasmo Pilotto Method efficiency and effectiveness; Classroom training results. Finally, chapter VII: Conclusions and Suggestions it presented a discussion on the achieved results as well as suggestions to create any necessary changes so that an improvement on the school effectiveness in the elementary school first grade may be reached.165 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetizaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoMétodo Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARY THEREZINHA PAZ BRITO.pdfapplication/pdf95700815https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63906/1/D%20-%20MARY%20THEREZINHA%20PAZ%20BRITO.pdf76d9e2ef3f7f0efe3e03cb561f4a684eMD51open access1884/639062020-09-01 17:01:31.456open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-01T20:01:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
title Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
spellingShingle Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
Brito, Mary Therezinha Paz
Alfabetização
Dissertações - Educação
Educação
title_short Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
title_full Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
title_fullStr Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
title_full_unstemmed Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
title_sort Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
author Brito, Mary Therezinha Paz
author_facet Brito, Mary Therezinha Paz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mary Therezinha Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Dissertações - Educação
Educação
topic Alfabetização
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Zélia Milléo Pavão
publishDate 1981
dc.date.issued.fl_str_mv 1981
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-01T20:01:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-01T20:01:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63906
url https://hdl.handle.net/1884/63906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63906/1/D%20-%20MARY%20THEREZINHA%20PAZ%20BRITO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76d9e2ef3f7f0efe3e03cb561f4a684e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860770802171904