O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194
Resumo: Orientador: Angel Humberto Corbera Mori
id UNICAMP-30_60cc01b504501e4ca23727361df8b4a5
oai_identifier_str oai::776424
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenasMEC and aboriginal school based education : an analysis of some books published for aboriginal teachersBrasil. Ministério da Educação e CulturaEducação bilíngueProfessores indígenas - FormaçãoEscolas indígenasBilingual educationAboriginal schoolAboriginal teachersOrientador: Angel Humberto Corbera MoriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação é um estudo realizado a partir da análise de alguns materiais de formação para professores indígenas de como o Ministério da Educação tem tratado a questão da educação escolar indígena bilíngue e diferenciada assegurada pela Constituição Federal de 1988. Para isso, é apresentada uma discussão de cunho histórico sobre a educação escolar indígena e são discutidas a necessidade do ensino bilíngue e a de se estabelecer ortografias para as línguas das diferentes etnias. Um levantamento dos direitos indígenas conquistados até a atualidade é realizado e alguns dos materiais de formação para professores indígenas produzidos pelo Ministério da Educação são apresentados e discutidos, com a intenção de debater até que ponto vêm sendo cumpridas as leis que beneficiam as comunidades indígenas e se vem sendo conquistada a tão visada autonomia indígena no Brasil.Abstract: This dissertation is a study done through the analysis of the books published for aboriginal teachers of how the Ministry of Education in Brazil has dealt with the bilingual and differentiated school based education for aboriginal people. A historical discussion about aboriginals school based education has been done, followed by a research of the achieved rights until present days, as well as a discussion regarding the real necessity of bilingualism in aboriginal schools and of the settlement of orthographies for aboriginal languages. At last, the books published by the Ministry of Education for aboriginal teachers are analyzed, aiming the elucidation of how the laws which benefit aborigines are executed and if the desired autonomy has been achieved.MestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-Maher, Terezinha de Jesus MachadoAmado, Rosane de SáUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Graziela Rocha Reghini, 1982-20102010-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776424porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:01:30Zoai::776424Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
MEC and aboriginal school based education : an analysis of some books published for aboriginal teachers
title O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
spellingShingle O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982-
Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Educação bilíngue
Professores indígenas - Formação
Escolas indígenas
Bilingual education
Aboriginal school
Aboriginal teachers
title_short O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
title_full O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
title_fullStr O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
title_full_unstemmed O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
title_sort O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas
author Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982-
author_facet Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-
Corbera Mori, Angel Humberto, 1950-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Amado, Rosane de Sá
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Graziela Rocha Reghini, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Educação bilíngue
Professores indígenas - Formação
Escolas indígenas
Bilingual education
Aboriginal school
Aboriginal teachers
topic Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Educação bilíngue
Professores indígenas - Formação
Escolas indígenas
Bilingual education
Aboriginal school
Aboriginal teachers
description Orientador: Angel Humberto Corbera Mori
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194
RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194
identifier_str_mv RAMOS, Graziela Rocha Reghini. O MEC e a educação escolar indígena: uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613194. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189040027598848