Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcik, Deisi Beatriz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49332
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Artur Correia de Freitas
id UFPR_8f7641c58d1debe134822d5da693b8cf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49332
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barcik, Deisi BeatrizUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaFreitas, Artur, 1975-2022-04-11T19:42:35Z2022-04-11T19:42:35Z2017https://hdl.handle.net/1884/49332Orientador : Prof. Dr. Artur Correia de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 21/08/2017Inclui referências : f. 147-156Resumo: Durante a década de 1970 uma parcela da produção artística brasileira se configurou como alternativa crítica ao sistema da arte, às esferas cultural e política e, de modo geral, ao comportamento social. Muitos artistas do período propunham trabalhos que, numa chave libertária, fossem também uma forma de intervenção simbólica em uma conjuntura autoritária e repressiva. Nesse contexto, parte considerável da produção artística nacional apresentou um viés mais conceitual. Nessa circunstância, a ironia parece ter ganho força para se desenvolver em proposições de arte que dialogavam com o cotidiano, com os meios de comunicação, os processos sistematizados, industriais ou institucionais. Com base nessas características, surgiu a questão: de que maneiras e através de quais recursos poéticos e narrativos Paulo Bruscky explorou a ironia em seus trabalhos para provocar ruídos nos sistemas artístico e social e expor seu posicionamento crítico em relação ao contexto da década de 1970? Partindo dessa problemática, este estudo buscou realizar uma análise histórica da produção de Paulo Bruscky entre os anos de 1970 e 1979, baliza temporal que compreende a primeira década da produção do artista em que ele utilizou diversos meios, suportes e técnicas em trabalhos que apresentam uma poética marcadamente conceitual, irônica e conectada com a realidade política do país. Como recurso poético, narrativo ou como uma tática, nos termos de Michel de Certeau, a ironia de Bruscky é abordada em proposições artísticas em que o artista transformou espaços comuns da cidade em lugares para a arte; em trabalhos que o artista direciona suas críticas ao sistema de arte, aí incluídos as exposições, as galerias e os museus, os críticos de arte, o júri dos salões, a academia de arte, o público de arte e a ideia de exposição e apreciação estética exclusivamente visual; e em propostas em que Bruscky se vale dos jornais impressos e dos sistemas dos Correios para veicular proposições artísticas. A estratégia discursiva de Paulo Bruscky é aqui analisada em diálogo com o conceito de ironia proposto por Linda Hutcheon. Além disso, nas análises também são consideradas algumas possíveis aproximações com a arte conceitual brasileira, o sistema artístico e o contexto social e político do Brasil dos anos 1970. Palavras-chave: Arte brasileira. Paulo Bruscky. Ironia. Arte conceitual. Arte e política durante o regime militar.Abstract: During the 1970s, a part of Brazilian artistic production was configured as a critical alternative to the art system, to the critical and political spheres and, in general, to social behavior. Many artists of the period, proposed works which, in a libertarian key, were also a form of symbolic intervention in an authoritarian and repressive conjuncture. In this context, considerable part of the national artistic production presented a more conceptual bias. Under this circumstance, the irony seems to have gained the strength to develop itself in propositions of art that held dialogues with the everyday, with the media, organized processes, industrial or institutional. Based on these characteristics, the question arose: what ways and through which poetic and narrative features Paulo Bruscky explored the irony in his work to cause consequences in the artistic and social systems and expose his critical position in relation to the context of the Decade of 1970? From this issue, this study sought to carry out a historical analysis of the production of Paulo Bruscky between 1970 and 1979, temporal beacon that comprises the first decade of the artist's production in which he used various media, formats and techniques in works that feature a markedly conceptual poetics, ironic and connected with the political reality of the country. As a poetic device, narrative or as a tactic, according to Michel de Certeau, the irony of Bruscky is covered in artistic propositions in which the artist transformed the common spaces of the city in places for art; in works that the artist directs his criticism to the system of art, including art exhibitions, galleries and museums, art critics, the jury of the halls, the academy of art, the art public and the idea of exposure and aesthetic appreciation exclusively visual; and in proposals in which Bruscky took into consideration printed newspapers and postal systems to serve artistic propositions. The discursive strategy of Paulo Bruscky is here analyzed in dialogue with the concept of irony proposed by Linda Hutcheon. In addition, in the analysis, some possible approaches with the Brazilian conceptual art, the artistic system and the social and political context of Brazil of the years 1970 are also considered. Keywords: Brazilian art. Paulo Bruscky. Irony. Conceptual art. Art and politics during the military regime.160 f.application/pdfDisponível em formato digitalHistóriaBruscky, Paulo, 1949-Arte brasileira - HistóriaArte conceitualArtes - Aspectos políticos - BrasilConfirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEISI BEATRIZ BARCIK .pdfapplication/pdf2794765https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49332/1/R%20-%20D%20-%20DEISI%20BEATRIZ%20BARCIK%20.pdfee451260c69240e4d8f3891073046a6dMD51open access1884/493322022-04-11 16:42:35.394open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49332Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T19:42:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
title Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
spellingShingle Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
Barcik, Deisi Beatriz
História
Bruscky, Paulo, 1949-
Arte brasileira - História
Arte conceitual
Artes - Aspectos políticos - Brasil
title_short Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
title_full Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
title_fullStr Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
title_full_unstemmed Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
title_sort Confirmado - é arte : Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970
author Barcik, Deisi Beatriz
author_facet Barcik, Deisi Beatriz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcik, Deisi Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Artur, 1975-
contributor_str_mv Freitas, Artur, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv História
Bruscky, Paulo, 1949-
Arte brasileira - História
Arte conceitual
Artes - Aspectos políticos - Brasil
topic História
Bruscky, Paulo, 1949-
Arte brasileira - História
Arte conceitual
Artes - Aspectos políticos - Brasil
description Orientador : Prof. Dr. Artur Correia de Freitas
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T19:42:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T19:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49332
url https://hdl.handle.net/1884/49332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49332/1/R%20-%20D%20-%20DEISI%20BEATRIZ%20BARCIK%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee451260c69240e4d8f3891073046a6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898680164417536