Problemas de compreensão oral inglesa por brasileiros
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24459 |
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Bley, Flavia RochaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWatkins, Michael Alan, 1944-2020-05-18T13:43:23Z2020-05-18T13:43:23Z2004https://hdl.handle.net/1884/24459Orientador: Michael WatkinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Defesa: Curitiba, 27/08/2004Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Teorias de aquisição de segunda línguaResumo : A presente dissertação revê alguns modelos da compreensão de fala em L1 e L2 e sumariza alguns problemas enfrentados por ouvintes de segunda língua. Ela também aborda as diferenças fonológicas entre o inglês e o português brasileiro no que diz respeito à estrutura silábica, acento, ritmo e modificações fonológicas. A pesquisa descrita nesta dissertação consiste da investigação de alguns erros feitos por alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira ao ouvir um texto autêntico em L2. Uma entrevista com um falante americano foi utilizada como teste, que consistia de 92 frases cortadas e com a inserção de silêncios entre elas, para que os participantes pudessem ouvir e transcrever imediatamente. Na análise dessas frases, apesar de os problemas causados pelos aspectos fônicos serem a maioria, foi percebido que o desconhecimento sintático e lexical também são muito importantes. Também foi mostrado que os erros dos alunos seguem um padrão, como manter a métrica, manter o ataque das palavras e/ou sílabas acentuadas e também a tendência de ouvir um som cujo lugar de articulação é o mesmo ou próximo do som pronunciado. A pesquisa endossa a dificuldade que os alunos têm ao ouvir o inglês fora do contexto de sala de aula.Abstract : The present thesis reviews some LI and L2 speech comprehension models and summarizes some problems faced by second language listeners. It also looks at the phonological differences between English and Brazilian Portuguese concerning syllable structure, stress, rhythm and phonological modifications. The research in this thesis consists of the investigation of some mistakes made by Brazilian students of English as a foreign language when listening to authentic oral text in L2. An interview with an American speaker was used as a test, containing 92 phrases with some periods of silence inserted among them, so that the participants could listen and transcribe immediately. When analyzing these phrases, it was noticed that even though the phonic aspects were the majority, the syntactic and lexical knowledge are really important. It was further shown that the participants' mistakes follow a pattern, such as maintaining the metrical structure and the onset of stressed words and/or syllables and also the tendency to hear a sound whose place of articulation is the same or close to the sound uttered. The research confirms the difficulty faced by students when listening to English outside the classrooms.ix, 96 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoAquisiçao de segunda linguagem - BrasileirosConscientização da linguagemDissertações - LetrasProblemas de compreensão oral inglesa por brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - BLEY, FLAVIA ROCHA.pdfapplication/pdf3872691https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24459/1/D%20-%20BLEY%2c%20FLAVIA%20ROCHA.pdfba0d6721ddb03ae8a28cb374eb3ffec1MD51open accessTEXTD - BLEY, FLAVIA ROCHA.pdf.txtExtracted Texttext/plain258250https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24459/2/D%20-%20BLEY%2c%20FLAVIA%20ROCHA.pdf.txt47972111cea58cf7443a642366405b76MD52open accessTHUMBNAILD - BLEY, FLAVIA ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24459/3/D%20-%20BLEY%2c%20FLAVIA%20ROCHA.pdf.jpgc2c08dacd474c5f734ce3d53344ce157MD53open access1884/244592020-05-18 10:43:23.443open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-18T13:43:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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