A necessidade de reestruturação curricular no curso de ciências contábeis como consequência da convergência das normas brasileiras às normas internacionais de contabilidade : uma análise comparativa entre o currículo da Universidade Federal do Paraná com a proposta mundial do ISAR/UNCTAD
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/67347 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Luciano Marcio Scherer |
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Rodrigues, Leandro Menezes, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e FinançasScherer, Luciano Márcio, 1977-2020-06-26T17:26:57Z2020-06-26T17:26:57Z2011https://hdl.handle.net/1884/67347Orientador: Prof. Dr. Luciano Marcio SchererMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e FinançasResumo: No Brasil, as normas contábeis vêm passando por significativas mudanças desde a edição da Lei n 11.638/07, que alterou a Lei no 6.404/76. Posteriormente, foi editada e Lei n 11.941/08 que alterou dispositivos da Lei n 11.638/07 e incluiu novos entendimentos. Por sua vez, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC tem editado diversos documentos que alteram procedimentos contábeis adotados no Brasil. Estas mudanças fazem parte do processo de harmonização da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Porém, para isto, faz-se necessária que os currículos adotados no Brasil se adequem ao padrão mundial. Como forma de padronizar e harmonizar a grade curricular aplicada nos cursos de Ciências Contábeis, um grupo de profissionais, o ISAR/UNCTAD, reuniu-se para elaborar uma proposta mundial a ser adotada por todas as Instituições de Ensino Superior com o intuito de reduzir as disparidades existentes entre os sistemas nacionais de educação no mundo. Além disso, no âmbito nacional, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis vem emitindo diversos pronunciamentos buscando harmonizar entendimentos contábeis com o padrão adotado mundialmente. Um dos principais benefícios da padronizar reside no fato de possibilitar uma melhor comparabilidade entre os dados interpretados independentemente do país em que a empresa esteja instalada, com consequente redução de custo. Assim, a questão de pesquisa consiste em identificar a necessidade de reestruturação curricular no curso de Ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná como consequência da harmonização da ciência contábil, fazendo uma analise comparativa entre o currículo da UFPR com a proposta mundial do ISAR/UNCTAD. Os objetivos específicos são: identificar as disciplinas que compõem o currículo da UFPR; identificar as disciplinas que compõem o currículo proposto pelo ISAR/UNCTAD; identificar as similaridades e divergências entre o currículo proposto pela UFPR; ISAR/UNCTAD, propor um currículo, tendo como base o previsto no ISAR/UNCTAD e propor a inserção do conteúdo de alguns Pronunciamentos Contábeis nas disciplinas básicas do currículo proposto. Assim, foi constatado que, excluindo as disciplinas de conhecimentos gerais em que o documento internacional afirma que deve ser adaptada a realidade do país, todas as demais disciplinas lecionadas na UFPR constavam no currículo proposto pela ISAR/UNCTAD, seja a nível obrigatório ou optativo. Porem, algumas disciplinas consideradas obrigatórias pelo currículo mundial não estavam incluídas no currículo da Instituição analisada. Sendo assim, foi proposto um currículo em que todos os módulos de conhecimentos sugeridos pelo organismo internacional fossem contemplados, incluindo a inserção dos pronunciamentos contábeis nos conteúdos das disciplinas base do curso.51 f.application/pdfContabilidade - NormasContabilidade - LegislaçãoContabilidade - Estudo e ensinoA necessidade de reestruturação curricular no curso de ciências contábeis como consequência da convergência das normas brasileiras às normas internacionais de contabilidade : uma análise comparativa entre o currículo da Universidade Federal do Paraná com a proposta mundial do ISAR/UNCTADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLEANDRO MENEZES RODRIGUES.pdfapplication/pdf4025139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67347/1/LEANDRO%20MENEZES%20RODRIGUES.pdff3baaafc8b9c62b51eb55e7907c1d620MD51open access1884/673472020-06-26 14:26:58.044open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67347Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-26T17:26:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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