Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilthauer, Marisa Inês
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33193
Resumo: Orientador: Cris Betina Schlemer
id UFPR_99175083c21ec807423d4723ff5cb6f4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33193
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bilthauer, Marisa InêsUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoSchlemer, Cris Betina2022-07-21T16:47:07Z2022-07-21T16:47:07Z2011https://hdl.handle.net/1884/33193Orientador: Cris Betina SchlemerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: A presente pesquisa se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresentada à UFPR, como critério para a conclusão do Curso de Especialização em Mídias Integradas à Educação. O tema escolhido para a realização desta pesquisa foi "Qual a importância do uso do vídeo nas aulas de Biologia do Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Paranavaí?". Desenvolveu-se primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a importância do uso do vídeo em sala de aula; aspectos positivos e negativos de sua utilização e finalmente, a sua importância para o ensino da Biologia, propriamente dito. Num segundo momento, foi aplicado um questionário aos professores de Biologia de 11 colégios estaduais de Paranavaí-PR, com o objetivo de identificar a freqüência do uso do vídeo nas aulas de Biologia e os aspectos pedagógicos relacionados à sua utilização. Todos os professores entrevistados afirmaram utilizar o vídeo nas aulas de Biologia e que esse uso lhes trouxe benefício para a prática pedagógica. Para os professores, o uso do vídeo nas aulas de Biologia é importante porque contribui nos seguintes aspectos pedagógicos: auxilia na fixação dos conteúdos de Biologia; demonstra processos biológicos; auxilia na ilustração/visualização dos conteúdos; auxilia no processo ensino/aprendizagem; desperta o interesse e motiva os alunos; torna as aulas mais dinâmicas; é um elemento facilitador; facilita o entendimento do conteúdo abordado; estimula a discussão; incentiva a pesquisa; aproxima o conteúdo da realidade e melhora o desempenho nas provas. Os conteúdos de Biologia nos quais os professores mais utilizam o vídeo em prática docente são: Citologia; Classificação dos Seres Vivos; Anatomia e Fisiologia Humana; Genética; Ecologia; Evolução; Embriologia; Histologia; e Origem do Universo. Quanto às dificuldades em usar o vídeo em sala de aulas, as principais são: equipamentos com problemas, dificuldade em encontrar vídeos adequados ao conteúdo; dificuldade em encontrar, baixa e converter vídeos; falta de sala de projeção e falta de tempo do professor. O vídeo quando utilizado pelo professor de forma consciente e planejada, atendendo objetivos pré-estabelecidos, é um excelente recurso pedagógico, facilitando o processo ensino/aprendizagem, mas para isso é fundamental a organização e o planejamento quanto ao uso deste1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoBiologia - Estudo e ensinoImportância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARISA INES BILTHAUER.pdfapplication/pdf337269https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/1/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf959588090d5aefb7b314ea1042788bc3MD51open accessTEXTMARISA INES BILTHAUER.pdf.txtExtracted Texttext/plain112533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/2/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf.txt19e1b5707b313ecd2a0962b825cd51f9MD52open accessTHUMBNAILMARISA INES BILTHAUER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/3/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf.jpge96b0a5c2c5dc396602e96fe95898b27MD53open access1884/331932022-07-21 13:47:07.521open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-21T16:47:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
title Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
spellingShingle Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
Bilthauer, Marisa Inês
Tecnologia e educaçao
Biologia - Estudo e ensino
title_short Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
title_full Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
title_fullStr Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
title_full_unstemmed Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
title_sort Importância das mídias na educação : uma aplicação do vídeo nas aulas de biologia das escolas estaduais de Paranavaí
author Bilthauer, Marisa Inês
author_facet Bilthauer, Marisa Inês
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilthauer, Marisa Inês
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlemer, Cris Betina
contributor_str_mv Schlemer, Cris Betina
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educaçao
Biologia - Estudo e ensino
topic Tecnologia e educaçao
Biologia - Estudo e ensino
description Orientador: Cris Betina Schlemer
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T16:47:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-21T16:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33193
url https://hdl.handle.net/1884/33193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/1/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/2/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33193/3/MARISA%20INES%20BILTHAUER.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 959588090d5aefb7b314ea1042788bc3
19e1b5707b313ecd2a0962b825cd51f9
e96b0a5c2c5dc396602e96fe95898b27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860583622967296