Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carminati, Celso João
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_e630aa76ff4236424c4f1faf4cde9c05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84969
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médioEducaçãoFilosofiaEstudo e ensino (Segundo grau)Professores -FormaçãoPratica de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste trabalho, discutimos a formação e a prática pedagógica de professores que lecionam a disciplina de Filosofia nas escolas de ensino médio pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situadas no município de Florianópolis. Considerando o atual debate em torno da reintrodução da Filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, nos propomos a investigar como foram formados e como esses professores concebem as próprias práticas pedagógicas. Dessa forma, procuramos compreender as relações entre os conhecimentos especializados da formação inicial e os saberes da prática. Assim, esta temática perpassa as relações de sala de aula e agrega sentido à medida que mostra quem são estes professores, quais são suas motivações para a profissão, se dialogam e partilham com os colegas as experiências e práticas de ensino, o que lêem e quais objetivos e finalidades projetam para a disciplina. Em decorrência disto, analisamos os sentidos e os desafios que os professores atribuem à Filosofia durante a formação inicial e continuada, uma vez que, diante da dinâmica de especialização dos conhecimentos, muitos destes mostram-se inadequados à realidade da prática profissional.Florianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarminati, Celso João2012-10-20T14:10:14Z2012-10-20T14:10:14Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 227 f.| tabs., grafs.application/pdf194366http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T23:46:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:46:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
title Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
spellingShingle Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
Carminati, Celso João
Educação
Filosofia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
title_short Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
title_full Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
title_fullStr Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
title_full_unstemmed Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
title_sort Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
author Carminati, Celso João
author_facet Carminati, Celso João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheibe, Leda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carminati, Celso João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
topic Educação
Filosofia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T14:10:14Z
2012-10-20T14:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 194366
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969
identifier_str_mv 194366
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 227 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652176735600640