A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54615 |
Resumo: | Orientadora : Danielle Marafon |
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Campos, Leandro MachadoMarafon, DanielleUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-22T19:44:00Z2019-11-22T19:44:00Z2016https://hdl.handle.net/1884/54615Orientadora : Danielle MarafonMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A leitura é uma ferramenta fundamental de perpetuação da transmissão dos conhecimentos e reflexões feitos por outros homens ao longo dos séculos, e deve ser uma ferramenta constante utilizada pelos professores, como forma de atualizarem ou reverem suas práticas pedagógicas. Há vários tipos de leitura, conforme as apresentadas neste trabalho: elementar, averiguativa, analítica, sintópica (ou comparativa), sendo esta última considerada o nível mais avançado de amadurecimento com relação a leitura. Sendo assim, este trabalho buscou mostrar a relevância da leitura sintópica na vida dos educadores, sendo o trabalho dividido em vários momentos. O primeiro busca identificar os níveis de leitura existentes, logo após, elenca-se a importância da leitura comparativa para a criação de tendências pedagógicas, como a criação da tendência histórico-critica, feita pelo autor Saviani. Em seguida, buscou-se a leitura sintópica nas discussões com relação aos melhores métodos de alfabetização. Na sequência, as comparações e correlações que podem ser feitas através da leitura de clássicos da literatura mundial como fator de reconhecimento da natureza humana. Ao final realizou-se uma pesquisa, averiguando-se que em meio aos professores do município de Paranavaí existem aqueles que realizam leitura sintópica, porém eles são minorias, o que nos leva a concluir que se esse tipo de leitura fosse realizada com maior frequência e adesão, com certeza, obteríamos outros resultados. A intenção do trabalho não foi elencar culpados pela ausência da leitura sintopica, nem rotular os professores, mas verificar que há uma deficiência na leitura, que pode ser oriunda até mesmo da formação.22 p.application/pdfPratica de ensinoLeituraA leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LEANDRO MACHADO CAMPOS.pdfapplication/pdf538179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54615/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRO%20MACHADO%20CAMPOS.pdf1691ae2ae3a0110b227eff647d766fd0MD51open access1884/546152019-11-22 16:44:00.49open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-22T19:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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