Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Alessandro Cândido da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41772
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_92a29b5dd62a5157ccc5b68879155dfd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41772
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, José Alessandro Cândido daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2016-03-16T14:18:54Z2016-03-16T14:18:54Z2015http://hdl.handle.net/1884/41772Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/10/2015Inclui referências : f. 170-182Resumo: Este trabalho analisa uma das maiores e mais desafiantes políticas educacionais para a diversidade no Brasil, a política de Educação Escolar Indígena. O estudo foca questões que apontam para problemáticas na sua efetivação, permitindo-nos refletir como tem ocorrido o processo de implementação e desenvolvimento das políticas públicas educacionais indígenas no Estado do Acre, com ênfase na formação de professores indígenas a partir do final da década de 1990. A pesquisada aponta para os embates travados na (re) definição da educação escolar para esses povos, destacando o papel de todos os agentes envolvidos nessas ações desde as suas formulações até a execução nos contextos formais de escolarização. Para tanto toma com base metodológica o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe, na medida em que considera a importância das pesquisas no campo das políticas públicas educacionais e os diversos movimentos que tornam determinada política relevante a ponto de ser homologada e efetivada. O Ciclo de Políticas evidencia como toda essa trajetória é permeada de relações de poder, fato essencial a ser considerado por quem formula, executa e pesquisa. Assim, a discussão apresenta uma panorâmica geral sobre a educação escolar, mas trata com especialidade o processo de formação dos professores indígenas no Estado, problematizando as questões concernentes, a partir do movimento indígena e do indigenismo regional. Portanto investiga como se deu a constituição da proposta de educação diferenciada como um direito dos grupos indígenas no Acre, de maneira a apontar nessa política os percalços pelos quais ela vem passando na medida em que a instituição escolar se dissemina pelas Terras Indígenas acreanas. Tomando a formação de professores indígenas como um destaque central para a viabilização da propaganda educação diferenciada, problematiza os discursos indígenas sobre essa instituição proferidos a partir da escola indígena. De modo geral, entre as questões específicas resultantes do estudo destacamos nessa discussão que a institucionalização das propostas e práticas de Educação Escolar Indígena no Acre tem transformado os direitos educativos dos povos indígenas em obrigações de Estado, ganhando espaço no campo legal e oficial, mas perdendo seu caráter de autoria, de produção coletiva e autônoma. Palavras - Chave: Educação escolar indígena. Indigenismo. Políticas Públicas. Professores indígenas. Acre.Abstract: This paper examines one of the largest and most challenging educational policies for diversity in Brazil, the Indigenous Education policy. The study focuses on issues that point to problems in its execution, allowing us to reflect as has been the process of implementation and development of indigenous educational policies in the State of Acre, with emphasis on the training of indigenous teachers from the end of the 1990s . The researched points to the conflicts in the (re) definition of education for these people, highlighting the role of all those involved in these actions from its formulations to execution in formal schooling contexts. Therefore take with methodological basis Stephen Ball Policy Cycle and Richard Bowe, in that it considers the importance of research in the field of educational policies and the various movements that make certain relevant policy about to be approved and take effect. The Policy Cycle shows how all this history is permeated by power relations, essential fact to be considered by those who formulate, execute and research. Thus, the discussion presents an overview of school education, but deals with specialty the process of training of indigenous teachers in the state, questioning concerning the issues from the indigenous movement and the regional indigenous movement. Therefore investigates how was the constitution of differentiated education proposal as a right of indigenous groups in Acre, in order to point out that political mishaps by which it has been going in that the school institution is spread by Indigenous Lands Acre. Taking the training of indigenous teachers as a central emphasis on the viability of differentiated education propaganda, discusses indigenous discourses on this institution delivered from the indigenous school. Overall, among the specific issues arising from the study highlight this discussion that the institutionalization of the proposals and Indigenous Education practices in Acre have transformed the educational rights of indigenous peoples in government bonds, gaining ground in the legal and official camp, but losing its character of authorship, collective and autonomous production. Key-words: Indigenous school education. Indigenism. Public policies. Indigenous teachers. Acre.182 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPolíticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - JOSE ALESSANDRO CANDIDO DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain481490https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf.txtd2fef5ea3513e93e358ef70a2deb4b95MD51open accessORIGINALR - T - JOSE ALESSANDRO CANDIDO DA SILVA.pdfapplication/pdf2404382https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf2b06ba4001bcde8cef3ef55b7ad53d92MD52open accessTHUMBNAILR - T - JOSE ALESSANDRO CANDIDO DA SILVA.pdf.jpgR - T - JOSE ALESSANDRO CANDIDO DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf.jpg7ca438b0644c69c1b50e5b7c850509e0MD53open access1884/417722016-04-07 06:28:51.404open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:28:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
title Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
spellingShingle Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
Silva, José Alessandro Cândido da
Educação
title_short Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
title_full Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
title_fullStr Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
title_sort Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre
author Silva, José Alessandro Cândido da
author_facet Silva, José Alessandro Cândido da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Alessandro Cândido da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T14:18:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-16T14:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41772
url http://hdl.handle.net/1884/41772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41772/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20ALESSANDRO%20CANDIDO%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2fef5ea3513e93e358ef70a2deb4b95
2b06ba4001bcde8cef3ef55b7ad53d92
7ca438b0644c69c1b50e5b7c850509e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860530087919616