A presença de canções na educação matemática: compreensões de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Sidcley Dalmo Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23971
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar compreensões sobre como futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a presença de canções na educação matemática. Especificamente, investigar os conhecimentos desses futuros professores sobre estudos ou práticas em que canções se façam presentes na educação matemática; identificar as contribuições que eles atribuem a essas práticas; e examinar as concepções que possuem acerca da presença do lúdico em atividades desse tipo. Meu interesse pela temática se deu pelo fato de vivenciar práticas educativas similares, por achar importante compreender as compreensões que futuros pedagogos apresentam acerca deste tipo de atividade, considerando a amplitude de elementos que integram a investigação em educação matemática, pela necessidade de uma formação docente criativa que busque modificar o olhar receoso que muitos estudantes e, também, professores, ainda possuem acerca da disciplina matemática. De abordagem qualitativa, a pesquisa se configura como etnopesquisa-formação, considerando a necessidade dos sujeitos pesquisados e pesquisador buscarem, de forma conjunta, a construção de novos conhecimentos acerca da temática tratada. Nela, utilizei questionários e grupos dialógico-cancionais para a coleta de informações. No contexto da investigação, a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudantes do curso de Pedagogia integraram os sujeitos da pesquisa. Com um aporte bastante heterogêneo de referenciais teóricos, pude entrelaçar as informações obtidas mediante o contato com os estudantes, convergindo, por vezes, mas, também, suscitando conflitos entre o discurso teórico e a prática experenciada pelos sujeitos em questão. O olhar para a presença de canções na educação matemática provocou reflexões acerca da necessidade de uma formação lúdica e da promoção de experiências que contribuam para o despertar deste aspecto. As descobertas, neste processo investigativo, convergiram para responder às questões levantadas, revelou temáticas não previstas anteriormente e mostraram a importância de se pesquisar a própria prática, principalmente pelo futuro professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste caso, potencializado por um processo ambíguo de pesquisa e formação, onde, mediante discussão coletiva, em que o discurso teórico esteve horizontalizado ao prático, permitiu-se aos atores envolvidos transformar seus conhecimentos, no que acredito termos constituídos uma verdadeira pesquisa-formação.
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Meu interesse pela temática se deu pelo fato de vivenciar práticas educativas similares, por achar importante compreender as compreensões que futuros pedagogos apresentam acerca deste tipo de atividade, considerando a amplitude de elementos que integram a investigação em educação matemática, pela necessidade de uma formação docente criativa que busque modificar o olhar receoso que muitos estudantes e, também, professores, ainda possuem acerca da disciplina matemática. De abordagem qualitativa, a pesquisa se configura como etnopesquisa-formação, considerando a necessidade dos sujeitos pesquisados e pesquisador buscarem, de forma conjunta, a construção de novos conhecimentos acerca da temática tratada. Nela, utilizei questionários e grupos dialógico-cancionais para a coleta de informações. No contexto da investigação, a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudantes do curso de Pedagogia integraram os sujeitos da pesquisa. Com um aporte bastante heterogêneo de referenciais teóricos, pude entrelaçar as informações obtidas mediante o contato com os estudantes, convergindo, por vezes, mas, também, suscitando conflitos entre o discurso teórico e a prática experenciada pelos sujeitos em questão. O olhar para a presença de canções na educação matemática provocou reflexões acerca da necessidade de uma formação lúdica e da promoção de experiências que contribuam para o despertar deste aspecto. As descobertas, neste processo investigativo, convergiram para responder às questões levantadas, revelou temáticas não previstas anteriormente e mostraram a importância de se pesquisar a própria prática, principalmente pelo futuro professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste caso, potencializado por um processo ambíguo de pesquisa e formação, onde, mediante discussão coletiva, em que o discurso teórico esteve horizontalizado ao prático, permitiu-se aos atores envolvidos transformar seus conhecimentos, no que acredito termos constituídos uma verdadeira pesquisa-formação.Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo los futuros maestros en los primeros años de la educación primaria comprenden la presencia de canciones en la educación matemática. En específico, investigar el conocimiento de estos futuros maestros en el estudio o prácticas en que canciones están presentes en la educación matemática; identificar las contribuciones que atribuyen a estas prácticas; y examinar los puntos de vista que poseen sobre la presencia del lúdico en actividades de este tipo. Mi interés por el tema se debe a la experiencia con prácticas educativas similares, así como por creer ser importante ‘entender el entendimiento’ que los futuros maestros tienen sobre este tipo de actividad, considerando la amplitud de elementos que integran la investigación en educación matemática, la necesidad de formación docente creativa y la importancia de buscar el cambio en la mirada temerosa que muchos estudiantes y maestros poseen acerca de las matemáticas. De enfoque cualitativo, la investigación se configura como etnopesquisa-formación, que considera la necesidad de los sujetos involucrados (investigados e investigador), buscaren utilizar los nuevos conocimientos sobre el tema tratado. En ella, utilicé cuestionarios y grupos dialógico-cancional para recopilar informaciones. En el contexto de la investigación, la Facultad de Educación (FACED) de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), donde los estudiantes de la Facultad de Educación fueron los sujetos de la investigación. Con un marco teórico muy heterogéneo, pudo entrelazar las informaciones obtenidas por el contacto con los estudiantes, convergiendo, por veces, pero, suscitando también conflictos entre el discurso teórico y la práctica vivida por los sujetos en cuestión. La mirada hacia la presencia de canciones en la educación matemática provocó reflexiones sobre la necesidad de una formación lúdica y la importancia de ofrecer experiencias que contribuyan para el despertar de este aspecto. Los resultados de este proceso investigativo convergieron a la contestación de las preguntas hechas, revelaron temas no previstos anteriormente, y mostraron la importancia de la investigación de la práctica en sí, principalmente por el futuro maestro de los primeros años de la escuela primaria, en este caso, potencializada por un proceso ambiguo de investigación y formación, donde, mediante a la discusión colectiva, en que el discurso teórico mantuve una relación horizontal con la práctica, se permitió a los actores involucrados transformar sus conocimientos, lo que creo constituirse una verdadera investigación-formaciónSubmitted by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-14T15:17:18Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_SIDCLEY_FINAL_2017 (1).pdf: 1541361 bytes, checksum: bcb1403a22c5c598036775df764e511e (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-14T15:17:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_SIDCLEY_FINAL_2017 (1).pdf: 1541361 bytes, checksum: bcb1403a22c5c598036775df764e511e (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-14T15:17:39Z (GMT). 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