A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Leandro Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54615
Resumo: Orientadora : Danielle Marafon
id UFPR_92987ddba64b0532142479ddabc12e44
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54615
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Leandro MachadoMarafon, DanielleUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-22T19:44:00Z2019-11-22T19:44:00Z2016https://hdl.handle.net/1884/54615Orientadora : Danielle MarafonMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A leitura é uma ferramenta fundamental de perpetuação da transmissão dos conhecimentos e reflexões feitos por outros homens ao longo dos séculos, e deve ser uma ferramenta constante utilizada pelos professores, como forma de atualizarem ou reverem suas práticas pedagógicas. Há vários tipos de leitura, conforme as apresentadas neste trabalho: elementar, averiguativa, analítica, sintópica (ou comparativa), sendo esta última considerada o nível mais avançado de amadurecimento com relação a leitura. Sendo assim, este trabalho buscou mostrar a relevância da leitura sintópica na vida dos educadores, sendo o trabalho dividido em vários momentos. O primeiro busca identificar os níveis de leitura existentes, logo após, elenca-se a importância da leitura comparativa para a criação de tendências pedagógicas, como a criação da tendência histórico-critica, feita pelo autor Saviani. Em seguida, buscou-se a leitura sintópica nas discussões com relação aos melhores métodos de alfabetização. Na sequência, as comparações e correlações que podem ser feitas através da leitura de clássicos da literatura mundial como fator de reconhecimento da natureza humana. Ao final realizou-se uma pesquisa, averiguando-se que em meio aos professores do município de Paranavaí existem aqueles que realizam leitura sintópica, porém eles são minorias, o que nos leva a concluir que se esse tipo de leitura fosse realizada com maior frequência e adesão, com certeza, obteríamos outros resultados. A intenção do trabalho não foi elencar culpados pela ausência da leitura sintopica, nem rotular os professores, mas verificar que há uma deficiência na leitura, que pode ser oriunda até mesmo da formação.22 p.application/pdfPratica de ensinoLeituraA leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LEANDRO MACHADO CAMPOS.pdfapplication/pdf538179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54615/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRO%20MACHADO%20CAMPOS.pdf1691ae2ae3a0110b227eff647d766fd0MD51open access1884/546152019-11-22 16:44:00.49open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-22T19:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
title A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
spellingShingle A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
Campos, Leandro Machado
Pratica de ensino
Leitura
title_short A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
title_full A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
title_fullStr A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
title_full_unstemmed A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
title_sort A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
author Campos, Leandro Machado
author_facet Campos, Leandro Machado
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Marafon, Danielle
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Leandro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica de ensino
Leitura
topic Pratica de ensino
Leitura
description Orientadora : Danielle Marafon
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-22T19:44:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-22T19:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54615
url https://hdl.handle.net/1884/54615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54615/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRO%20MACHADO%20CAMPOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1691ae2ae3a0110b227eff647d766fd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860710228033536