Geogebra: contribuição para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Willian Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/295
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_d1c60e125ab1af1f9380b5dcf3e75e0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/295
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Geogebra: contribuição para o ensino da matemáticaMatemáticaSoftwareGeogebraMathematicsSoftwareGeogebraTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se utilizar softwares, em especial o Geogebra, nas aulas de matemática, uma vez que podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. O mundo vem se transformando e assim estão aparecendo novas tecnologias que mudam a forma como nossos alunos vivem, dessa forma o professor não pode lecionar da mesma maneira de décadas atrás, uma vez que a escola deve preparar este aluno para viver em sociedade, encarar e aprender novas habilidades que necessitará no futuro. Essa pesquisa se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, e pretende levantar uma discussão a respeito do uso de softwares, em especial o Geogebra, no ensino da matemática. Mas o professor deverá analisar os softwares em suas potencialidades e limitações para que tenha êxito no processo de ensino aprendizagem, assim se usado de forma correta contribui para o sucesso da aprendizagem da matemática.This work aims to show the importance of using software, especially Geogebra, in mathematics classes, since they can contribute to the teaching-learning process. The world is changing and new technologies are appearing that change the way our students live, so the teacher cannot teach in the same way as decades ago, since the school must prepare this student to live in society, face and learn new skills you will need in the future. The present work is basically based on bibliographic research, and it intends to raise a discussion about the use of software, especially Geogebra, in the teaching of mathematics. But the teacher must analyze the software in its potentials and limitations in order to be successful in the teaching-learning process, in which if used correctly it contributes to the success of learning mathematics.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaWerneck, Jorge da SilvaSilva, Willian Gomes da2023-04-13T21:02:29Z2023-04-13T21:02:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Willian Gomes da. Geogebra: contribuição para o ensino da matemática. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/295porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T20:11:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/295Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-20T20:11:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
title Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
spellingShingle Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
Silva, Willian Gomes da
Matemática
Software
Geogebra
Mathematics
Software
Geogebra
title_short Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
title_full Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
title_fullStr Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
title_sort Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
author Silva, Willian Gomes da
author_facet Silva, Willian Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werneck, Jorge da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Willian Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Software
Geogebra
Mathematics
Software
Geogebra
topic Matemática
Software
Geogebra
Mathematics
Software
Geogebra
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-04-13T21:02:29Z
2023-04-13T21:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Willian Gomes da. Geogebra: contribuição para o ensino da matemática. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/295
identifier_str_mv SILVA, Willian Gomes da. Geogebra: contribuição para o ensino da matemática. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1792625142984081408