Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69944
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
id UFPR_914d1fbfcc3f704826cb188de592321c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69944
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-2021-05-06T16:49:38Z2021-05-06T16:49:38Z2020https://hdl.handle.net/1884/69944Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 24/08/2020Inclui referências: p. 159-167Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir para refletir sobre a prática pedagógica e favorecer a construção de sequências didáticas que priorizem o trabalho interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Estadual de Curitiba, tendo como participantes sete professores das referidas áreas e atuantes no Ensino Médio. A discussão teórica da proposta de formação abordou estudos relacionados ao Movimento CTS, considerando suas inter-relações, como contribuições para construção de conhecimentos, possibilidade de mudança social e compreensão sobre ciência e tecnologia. A abordagem metodológica envolveu a pesquisa qualitativa e a técnica do grupo focal, numa intenção de inversão de estilo de formação continuada conhecida pelo grupo, partindo da realidade vivida e não de modelos teóricos aplicáveis. A constituição de dados se deu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, análise das discussões geradas durante as reuniões dos grupos de estudos e organização de uma sequência didática. Todos esses elementos foram categorizados e discutidos pela análise do conteúdo. Duas grandes categorias foram identificadas: Dimensão Epistemológica e Dimensão Pedagógica. Da categoria Dimensão Epistemológica emergiram as subcategorias Conhecimento sobre CTS, Contextualização e Interdisciplinaridade. Da categoria Dimensão Pedagógica emergiram as subcategorias Abordagem CTS e o Processo de ensino-aprendizagem e Produção da Sequência Didática. Foi possível compreender que, apesar de não conhecerem o Movimento ciência-tecnologia-sociedade, muitos professores abordam em suas ações educativas pressupostos CTS, às vezes priorizando a ciência ou a sociedade, fator que precisa ser melhor discutido com o grupo. As dificuldades estruturais, metodológicas e sociais que enfrentam em seus cotidianos de trabalho interferem negativamente em suas ações, inibindo um trabalho mais focado na contextualização e interdisciplinaridade dando ênfase no conteúdo programático. Palavras-chave: Formação continuada. Ensino CTS. Ciências da Natureza.Abstract: This study aimed to analyze how in-service training, based on the assumptions of the STS approach, developed with a group of high school chemistry, physics and biology teachers, can contribute to reflect on pedagogical practice and favor the construction of didactic sequences that prioritizes interdisciplinary work. The research was developed in a state school in Curitiba, with seven teachers from the above-mentioned areas as participants, working in high school. The theoretical discussion of the training proposal addressed studies related to the STS Movement, considering its interrelationships, as contributions to the construction of knowledge, the possibility of social change and understanding of science and technology. The methodological approach involved qualitative research and the technique of the focus group in an intention to change the style of continuing education known to the group, starting from the reality experienced and not from applicable theoretical models. The constitution of data took place through semi-structured individual interviews, analysis of the discussions generated during the study group meetings and organization of a didactic sequence. All of these elements were categorized and discussed by content analysis. It was possible to understand that, despite not knowing the Science- Technology-Society Movement, many teachers approach STS precepts in their educational actions, sometimes prioritizing science or society, a factor that needs to be better discussed with the group. The structural, methodological and social difficulties they face in their daily work have a negative impact on their actions, inhibiting a more focused work on contextualization and interdisciplinary, emphasizing the programmatic content. Keywords: Continuing education. Teaching STS. Sciences of Nature1 arquivo (172 p.) : il.application/pdfCiência - Estudo e ensinoNatureza - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoMatemáticaFormação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSANGELA CRISTINA ROCHA AURIGLIETTI.pdfapplication/pdf3017042https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69944/1/R%20-%20D%20-%20ROSANGELA%20CRISTINA%20ROCHA%20AURIGLIETTI.pdf8b8a75ab848f2620803f3fe199e6d6b9MD51open access1884/699442021-05-06 13:49:38.422open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T16:49:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
title Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
spellingShingle Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-
Ciência - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
title_short Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
title_full Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
title_fullStr Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
title_full_unstemmed Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
title_sort Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
author Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-
author_facet Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Auriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
contributor_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
topic Ciência - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Professores - Formação
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T16:49:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T16:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69944
url https://hdl.handle.net/1884/69944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (172 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69944/1/R%20-%20D%20-%20ROSANGELA%20CRISTINA%20ROCHA%20AURIGLIETTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b8a75ab848f2620803f3fe199e6d6b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699141750489088