Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Luciane Giongo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33561
Resumo: Orientador: Jaime Wojciechowski
id UFPR_9171bdf5fe2528ee28aa3a3048c260e8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33561
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vargas, Luciane GiongoUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoWojciechowski, Jaime, 1965-2022-07-19T11:25:44Z2022-07-19T11:25:44Z2010https://hdl.handle.net/1884/33561Orientador: Jaime WojciechowskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: Nas aulas de Matemática, o interesse e criatividade são necessários como problematizadora do processo ensino-aprendizagem. Devemos proporcionar condições para que o aluno desperte estes requisitos. É imprescindível que o professor associe teoria e prática com o uso das tecnologias para a realização dos cálculos a fim de permitir que o educando visualize as figuras geométricas obtidas através das situações- problemas de forma dinâmica. Desta forma, despertar o interesse pelo estudo da matemática nos alunos do Ensino Médio é um desafio. Fazse necessário uma ferramenta de apoio metodológico que envolva os alunos e possibilite-os a uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos. Através da imagem virtual atrai-se a atenção e estimula-se a curiosidade permitindo a conexão entre professor e aluno da teoria à prática e vice-versa. O presente projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Humberto de Campos-EFMP, com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, objetivando a aproximação da educação com o estudo matemático através do uso do software Geogebra, dando significado aos conteúdos. A proposta utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica terá investigação para a construção de conhecimento sobre representação analítica da reta na teoria e prática, bem como a identificação da equação geral da reta no plano no aplicativo do Geogebra, após o cálculo convencionalAbstract: In lessons of mathematics, the interest and creativity are needed as problematizadora of teaching-learning process. We must provide conditions for the student to awaken these requirements. It is imperative that Professor associate theory and practice with the use of technologies to carry out calculations in order to allow the learner to view the geometric figures obtained through situationsdynamically problems. This way, awakening interest in the study of mathematics in high school students is a challenge. It is necessary a methodological support tool that involves students and enable them to a significant and interesting learning that takes them to the understanding of mathematical concepts. Through the virtual image attracts attention and stimulates the curiosity allowing connection between teacher and student from theory to practice and vice versa. This project will be developed in State College-EFMP Humberto de Campos, with students of the third year of high school, Objectifying the rapprochement of education with the mathematical study through the use of the software Geogebra, giving meaning to content. The proposal will use as the bibliographic search methodology will have research to build knowledge about analytical representation of straight in theory and practice, as well as the identification of the General equation of straight in the plan in the application of Geogebra, after conventional calculation1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçao - SoftwareAprendizagem - MatemáticaUso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLUCIANE GIONGO VARGAS.pdfapplication/pdf3585563https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/1/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf6c8865666b9e2a2d8d029b3b6ebd6ec8MD51open accessTEXTLUCIANE GIONGO VARGAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain53168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/2/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf.txt84f80faefb7c3d136ee4b8a7d09ee9deMD52open accessTHUMBNAILLUCIANE GIONGO VARGAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/3/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf.jpg11b3c13f794fa831b3e64a486396032cMD53open access1884/335612022-07-19 08:25:44.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-19T11:25:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
title Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
spellingShingle Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
Vargas, Luciane Giongo
Educaçao - Software
Aprendizagem - Matemática
title_short Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
title_full Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
title_fullStr Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
title_full_unstemmed Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
title_sort Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática
author Vargas, Luciane Giongo
author_facet Vargas, Luciane Giongo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Luciane Giongo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wojciechowski, Jaime, 1965-
contributor_str_mv Wojciechowski, Jaime, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao - Software
Aprendizagem - Matemática
topic Educaçao - Software
Aprendizagem - Matemática
description Orientador: Jaime Wojciechowski
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T11:25:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T11:25:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33561
url https://hdl.handle.net/1884/33561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/1/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/2/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33561/3/LUCIANE%20GIONGO%20VARGAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c8865666b9e2a2d8d029b3b6ebd6ec8
84f80faefb7c3d136ee4b8a7d09ee9de
11b3c13f794fa831b3e64a486396032c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860501762736128