A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/15723
Resumo: Orientador: Geraldo Balduíno Horn
id UFPR_912f2970824692d6a18423bbc7b8ab1d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/15723
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mendes, Ademir Aparecido PinhelliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno, 1961-2022-08-17T17:42:03Z2022-08-17T17:42:03Z2008https://hdl.handle.net/1884/15723Orientador: Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografiaResumo : Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino a fim de estabelecer a relação entre esta compreensão e o lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio. Para localizar o objeto de estudo no campo da pesquisa educacional, buscou-se a compreensão de alguns aspectos do Ensino Médio como etapa final da educação básica, contextualizando a educação, a escola e a Filosofia como lugar da experiência. O lugar é construído por meio de políticas educacionais, inseridas no contexto da lógica capitalista, pelos sujeitos do Ensino Médio, professores e estudantes, com suas identidades de classe e culturais e pelo currículo como construção social. Ainda na caracterização do campo de estudo da pesquisa, são analisadas: as mudanças nas políticas públicas para a Filosofia como disciplina escolar; as políticas curriculares para o ensino de Filosofia no Brasil e no Paraná; a histórica presença e ausência desta disciplina no currículo; a Filosofia na transversalidade do currículo; a obrigatoriedade e a legitimidade. Analisa, também, a produção dos documentos curriculares: Orientações Curriculares Nacionais para Filosofia e Diretrizes Curriculares Estaduais de Filosofia. A investigação dos documentos da pesquisa mostrou quatro modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino: Filosofia como Enciclopédia, Filosofia como Reflexão Crítica; Filosofia como Aprender a Aprender, Filosofia como Criação Conceitual. A partir destas compreensões são analisados os possíveis lugares ocupados pela Filosofia no currículo do Ensino Médio.Abstract : This research seeks to understand the Philosophy’s place within the High School’s Curriculum, investigating into the documents produced by the Philosophy’s teachers, the indication of different manners to comprehend the philosophic knowledge nature, its objectives, contents and methods of teaching, in order to establish the connection between this comprehension and its place in the High School’s Curriculum. The understanding of some aspects has been searched to locate the object of study as a final stage of the basic education in the field of educational searching, transforming the education, the school and Philosophy in an experiences’ place. The place is built by the educational politics, put into the context of the capitalist logic by the High School’s individuals, teachers and students with their cultural and class’ identities, and also by the curriculum as a social construction. Though, there have been analised in the study’s searching field characterization, the changes in the public politics to Philosophy as a school subject; the ‘curriculares politics’ to the Philosophy’s teaching in Brazil and Paraná; the historical presence or absence of this subject in the curriculum; Philosophy in the transversality; the obligatory and authenticity. This study is also concerned to the production of documents ‘curriculares’: e.g. National Curricular orientation and parameters ‘curriculares’ of the state for Philosophy. The investigation of these searching documents has showed four ways to know the nature of philosophical’s knowledge, objectives, contents and methods.of teachin:. Philosophy as an Enciclopedia, such as, Philosophy as a critical reflexion; Philosophy as learn to learn; Philosophy as conceptyual creation. So, the plausivable places occupied by Philosophy in the High School’s Curriculum, are analised throughout all these comprehensions.159 f.application/pdfDisponível em formato digitalFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia - Estudo e ensino (Segundo grau)EducaçãoEnsino de segundo grau - Filosofia - ParanáA construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaç...pdfapplication/pdf1481219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/1/Disserta%c3%a7...pdf3663a037d7cf661aa2bb38558421ec06MD51open accessTEXTDissertaç...pdf.txtExtracted Texttext/plain377827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/2/Disserta%c3%a7...pdf.txt30a4729aade7f20311922c7983cf9bf4MD52open accessTHUMBNAILDissertaç...pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/3/Disserta%c3%a7...pdf.jpgf8495b7e25b2fb579c44d404f19b879cMD53open access1884/157232022-08-17 14:42:04.062open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/15723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T17:42:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
title A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
spellingShingle A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Segundo grau)
Educação
Ensino de segundo grau - Filosofia - Paraná
title_short A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
title_full A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
title_fullStr A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
title_full_unstemmed A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
title_sort A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
author Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
author_facet Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Segundo grau)
Educação
Ensino de segundo grau - Filosofia - Paraná
topic Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Segundo grau)
Educação
Ensino de segundo grau - Filosofia - Paraná
description Orientador: Geraldo Balduíno Horn
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T17:42:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T17:42:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/15723
url https://hdl.handle.net/1884/15723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/1/Disserta%c3%a7...pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/2/Disserta%c3%a7...pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15723/3/Disserta%c3%a7...pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3663a037d7cf661aa2bb38558421ec06
30a4729aade7f20311922c7983cf9bf4
f8495b7e25b2fb579c44d404f19b879c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860634776698880