RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico. |
id |
FURB-5_c0c39df3d2349c3a2c4f839c8558781a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/6604 |
network_acronym_str |
FURB-5 |
network_name_str |
Revista Universo Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISDesempenho acadêmicoAlunosCiências Contábeis.Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico.Universidade Regional de Blumenau2019-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/660410.4270/ruc.2019102Revista Universo Contábil; v. 15 n. 1 (2019); 27-481809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604/4280Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Zilton BartolomeuMarinho, Sidnei Vieira2022-07-21T03:03:42Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6604Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:03:42Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
spellingShingle |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Martins, Zilton Bartolomeu Desempenho acadêmico Alunos Ciências Contábeis. |
title_short |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_fullStr |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_sort |
RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
author |
Martins, Zilton Bartolomeu |
author_facet |
Martins, Zilton Bartolomeu Marinho, Sidnei Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Sidnei Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Zilton Bartolomeu Marinho, Sidnei Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico Alunos Ciências Contábeis. |
topic |
Desempenho acadêmico Alunos Ciências Contábeis. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604 10.4270/ruc.2019102 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604 |
identifier_str_mv |
10.4270/ruc.2019102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604/4280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil; v. 15 n. 1 (2019); 27-48 1809-3337 1809-3337 reponame:Revista Universo Contábil instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Revista Universo Contábil |
collection |
Revista Universo Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universocontabil@furb.br |
_version_ |
1798945117344628736 |