Percepção de risco e escolha modal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Bruno Diogo Müller
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47939
Resumo: Orientadora: Alessandra Sant'Anna Bianchi
id UFPR_8d2832bc17cb28320120995e4ddff5fa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47939
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moreira, Bruno Diogo MüllerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-2020-06-12T20:37:09Z2020-06-12T20:37:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/47939Orientadora: Alessandra Sant'Anna BianchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 28/09/2016Inclui referências : f. 47-56Resumo: O índice de motorização na cidade de Curitiba vem aumentando, apresentando um impacto negativo sobre a mobilidade. A promoção do transporte público consiste em uma estratégia na reversão de tal tendência. Deslocamentos podem ser efetuados por transporte público ou privado, sendo que devem atender a requisitos exigidos pelo usuário para que sejam selecionados. A percepção de risco está associada com a tomada de decisão, existindo uma relação entre percepção de risco e escolha modal. O trabalho, dividido em dois subestudos, propõe-se a estudar a percepção dos jovens curitibanos a respeito do transporte público, e o papel de aspectos psicológicos (percepção de risco e desconforto) na escolha modal. O primeiro investiga a percepção dos usuários habituais e o segundo tem como foco as expectativas de não usuários da rede de transporte público coletivo. A amostra consiste em 500 estudantes universitários curitibanos, divididos entre usuários e habituais da rede de transportes públicos e de transportes individuais motorizados, sendo que cada um instrumento foi elaborado para cada subestudo. A principal preocupação quanto à utilização do transporte público é segurança pública, seguido por aspectos relacionados ao conforto dentro do transporte. Mulheres tendem a perceber maior risco que homens, principalmente quanto à segurança, medo e agressões. Para encorajar uma transição do transporte individual para o transporte público coletivo, é necessários conhecer fatores psicológicos subjacentes que podem motivar seu uso e os aspectos cujo aperfeiçoamento melhor satisfaria à população. Palavras-chave: escolha modal, transporte público, psicologia do trânsitoAbstract: The motorization rate in the city of Curitiba has been on the increase, having a detrimental impact on mobility. Promoting public transport represents a strategy in reversing this trend. Public or private transport can be selected for trips within the city, however, for such, it must meet the user's requirements. Risk perception is associated with decision-making, with a relationship between risk perception and modal choice. This paper is divided into two substudies, and it aims to study the perception of young Curitiba residents regarding public transport, and the role of psychological aspects (risk and discomfort perception) in modal choice. The first sub-study investigates regular users' percpetion and the second focuses on the expectations presented by non-users of the public transportation network. The sample consists of 500 college students from Curitiba, divided between usual public transport users and individual motorized transport users, and an instrument was developed for each substudy. The main concern regarding the use of public transport is public safety, followed by aspects related to comfort in transport. Women tend to perceive greater risk than men, especially for safety, fear and aggression. To encourage a transition from individual transport to public transportation, it is necessary to become aware of the underlying psychological factors that can motivate such use and improvements which would best satisfy the population. Keywords: modal choice, public transport, traffic psychology62 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaTransito - PsicologiaTransporte publicoPercepção de risco e escolha modalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO DIOGO MULLER MOREIRA.pdfapplication/pdf1742435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47939/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20DIOGO%20MULLER%20MOREIRA.pdf8bf76b71b4a0f6bda09910cd07aa32d7MD51open access1884/479392020-06-12 17:37:09.829open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-12T20:37:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de risco e escolha modal
title Percepção de risco e escolha modal
spellingShingle Percepção de risco e escolha modal
Moreira, Bruno Diogo Müller
Psicologia
Transito - Psicologia
Transporte publico
title_short Percepção de risco e escolha modal
title_full Percepção de risco e escolha modal
title_fullStr Percepção de risco e escolha modal
title_full_unstemmed Percepção de risco e escolha modal
title_sort Percepção de risco e escolha modal
author Moreira, Bruno Diogo Müller
author_facet Moreira, Bruno Diogo Müller
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Bruno Diogo Müller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-
contributor_str_mv Bianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Transito - Psicologia
Transporte publico
topic Psicologia
Transito - Psicologia
Transporte publico
description Orientadora: Alessandra Sant'Anna Bianchi
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-12T20:37:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-12T20:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47939
url https://hdl.handle.net/1884/47939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f. : il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47939/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20DIOGO%20MULLER%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bf76b71b4a0f6bda09910cd07aa32d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898917828362240