Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Filho, Ronie
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28438
Resumo: Anexos
id UFPR_97075c67a0e9e6ee65e9736cb9a8a0e8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28438
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cardoso Filho, RonieUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMichelotto, Regina Maria, 1941-2022-10-24T17:40:18Z2022-10-24T17:40:18Z2004Enchttps://hdl.handle.net/1884/28438AnexosOrientadora: Regina Maria MichelottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: Análise da rede escolar das séries iniciais mantida pelo Município de Castro, Paraná, rural e urbana, sob enfoque crítico, no sentido de evidenciar a presença de elementos provindos da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa no cotidiano escolar e nos eventos que põem em contato a escola e a sociedade. Informa sobre coleção de objetos e imagens existentes no recinto escolar. Descreve eventos públicos e competições entre as unidades de ensino. Discorre sobre contribuições importantes de pesquisadores quanto à abordagem de ensino dos meios de comunicação, sobre movimentos culturais mundializados e a atuação da indústria cultural no presente momento econômico.Traz informações contextuais locais quanto a escolas, professores e alunos da rede municipal. Apóia-se em dados quantitativos: registros fotográficos da totalidade de salas de aula, e estatísticos quanto ao funcionamento das escolas. Quanto aos docentes, apresenta dados qualitativos provenientes de questionários respondidos pelos funcionários públicos estudados. Constata a necessidade de abordagem pedagógica da questão dos meios de comunicação de massa e propõe medidas de gestão do tema ligadas à esfera de atuação do governo municipal, através de sua secretaria de educação.Abstract: This essay analyses the children's public school network provided by the town of Castro, Paraná, in rural and town places, from a critical standpoint, with the purpose of detaching the existence of items originated in cultural industry and the mass media at the school's daywork and at the events where schools and society get in touch. Refers to collections of objects and images present in school places. Describes public meetings and inter-school competitions. Covers the most relevant contributions of thinkers to the topic of media education, as well as about globalized culture movements and cultural industry practices in today's economy. Makes a parallel from theories and local data about schools, teachers and students of Castro's network. It is based in quantitative data as classroom pictures registration and statistics related to the schools; as well as in qualitative indications from personal assumptions made by the teachers when answering proposed questions. Perceives the necessity of a specific pedagogical approach to mass media and proposes management measures to be implemented by the town's govemment, through its education secretary.xi, 147 f. : il., grafs., tabs.application/pdfEscolas publicasIndustria culturalMeios de comunicaçaoSistemas de escolas municipaisComunicação de massa na educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoTudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RONIE CARDOSO FILHO.pdfapplication/pdf6209427https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/1/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdfb73347763fba7c9c2c6e37f4039625deMD51open accessTEXTR - D - RONIE CARDOSO FILHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain272173https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/2/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdf.txt55eea35d96664d07bc744ecdd9ba78a0MD52open accessTHUMBNAILR - D - RONIE CARDOSO FILHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/3/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdf.jpgd13bed0f318c7605313206075eefd28dMD53open access1884/284382022-10-24 14:40:18.095open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28438Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T17:40:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
title Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
spellingShingle Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
Cardoso Filho, Ronie
Escolas publicas
Industria cultural
Meios de comunicaçao
Sistemas de escolas municipais
Comunicação de massa na educação
Redação acadêmica
Educação
title_short Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
title_full Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
title_fullStr Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
title_full_unstemmed Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
title_sort Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro
author Cardoso Filho, Ronie
author_facet Cardoso Filho, Ronie
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Filho, Ronie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Michelotto, Regina Maria, 1941-
contributor_str_mv Michelotto, Regina Maria, 1941-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas
Industria cultural
Meios de comunicaçao
Sistemas de escolas municipais
Comunicação de massa na educação
Redação acadêmica
Educação
topic Escolas publicas
Industria cultural
Meios de comunicaçao
Sistemas de escolas municipais
Comunicação de massa na educação
Redação acadêmica
Educação
description Anexos
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T17:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T17:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Enc
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28438
identifier_str_mv Enc
url https://hdl.handle.net/1884/28438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 147 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/1/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/2/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28438/3/R%20-%20D%20-%20RONIE%20CARDOSO%20FILHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b73347763fba7c9c2c6e37f4039625de
55eea35d96664d07bc744ecdd9ba78a0
d13bed0f318c7605313206075eefd28d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898884172218368