Maquiavelismo e percepção de justiça acadêmica em alunos de pós-graduação Stricto sensu da área de negócios
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74752 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Flaviano Costa |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeCosta, Flaviano, 1979-Lucas, João Victor2023-03-21T21:26:24Z2023-03-21T21:26:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/74752Orientador: Prof. Dr. Flaviano CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 22/02/2022Inclui referênciasResumo: A percepção de Justiça Acadêmica representa uma condição fundamental para o desenvolvimento de relações efetivas no ambiente de sala de aula. Diversos fatores podem alterar a percepção de justiça nos indivíduos, dentre eles, citam-se características pessoais, como os traços de personalidade. Dos diversos traços a serem estudados, o Maquiavelismo se destaca por sua possibilidade de captar características centrais para a Área de Negócios, como o planejamento estratégico e a aptidão para relações pessoais. Dessa maneira, este estudo objetivou analisar a relação entre traços de maquiavelismo e a percepção de justiça acadêmica nos estudantes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da área de negócios no Brasil. Para atingir o objetivo proposto, foram coletados dados por meio de survey on-line, utilizando-se da Revised Classroom Justice Scale (RCJS) para mensuração da Justiça Acadêmica e da Machiavellian Personality Scale (MPS), para o Maquiavelismo. A amostra válida obtida compreende 334 participações de pós-graduandos stricto sensu da área de negócios regularmente matriculados no ano de 2021 em cursos das áreas de Administração, Contabilidade ou Economia. Os dados foram analisados por meio de Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Os resultados encontrados permitiram identificar que as características de Descrença nos Outros, Desejo de Controle e Desejo de Status, pertencentes ao Maquiavelismo alteram significativamente a percepção de Justiça Acadêmica dos Pós-Graduandos da Área de Negócios. Em contrapartida, a característica de Amoralidade não ofereceu relação significativa à alteração da percepção de Justiça Acadêmica dos estudantes. Ao serem analisadas de maneira individualizadas, as dimensões de Justiça Processual e Interacional confirmaram os resultados apresentados para o constructo de maneira geral, já a Justiça Distributiva não apresentou os pressupostos básicos para aplicação da Regressão Linear Múltipla, porém percebe-se uma correlação negativa significativa em relação às variáveis Amoralidade e Descrença nos Outros. Como conclusão, observou-se a relação significativa entre traços do maquiavelismo, exceto Amoralidade com a percepção de Justiça Acadêmica dos pós-graduandos da área de negócios. Esses resultados servem como base para entendimento dos fatores que podem alterar o comportamento e a justiça percebida no ambiente acadêmico. Como consequência, este estudo sinaliza evidências relevantes aos docentes e às Instituições de Ensino ao lidar com situações de injustiça acadêmica e propõe a necessidade de realização de futuras pesquisas abordando a temática com diferentes variáveis e novas abordagens metodológicas.Abstract: The Classroom Justice represents a fundamental condition for the development of effective relationships in the classroom setting. Several factors can change the perception of justice in individuals, among them, personal characteristics, such as personality traits. Of the various traits to be studied, Machiavellianism stands out for its possibility of capturing central characteristics for the Business Area, such as strategic planning and aptitude for personal relationships. Thus, this study aimed to analyze the relationship between Machiavellian traits and the perception of classroom justice in students of stricto sensu Graduate Programs in the business area in Brazil. To achieve the proposed objective, data were collected through an online survey, using the Revised Classroom Justice Scale (RCJS) to measure Classroom Justice and the Machiavellian Personality Scale (MPS) for Machiavellianism. The valid sample obtained comprises 334 participations of stricto sensu graduate students in the business area regularly enrolled in 2021 in courses in the areas of Administration, Accounting or Economics. Data were analyzed using Descriptive Statistics, Pearson's Correlation and Multiple Linear Regression. The results found allowed us to identify that the characteristics of Disbelief in Others, Desire for Control and Desire for Status, belonging to Machiavellianism, significantly alter the perception of Classroom Justice of Graduate Students in the Business Area. On the other hand, the Amorality characteristic did not offer a significant relationship to the change in the students' perception of Classroom Justice. When analyzed individually, the Procedural and Interactional Justice dimensions confirmed the results presented for the construct in general. in relation to the variables Amorality and Disbelief in Others. In conclusion, it presents the significant relationship between Machiavellian traits, except Amorality, with the perception of Classroom Justice of graduate students in the business area. These results serve as a basis for understanding the factors that can alter behavior and perceived justice in the academic setting. As a result, this study generates inferences for teachers and Educational Institutions when dealing with situations of classroom injustice and proposes postulates the need to carry out future research addressing the issue with different variables and new methodological approaches.1 recurso online : PDF.application/pdfPersonalidadeProfessores e alunosCiências ContábeisJustiçaMaquiavelismo e percepção de justiça acadêmica em alunos de pós-graduação Stricto sensu da área de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO VICTOR LUCAS.pdfapplication/pdf2261104https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74752/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20VICTOR%20LUCAS.pdf43b538a3d37e8cd9a20834d6362e0499MD51open access1884/747522023-03-21 18:26:25.059open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-21T21:26:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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