O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sens, Tânia Pereira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53995
Resumo: Orientador : Dalessandro Pinheiro
id UFPR_985ef7a00e464550d3ed9c6b1cddf333
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53995
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sens, Tânia Pereira da SilvaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaPinheiro, Dalessandro de Oliveira2019-12-19T13:45:01Z2019-12-19T13:45:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/53995Orientador : Dalessandro PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. (BRASIL, 2012). O Município de Cascavel, cidade situada no Oeste Paranaense, aderiu ao Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pelo Governo Federal. Esse Programa tem como objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, assim, proporciona ações articuladas de formação continuada, utilização de materiais didáticos e pedagógicos, avaliação, gestão e mobilização social. O presente trabalho busca conhecer como funciona o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e refletir acerca de indagações que envolvem a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cascavel, a partir de sua participação no Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).16 p.application/pdfProfessores alfabetizadores - FormaçãoEducação infantilO Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas consideraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - TANIA PEREIRA DA SILVA SENS.pdfapplication/pdf514113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53995/1/R%20-%20E%20-%20TANIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA%20SENS.pdfbaa463bea02ece1fc28c0d1255b1c71bMD51open access1884/539952019-12-19 10:45:01.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T13:45:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
title O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
spellingShingle O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
Sens, Tânia Pereira da Silva
Professores alfabetizadores - Formação
Educação infantil
title_short O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
title_full O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
title_fullStr O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
title_full_unstemmed O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
title_sort O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
author Sens, Tânia Pereira da Silva
author_facet Sens, Tânia Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Sens, Tânia Pereira da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
contributor_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores alfabetizadores - Formação
Educação infantil
topic Professores alfabetizadores - Formação
Educação infantil
description Orientador : Dalessandro Pinheiro
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T13:45:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-19T13:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53995
url https://hdl.handle.net/1884/53995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53995/1/R%20-%20E%20-%20TANIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA%20SENS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv baa463bea02ece1fc28c0d1255b1c71b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860670214373376