A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrusievicz, Ivone
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52689
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo
id UFPR_8ef9b7794d8f365231828618a6defdd4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52689
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrusievicz, IvoneAraujo, Débora Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-05-29T15:44:05Z2019-05-29T15:44:05Z2015https://hdl.handle.net/1884/52689Orientador: Prof. Dr. Débora Cristina de AraujoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : A pesquisa tem por finalidade analisar como estão sendo encaminhadas as Leis 10639/2003 e 11645/2008, que visam à obrigatoriedade de trabalhar as relações étnico-raciais no espaço escolar. O intuito foi de averiguar o processo de leitura das aulas de literatura na escola de ensino integral fundamental da Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa mostra uma análise dos empréstimos, constatando-se fichas de controle de entrada e saída do livro foi possível identificar uma tendência a contos "clássicos". A literatura clássica infanto-juvenil que historicamente sustentou-se em estereótipos, tem apontado uma tendência na educação brasileira. Esses fatores desfavorecem o trabalho a ser realizado pelas definições das leis étnico-raciais. Essas literaturas têm determinado a representação das culturas que compõem a nação brasileira desfavorecendo, sobretudo, culturas indígenas e afro-brasileiras. Por meio de registros do acervo diante das relações de empréstimos de livros na biblioteca foi possível identificar que há uma omissão da escola, sob o aspecto da oferta de obras que compõem as várias culturas da nação brasileira.123 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducaçãoRelações raciaisA escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da bibliotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IVONE ANDRUSIEVICZ.pdfapplication/pdf9199772https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52689/1/R%20-%20E%20-%20IVONE%20ANDRUSIEVICZ.pdfb828abe682836a0092eab083f47d6bedMD51open access1884/526892019-05-29 12:44:06.011open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52689Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-29T15:44:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
title A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
spellingShingle A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
Andrusievicz, Ivone
Educação
Relações raciais
title_short A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
title_full A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
title_fullStr A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
title_full_unstemmed A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
title_sort A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
author Andrusievicz, Ivone
author_facet Andrusievicz, Ivone
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araujo, Débora Cristina de
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrusievicz, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações raciais
topic Educação
Relações raciais
description Orientador: Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-29T15:44:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-29T15:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52689
url https://hdl.handle.net/1884/52689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52689/1/R%20-%20E%20-%20IVONE%20ANDRUSIEVICZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b828abe682836a0092eab083f47d6bed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860463752904704