Canto coral e corporalidade no contexto latino-americano : reflexões a partir do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Éderson Marques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84015
Resumo: Orientadora: Prof.a Dra.a Valéria Lüders
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaLüders, Valéria, 1962-Góes, Éderson Marques de2023-08-21T14:25:16Z2023-08-21T14:25:16Z2023https://hdl.handle.net/1884/84015Orientadora: Prof.a Dra.a Valéria LüdersTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/04/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Cognição/Educação MusicalResumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar a relação som/corpo para a prática do canto coral em contexto latino-americano a partir do Materialismo Histórico-dialético. Especificamente, os objetivos são: a) estudar a relação sujeito/som/corpo para a prática coral latino-americana; b) compreender a relação sonoridade/corporalidade no contexto dos povos latino-americanos; e, c) compreender as relações sociais na cultura latino-americana a partir do Materialismo Histórico-dialético. Para a construção teórica, o desenvolvimento humano é compreendido na perspectiva de Marx e Engels ([1932] 2007) e Lukács ([1963] 1967; [1984] 2013; 2018), em que o indivíduo é condicionado pelo processo de todos os outros sujeitos, com os quais ele se defronta em seu intercurso direto e indireto. Sobre a manifestação da arte, Lukács ([1963] 1967; 2018) é tomado como ponto de partida, por considerar que arte opera diretamente no ser humano, evidenciando qualidade de relações sociais. Com base nas ideias de Eagleton (2011; 2018) e Williams (1992), é possível conceituar cultura como processos sociais significantes, pelos quais se comunica uma ordem social, promovendo experiências, reproduções, explorações e, consequentemente, produzindo subjetividades. As reflexões oriundas deste estudo para as fronteiras da prática coral à sociedade contemporânea latino-americana auxiliaram a compreender como a realidade social pode emergir como potência para a produção sonora e corporal na prática, em que a figura do regente como sujeito sensível às exigências da sua realidade histórica e social intervém de forma ativa e consciente na especificidade do canto coral. Neste sentido, a prática musical permite acessar o sujeito não somente via pensamento abstrato, mas em sua inteireza: corporalidade, relações e sentidos.Abstract: This research has the general objective of studying the sound/body relationship for the practice of choral singing in a Latin American context based on Dialectical and Historical Materialism. Specifically, the objectives are: a) to study the subject/sound/body relationship for Latin American choral practice; b) understand the relationship sonority/corporeality in the context of Latin American peoples; and, c) understand the social relations in Latin American culture from the Dialectical and Historical Materialism. For the theoretical construction, we understand human development from the perspective of Marx and Engels ([1932] 2007) and Lukács ([1963] 1967; [1984] 2013; 2018), in which the individual is conditioned by the process of all other subjects, with whom he is faced in his direct and indirect intercourse. Regarding the manifestation of art, we start with Lukács [1963] 1967; 2018) considering that art operates directly in human beings, evidencing the quality of social relations. Based on the ideas of Eagleton (2011; 2018) and Williams (1992), we conceptualize culture as significant social processes, through which a social order is communicated, promoting experiences, reproductions, explorations, and consequently producing subjectivities. The reflections arising from this study on the frontiers of choral practice in contemporary Latin American society helped to understand how our social reality can emerge as a power for sound and body production in our practice, in which the figure of the conductor as a subject sensitive to the demands of its historical and social reality, actively and consciously intervenes in the specificity of choral singing. In this sense, our musical practice allows us to access the subject not only via abstract thought, but in its entirety: corporality, relationships and senses.1 recurso online : PDF.application/pdfCanto coralMaterialismo dialéticoMaterialismo históricoMúsicaCanto coral e corporalidade no contexto latino-americano : reflexões a partir do materialismo histórico-dialéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDERSON MARQUES DE GOES.pdfapplication/pdf14206124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84015/1/R%20-%20T%20-%20EDERSON%20MARQUES%20DE%20GOES.pdf518695eb199a71b8a4a18743417b6167MD51open access1884/840152023-08-21 11:25:16.869open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84015Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-21T14:25:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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