O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53995 |
Resumo: | Orientador : Dalessandro Pinheiro |
id |
UFPR_985ef7a00e464550d3ed9c6b1cddf333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53995 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sens, Tânia Pereira da SilvaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaPinheiro, Dalessandro de Oliveira2019-12-19T13:45:01Z2019-12-19T13:45:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/53995Orientador : Dalessandro PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. (BRASIL, 2012). O Município de Cascavel, cidade situada no Oeste Paranaense, aderiu ao Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pelo Governo Federal. Esse Programa tem como objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, assim, proporciona ações articuladas de formação continuada, utilização de materiais didáticos e pedagógicos, avaliação, gestão e mobilização social. O presente trabalho busca conhecer como funciona o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e refletir acerca de indagações que envolvem a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cascavel, a partir de sua participação no Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).16 p.application/pdfProfessores alfabetizadores - FormaçãoEducação infantilO Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas consideraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - TANIA PEREIRA DA SILVA SENS.pdfapplication/pdf514113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53995/1/R%20-%20E%20-%20TANIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA%20SENS.pdfbaa463bea02ece1fc28c0d1255b1c71bMD51open access1884/539952019-12-19 10:45:01.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T13:45:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
title |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
spellingShingle |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações Sens, Tânia Pereira da Silva Professores alfabetizadores - Formação Educação infantil |
title_short |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
title_full |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
title_fullStr |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
title_full_unstemmed |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
title_sort |
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cascavel : algumas considerações |
author |
Sens, Tânia Pereira da Silva |
author_facet |
Sens, Tânia Pereira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sens, Tânia Pereira da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Dalessandro de Oliveira |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Dalessandro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores - Formação Educação infantil |
topic |
Professores alfabetizadores - Formação Educação infantil |
description |
Orientador : Dalessandro Pinheiro |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T13:45:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-19T13:45:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53995 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53995/1/R%20-%20E%20-%20TANIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA%20SENS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
baa463bea02ece1fc28c0d1255b1c71b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898825462448128 |