O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194 |
Resumo: | Orientador: Angel Humberto Corbera Mori |
id |
UNICAMP-30_60cc01b504501e4ca23727361df8b4a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::776424 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenasMEC and aboriginal school based education : an analysis of some books published for aboriginal teachersBrasil. Ministério da Educação e CulturaEducação bilíngueProfessores indígenas - FormaçãoEscolas indígenasBilingual educationAboriginal schoolAboriginal teachersOrientador: Angel Humberto Corbera MoriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação é um estudo realizado a partir da análise de alguns materiais de formação para professores indígenas de como o Ministério da Educação tem tratado a questão da educação escolar indígena bilíngue e diferenciada assegurada pela Constituição Federal de 1988. Para isso, é apresentada uma discussão de cunho histórico sobre a educação escolar indígena e são discutidas a necessidade do ensino bilíngue e a de se estabelecer ortografias para as línguas das diferentes etnias. Um levantamento dos direitos indígenas conquistados até a atualidade é realizado e alguns dos materiais de formação para professores indígenas produzidos pelo Ministério da Educação são apresentados e discutidos, com a intenção de debater até que ponto vêm sendo cumpridas as leis que beneficiam as comunidades indígenas e se vem sendo conquistada a tão visada autonomia indígena no Brasil.Abstract: This dissertation is a study done through the analysis of the books published for aboriginal teachers of how the Ministry of Education in Brazil has dealt with the bilingual and differentiated school based education for aboriginal people. A historical discussion about aboriginals school based education has been done, followed by a research of the achieved rights until present days, as well as a discussion regarding the real necessity of bilingualism in aboriginal schools and of the settlement of orthographies for aboriginal languages. At last, the books published by the Ministry of Education for aboriginal teachers are analyzed, aiming the elucidation of how the laws which benefit aborigines are executed and if the desired autonomy has been achieved.MestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-Maher, Terezinha de Jesus MachadoAmado, Rosane de SáUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Graziela Rocha Reghini, 1982-20102010-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776424porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:01:30Zoai::776424Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas MEC and aboriginal school based education : an analysis of some books published for aboriginal teachers |
title |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
spellingShingle |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982- Brasil. Ministério da Educação e Cultura Educação bilíngue Professores indígenas - Formação Escolas indígenas Bilingual education Aboriginal school Aboriginal teachers |
title_short |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
title_full |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
title_fullStr |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
title_full_unstemmed |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
title_sort |
O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas |
author |
Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982- |
author_facet |
Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Corbera Mori, Angel Humberto, 1950- Corbera Mori, Angel Humberto, 1950- Maher, Terezinha de Jesus Machado Amado, Rosane de Sá Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil. Ministério da Educação e Cultura Educação bilíngue Professores indígenas - Formação Escolas indígenas Bilingual education Aboriginal school Aboriginal teachers |
topic |
Brasil. Ministério da Educação e Cultura Educação bilíngue Professores indígenas - Formação Escolas indígenas Bilingual education Aboriginal school Aboriginal teachers |
description |
Orientador: Angel Humberto Corbera Mori |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-05-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194 RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 107 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189040027598848 |