O retorno dos Jedi : recepção transmidiática com fãs brasileiros de Star Wars sob o impacto da compra pela Disney
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69138 |
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Zierhut, Daniel AriasJohn, Valquíria MichelaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2021-12-13T20:02:24Z2021-12-13T20:02:24Z2020https://hdl.handle.net/1884/69138Orientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela JohnDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 10/07/2020Inclui referências: p. 160-165Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a narrativa transmídia afeta a recepção de novos conteúdos em Star Wars, traz ainda como objetivos específicos: identificar o perfil dos fãs brasileiros da saga, apontar disputas entre gerações de fãs e compreender a recepção ao conteúdo da saga produzido pela Disney. Partindo da premissa que Star Wars se enquadra no que se entende como Narrativa Transmídia, foi necessária uma revisão conceitos ligados a Narrativa transmídia e um aprofundamento na chamada Cultura de fãs. Estes conceitos centrais formaram a base teórica para a investigação. Para se atingir os objetivos, o caminho metodológico partiu dos estudos de recepção, e encontrou na recepção transmidiática a maior proximidade com o que se pretende investigar. A coleta de dados dividiu-se em três fases, na primeira parte, exploratória, foi feita uma leitura de críticas da imprensa sobre os filmes, em seguida realizou-se a observação de três grupos de fãs no Facebook para levantamento de temas para discussão. Com os primeiros achados da pesquisa exploratória foi elaborado um questionário, este instrumento de coleta foi disponibilizado em grupos de fãs. A última etapa de coleta foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, onde os fãs foram divididos de acordo com a trilogia de entrada na saga. A análise foi feita tendo como guia três categorias teóricas: narrativa transmídia, cultura de fãs e os supertemas. Os principais resultados destacam a mudança da Narrativa Transmídia de Star Wars de contínua para múltipla, classifica o fandom como fandom de culto, realça características dos fãs pela trilogia de entrada na saga e a centralidade dos filmes. Aponta também a influência da política nas discussões iniciais sobre o filme, mas que acaba perdendo força e o que se destaca é a narrativa de cada produto. Reforça ainda que o apego emocional e o afeto dos fãs são maiores que questões comerciais/empresariais/políticas. Palavras-chave: Cultura de fãs. Narrativa Transmídia. Recepção transmidiática. Star Wars.Abstract: This research aims to understand how transmedia storytelling affects the reception of new Star Wars content, it brings as specified objectives: to identify brazilian fans profile, to point out disputes between diverse fans generation and comprehend the reception of the content produced by Disney. Considering that Star Wars fits in what's considered transmedia storytelling, it was necessary to review its concepts and deepen in what it's called fan culture. These main concepts have created the theoretical foundation of the investigation. To achieve the objectives, the methodological path came from reception studies and it has found in transmedia reception the closer proximity in what's intended to investigate. The data collection has split into three phases, the first one, exploratory, it was made a critic reading of the press about the movies, then three fan groups from facebook were observed for discussion purposes. With the first data found in the exploratory phase, it was created a questionnaire, which was distributed in fan groups. The last step of data collection was done through semi-structed interviews, where fans were split according to their entry in the saga. The analysis was made having three analytical categories as guides: transmedia storytelling, fan cultures and supertopics. The main results highlight the change in transmedia storytelling of Star Wars from continuous to multiple, it classifies the fandom as worship fandom, it highlights fans characteristics for the trilogy of entry in the saga and the movie's centrality. It also points out the political influence in first discussions of the movies, but it ends up losing strenght and what stands out is each product narrative. It also reinforces that emotional attachment and fans' affection are bigger than comercial/business/political matters. Keywords: Fan cultures. Transmedia Storytelling. Transmedia recepction. Star Wars.1 arquivo (178 p.) : PDF.application/pdfComunicaçãoNarrativa transmídiaRecepção transmidiáticaComunicaçãoO retorno dos Jedi : recepção transmidiática com fãs brasileiros de Star Wars sob o impacto da compra pela Disneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIEL ARIAS ZIERHUT.pdfapplication/pdf5041562https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69138/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20ARIAS%20ZIERHUT.pdfab7d2058094c0240fe72b8a3aedf730aMD51open access1884/691382021-12-13 17:02:24.263open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69138Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T20:02:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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