Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maziero, Stela Maris Britto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35921
Resumo: Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
id UFPR_9532525859e10ac300569f2b55aa1d53
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35921
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maziero, Stela Maris BrittoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-15T23:29:42Z2020-06-15T23:29:42Z2014https://hdl.handle.net/1884/35921Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/04/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaResumo: Neste trabalho analisa-se as Diretrizes para o Uso das Tecnologias Educacionais do Estado do Paraná publicada em 2010 para entender uma realidade ímpar no que se refere às proposições de formação continuada para utilização das tecnologias na escola resultante de ações políticas do Governo do Paraná. De que forma os conceitos de tecnologia e os processos de mediação presentes nas Diretrizes para o uso das Tecnologias Educacionais, influenciam na formação docente para o uso de tecnologias nas escolas públicas do estado do Paraná? Utilizou-se para tanto a pesquisa qualitativa e a análise documental como encaminhamento investigativo Para proceder a análise documental foram identificadas as unidades de estudo: Conceitos de tecnologia, que foi estudado à luz das contribuições de Sancho (1998),Brito (2006),Brito e Negri Filho (2009), Lévy (1999) e Macluhan (2005); Formação docente para o Uso de Tecnologias, na qual objetivou-se analisar a nova política de formação docente para o uso pedagógico das tecnologias ancoradas no pensamento de Barreto et AL (2006), Brito e Purificação (2006), Kenski (1998), Moran (2007) e Valente (1999) e; Processos de Mediação na qual considerou-se o tema relativo ao uso de tecnologias como discussão vital para a definição de um conceito que subsidia o trabalho do professor, do professor tutor e do assessor de tecnologia, presentes nas diretrizes baseadas nas contribuições de Moran, Masetto e Behrens (2007), com os estudos de Martín-Barbero (2002) ao tratar de mediação cultural voltada para a mediação pedagógica e Feuerstein (1998), que desenvolveu em suas pesquisas a Teoria da Aprendizagem Mediada voltada para a mediação de adultos. A presente pesquisa foi dividida em três etapas: Na primeira, realizou-se um estudo exploratório que originou o referencial teórico para a análise de conteúdo do documento intitulado: Diretrizes para o uso de tecnologias educacionais (2010). A segunda fase constituída da elaboração de instrumentos de coleta de dados: a) quadro de autores; b) quadro de termos chave, e; c) quadro do banco de dados dos artigos resultantes do PDE. Na terceira fase da pesquisa procedeu-se a análise dos dados com enfoque nas unidades de estudo, as quais já eram pré-existentes nas Diretrizes e serviram como categorias de análise, por essa razão optou-se por denominá-las na pesquisa de unidades de análise. A presente pesquisa evidenciou a presença de conceitos de tecnologia física, organizadora e de tecnologia simbólica que devido a sua ênfase como eixo orientador do uso, vem influenciar ou direcionar a instituição de uma política pública de formação continuada voltada para mediação do professor, para além do uso instrumental da tecnologia. Ainda no que diz respeito à mediação, a pesquisa apontou que o documento mostrou-se inovador no que se refere a abordagem dos processos de mediação que foram subdivididos em três categorias assim definidas: professor, professor tutor e do assessor de tecnologias sendo possível constatar que trata-se de uma mediação tecnológica com efeitos de inclusão dos participantes no processo de uma aprendizagem mútua.Abstract: This paper examines whether the Guidelines for the Use of Educational Technology of the State of Paraná in 2010 published an odd fact to understand with regard to the propositions of continuing education for use of technology in school resulting policy actions of the State Government. How technology concepts and processes of mediation present in the Guidelines for the use of Educational Technologies, influence on teacher training for the use of technology in public schools in the state of Parana? Was used for both the qualitative research and documentary analysis as routing investigative to make the documentary analysis units were identified: Concepts of technology, which has been studied in the light of the contributions of Sancho (1998), Brito (2006), Brito and Negri Filho (2009), Levy (1999) and McLuhan (2005); Teacher Training on the Use of Technologies, which aimed to analyze the new politics of teacher training for the pedagogical use of technologies anchored at the thought of Barreto et AL (2006) Purification and Brito (2006), Kenski (1998), Moran (2007) and Valente (1999) and; Mediation Process in which we considered the issue related to the use of technology as a vital discussion to define a concept that subsidizes the work of the teacher, tutor and assessor's technology, based on the present guidelines in contribuições de Moran, Masetto and Behrens (2007), with studies of Martín-Barbero (2002) when dealing with focused on cultural mediation and pedagogical mediation Feuerstein (1998), who developed his research in the theory of Mediated Learning geared for the mediation of adults. This research was divided into three stages: In the first, there was an exploratory study that led to the theoretical framework for analyzing content of the document entitled Guidelines for the use of educational technology (2010). The second phase consists of developing tools for data collection: a) history of authors; b) Table of key terms, and; c) Framework database of articles resulting from the PDE. In the third phase of the research conducted to analyze the data with a focus on units of study, which were pre-existing Guidelines and served as analytical categories, for this reason we chose to refer to them in research units analysis. The present study revealed the presence of physics concepts technology, organizing and symbolic technology due to its emphasis as a guiding shaft use, comes influence or direct the establishment of a public policy of continuing education toward teacher mediation, beyond instrumental use of technology. Even with regard to mediation, the survey indicated that the document proved to be innovative as regards the approach of mediation processes that were subdivided in three classes defined below: teacher, tutor and assessor's technologies was possible to confirm that it is a technological mediation of inclusion of participants in a mutual learning process.143 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesProfessores - Formação - ParanáTecnologia educacionalInovações educacionaisEducaçãoPolítica e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - STELA MARIS BRITTO MAZIERO.pdfapplication/pdf1511570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/1/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdfe27d3db28ca2a0d319e08e34d3054720MD51open accessTEXTR - D - STELA MARIS BRITTO MAZIERO.pdf.txtExtracted Texttext/plain293699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/2/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdf.txte4e4c7284143d3a85bba718c800a16dcMD52open accessTHUMBNAILR - D - STELA MARIS BRITTO MAZIERO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/3/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdf.jpga6ac3f9f41746ec825ddbfa595af02c7MD53open access1884/359212020-06-15 20:29:42.28open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-15T23:29:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
title Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
spellingShingle Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
Maziero, Stela Maris Britto
Dissertações
Professores - Formação - Paraná
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação
title_short Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
title_full Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
title_fullStr Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
title_full_unstemmed Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
title_sort Política e diretrizes para uso de tecnologias educacionais no Paraná : formação e mediação docente(2003-2013)
author Maziero, Stela Maris Britto
author_facet Maziero, Stela Maris Britto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Maziero, Stela Maris Britto
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Professores - Formação - Paraná
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação
topic Dissertações
Professores - Formação - Paraná
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação
description Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T23:29:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T23:29:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35921
url https://hdl.handle.net/1884/35921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/1/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/2/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35921/3/R%20-%20D%20-%20STELA%20MARIS%20BRITTO%20MAZIERO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e27d3db28ca2a0d319e08e34d3054720
e4e4c7284143d3a85bba718c800a16dc
a6ac3f9f41746ec825ddbfa595af02c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898669677608960