A influência dos níveis de interatividade no website institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Nassar Palmeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27541
Resumo: Orientadora: Profª Stephania Padovani
id UFPR_902081e411150ce97c479130a603769d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27541
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Victor Nassar PalmeiraPadovani, Stephania, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-06-17T14:39:45Z2020-06-17T14:39:45Z2012https://hdl.handle.net/1884/27541Orientadora: Profª Stephania PadovaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 2012Bibliografia: fls. 148-184Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a interatividade em websites institucionais como um fator que pode influenciar a percepção dos usuários sobre a imagem da empresa. A fundamentação teórica inicia com a abordagem da Interação humano-computador (IHC) e, em seguida, discutem-se as diferentes definições de interatividade, com o objetivo de indicar a que será usada neste estudo. Na sequência, são apresentadas algumas breves definições sobre os diferentes tipos de websites incluindo o website institucional. Estabelece-se ainda uma discussão sobre as características da web 2.0 associadas ao Marketing, que evidenciam a participação do usuário no conteúdo dos websites. A fundamentação teórica contempla ainda aspectos da percepção do usuário, abordando as questões de como o usuário percebe a imagem da empresa, as conexões estabelecidas entre o consumidor e a marca e a percepção visualizada sob os diferentes níveis de experiência de uso (User Experience). Como técnica de pesquisa, realizou-se um estudo analítico, visando identificar como os diferentes níveis de interatividade são aplicados em websites institucionais. Além disso, tem-se a aplicação de um experimento, no qual há dois protótipos de websites institucionais, diferenciados pela presença de alta e baixa interatividade. Estes websites tiveram as imagens das empresas avaliadas em questionários, por dois grupos separados de usuários, um para cada website. Os resultados estatísticos demonstraram que a presença da alta interatividade não influenciou significativamente a percepção do usuário sobre a imagem da empresa, o que não confirma a expectativa e hipótese desta dissertação. No entanto, os resultados também indicaram que o website com alta interatividade despertou sentimentos mais positivos nos usuários do que o website com baixa interatividade. Os usuários também demonstraram maior interesse em construir ou compartilhar conteúdo quando expostos à alta interatividade.Abstract: The general objective of this study is to analyze interactivity on institutional websites as a factor that can affect users' perception of a company's image. The theoretical review starts with human-computer interaction (HCI). After that, it discusses the different definitions of interactivity, with the aim of indicating which will be used in this study. Following are some brief definitions of the different types of websites including the institutional website. It establishes a further discussion of the characteristics of the Web 2.0 associated with Marketing, which shows user participation in website content. The theoretical framework also includes aspects of user perception and issues on how users perceive the image of the company, connections established between consumer and brand awareness, all viewed under different levels of user experience. As far as the research technique is concerned, an analytical study was carried out to identify how different levels of interactivity are applied on institutional websites. This was followed by an experiment in which there were two prototypes of institutional websites, distinguished by the presence of low and high interactivity. These websites have the company’s image assessed in questionnaires by two separate groups of users for each website. The statistical results showed that the presence of high interactivity did not significantly influence the user perception about the company's image, which does not confirm the expectation and hypothesis of this dissertation. However, the results also showed that website with high interactivity aroused more positive feelings in users when compared to the website with low interactivity. Users also showed greater interest in building or sharing content when exposed to high interactivity.171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - DesignSistemas de computação interativosSites da Web - DesenhosInteração humano-computadorMarketing na internetDesignA influência dos níveis de interatividade no website institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - OLIVEIRA, VICTOR NASSAR PALMEIRA.pdfapplication/pdf5975452https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf676b032f068afe44011c3c4a89f07985MD51open accessTEXTR - D - OLIVEIRA, VICTOR NASSAR PALMEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain284664https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf.txt634f2f18f365235e9b9e39b655a6eab4MD52open accessTHUMBNAILR - D - OLIVEIRA, VICTOR NASSAR PALMEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1414https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf.jpgb5a0e1fde39404a9a9e9d81e05df2ec8MD53open access1884/275412020-06-17 11:39:45.809open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-17T14:39:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência dos níveis de interatividade no website institucional
title A influência dos níveis de interatividade no website institucional
spellingShingle A influência dos níveis de interatividade no website institucional
Oliveira, Victor Nassar Palmeira
Dissertações - Design
Sistemas de computação interativos
Sites da Web - Desenhos
Interação humano-computador
Marketing na internet
Design
title_short A influência dos níveis de interatividade no website institucional
title_full A influência dos níveis de interatividade no website institucional
title_fullStr A influência dos níveis de interatividade no website institucional
title_full_unstemmed A influência dos níveis de interatividade no website institucional
title_sort A influência dos níveis de interatividade no website institucional
author Oliveira, Victor Nassar Palmeira
author_facet Oliveira, Victor Nassar Palmeira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Nassar Palmeira
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Design
Sistemas de computação interativos
Sites da Web - Desenhos
Interação humano-computador
Marketing na internet
Design
topic Dissertações - Design
Sistemas de computação interativos
Sites da Web - Desenhos
Interação humano-computador
Marketing na internet
Design
description Orientadora: Profª Stephania Padovani
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-17T14:39:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-17T14:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27541
url https://hdl.handle.net/1884/27541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27541/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%2c%20VICTOR%20NASSAR%20PALMEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 676b032f068afe44011c3c4a89f07985
634f2f18f365235e9b9e39b655a6eab4
b5a0e1fde39404a9a9e9d81e05df2ec8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898778350977024