RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Zilton Bartolomeu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marinho, Sidnei Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico.
id FURB-5_c0c39df3d2349c3a2c4f839c8558781a
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/6604
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISDesempenho acadêmicoAlunosCiências Contábeis.Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico.Universidade Regional de Blumenau2019-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/660410.4270/ruc.2019102Revista Universo Contábil; v. 15 n. 1 (2019); 27-481809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604/4280Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Zilton BartolomeuMarinho, Sidnei Vieira2022-07-21T03:03:42Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6604Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:03:42Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Martins, Zilton Bartolomeu
Desempenho acadêmico
Alunos
Ciências Contábeis.
title_short RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS CONCERNENTES AO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Martins, Zilton Bartolomeu
author_facet Martins, Zilton Bartolomeu
Marinho, Sidnei Vieira
author_role author
author2 Marinho, Sidnei Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Zilton Bartolomeu
Marinho, Sidnei Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Alunos
Ciências Contábeis.
topic Desempenho acadêmico
Alunos
Ciências Contábeis.
description Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis concernentes às dimensões corpo docente, corpo discente e IES com a variável desempenho acadêmico. Em relação ao método, este trabalho é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas e descritivo decorrente do objetivo geral. Quanto aos procedimentos, classifica-se como pesquisa de levantamento por conta da aplicação de questionário e também como documental, devido ao uso de documentos como fonte de dados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com vinte questões fechadas, baseado nos autores Andrade e Corrar (2008), Souza (2008) e Ferreira (2015). A população deste estudo foi de 617 alunos, resultando em uma amostra de 361 respondentes. Para análise, utilizou-se técnicas estatísticas univariadas, como o Alfa de Cronbach, a prova Kolmogorov-Smirnov para o teste de normalidade e os coeficientes de correlação ponto-bisserial e de Spearman para a análise dos dados. Como principais resultados identificou-se que as variáveis estratégia ou método de ensino (dimensão corpo docente), status socioeconômico, absenteísmo, desempenho escolar anterior, horas de estudo e motivação (dimensão corpo discente) e ambiente de estudo e forma de ingresso (dimensão IES) possuem relação com a variável desempenho acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604
10.4270/ruc.2019102
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2019102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6604/4280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 15 n. 1 (2019); 27-48
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117344628736