Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Éderson Marques de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/50351
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Valéria Lüders
id UFPR_925a7d86f00518fa6a210072989ac910
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50351
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Góes, Éderson Marques deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaLüders, Valéria2017-12-06T20:40:09Z2017-12-06T20:40:09Z2017http://hdl.handle.net/1884/50351Orientadora : Profª. Drª. Valéria LüdersDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 10/02/2017Inclui referências : f. 117-123Resumo: A presente pesquisa estudou a aprendizagem musical no contexto de coral infantil, por meio do processo criativo aliado ao movimento corporal, como recurso pedagógico. Especificamente, esses foram os objetivos: a) investigar a proposta do Sistema Laban para a prática coral infantil; b) estudar o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural de Lev S. Vigotski; e c) compreender a relação entre o processo criativo e os movimentos corporais na apropriação de conteúdos musicais. A hipótese para esse estudo é a de que a aprendizagem musical da afinação vocal, reprodução rítmica, identificação melódica e pulsação é facilitada quando o foco do trabalho são as práticas de movimentos corporais durante o processo criativo. Os pressupostos desta pesquisa relacionados à aprendizagem e desenvolvimento humano, foram fundamentados na teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2002, 2010, 2014), a qual compreende que estes processos são construídos nas relações com o meio, por intermédio de trocas entre parceiros sociais no processo de interação e mediação. O estudo do movimento foi compreendido na perspectiva de Rudolf Laban (1978, 1990), sob a ótica da Dança Educativa Moderna, e no tratamento do movimento corporal em suas relações com os quatro fatores de movimento: Tempo, Espaço, Fluxo e Peso. Quanto ao processo criativo, este estudo foi referenciado na perspectiva dos dois teóricos, Vigotski (2014) e Laban (1990). Optou-se pela pesquisa-ação, por oportunizar a intervenção no processo educacional. A ação pedagógica aconteceu em um grupo coral formado com crianças de 7 a 12 anos de idade, regularmente matriculadas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR. As aulas foram filmadas, com duração de uma hora e trinta minutos cada uma, totalizando em 19 horas e 30 minutos. Realizou-se uma avaliação, por meio da aplicação de um instrumento construído especificamente para esta pesquisa, aplicado individualmente para identificar o conhecimento musical dos participantes, anteriormente ao início da ação pedagógica, tendo sido o mesmo instrumento de avaliação, aplicado ao final das 19 horas e 30 minutos de aula. Ao final do estudo, constatou-se que é possível aprendizagem dos conteúdos musicais afinação vocal, reprodução rítmica, identificação melódica e pulsação utilizando-se como ferramenta pedagógica o processo criativo associado ao movimento corporal em aulas de canto coral. Como contribuição à área de Educação Musical e à produção científica em geral, apontou-se com este estudo, reflexões relativas ao corpo e ao processo criativo, no fazer musical. Palavras-chave: processo criativo; movimento corporal; prática coral infantil.Abstract: The present research studies the way children learn music through creative process and corporal movement, as pedagogical resource. Specifically, has as objectives: a) to investigate the proposal of the Laban's System to the practice of children's choir; b) to study the process of teaching and learning in the cultural-historical perspective of Lev S. Vigotski; and c) to understand the relation between the creative process and the body movements on the appropriation of musical contents. The hypothesis of this research is that learning music: vocal pitch, rhythm reproduction, melodic identification and pulse; it is facilitated when the focuses of the work are the body movement's practices during the creative process. The postulates of this research, related to learning and human development, are based on Lev S. Vigotski's cultural- historical theory (2002, 2010, 2014). This theory includes these two processes built in relation to social area, through exchanges between social partners in the interaction and mediation process. The study of the movement comes from the perspective of Rudolf Laban (1978, 1990) and is thought along with Modern Educational Dance. The treatment of the corporal movement is linked with the four factors of movement: Time, Space, Flow and Weight. As for the creative process, this study is referenced in the perspective of the following two theoretical names: Vigotski (2014) and Laban (1990). We opted for action research, allowing intervention in the educational process. The pedagogical action was carried out with a children choir of children from 7 to 12 years old who were regularly enrolled in a school of the Curitiba/PR Municipal Teaching System. The classes have been filmed, they lasted one hour and thirty minutes each one, which includes in total nineteen hours and thirty minutes. It is in the context of this research that we created a tool to carry through an evaluation. We used that tool with all the children to check their previous knowledge of music before the beginning of the pedagogical action and at the end of the 19 hours and 30 minutes of class, using the same tool for evaluation. At the end of the study, we attest that it is possible to learn the following musical contents: vocal tuning, rhythmic reproduction, melodic identification and pulse using the creative process associated with body movement as a pedagogical tool in choir singing lessons. As a contribution to Music Education and to scientific production in general, the present study had pointed reflections about the body and the creative process, in music making. Keywords: Creative process; body/subject; children choir.161 f.application/pdfDisponível em formato digitalMúsicaCanto coral - TecnicasMusica coralProcesso criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EDERSON MARQUES DE GOES.pdfapplication/pdf8171345https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50351/1/R%20-%20D%20-%20EDERSON%20MARQUES%20DE%20GOES.pdf4c4d37622c2d7f1e3fb75b359264b2b8MD51open access1884/503512017-12-06 18:40:10.117open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-12-06T20:40:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
title Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
spellingShingle Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
Góes, Éderson Marques de
Música
Canto coral - Tecnicas
Musica coral
title_short Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
title_full Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
title_fullStr Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
title_full_unstemmed Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
title_sort Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil
author Góes, Éderson Marques de
author_facet Góes, Éderson Marques de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes, Éderson Marques de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lüders, Valéria
contributor_str_mv Lüders, Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Canto coral - Tecnicas
Musica coral
topic Música
Canto coral - Tecnicas
Musica coral
description Orientadora : Profª. Drª. Valéria Lüders
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-06T20:40:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-06T20:40:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/50351
url http://hdl.handle.net/1884/50351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50351/1/R%20-%20D%20-%20EDERSON%20MARQUES%20DE%20GOES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c4d37622c2d7f1e3fb75b359264b2b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898796068765696