Investigando as marcas de interação discursiva em textos argumentativos na Revista The New Yorker
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/49311 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Lígia Negri |
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Monte Júnior, José Orlando Cardoso doUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasNegri, Ligia2020-04-27T21:17:33Z2020-04-27T21:17:33Z2017https://hdl.handle.net/1884/49311Orientadora : Profª. Drª. Lígia NegriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/02/2017Inclui referências : f. 68-70Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: Analisamos artigos de opinião publicados na revista americana The New Yorker a fim de investigar estratégias de interação discursiva na modalidade escrita da língua inglesa. A análise se concentra em elementos metadiscursivos que explicitam a influência da audiência imaginada na construção dos efeitos de sentido no discurso (Thompson, 2001; Hyland, 2004; 2005). O principal elemento é a inclusão da voz do destinatário no texto ("the reader-in-the-text", Thompson e Thetela, 1995), que revela a projeção do ethos discursivo do enunciador (Maingueneau, 2011) em relação ao pathos de seu interlocutor presumido. As evidências linguísticas que fundamentam nossa pesquisa apontam para a recorrência de traços interacionais no discurso argumentativo, entre os quais se destacam perguntas retóricas, dirigidas ou atribuídas ao interlocutor; estruturas concessivas; e o uso argumentativo de pronomes. Por meio da análise de nosso corpus, propomos que o metadiscurso interacional (Hyland, 2005) deve informar o desenvolvimento do conhecimento necessário à recepção e à produção de textos argumentativos, o que discutimos à luz de estudos do discurso. Palavras-chave: Metadiscurso interacional. Ethos. Língua inglesa. Análise do discurso.Abstract: We analyze opinion articles published in The New Yorker magazine in order to investigate discursive interaction strategies in written English. The analysis focuses on metadiscursive elements that make explicit the influence of the imagined audience on the construction of meaning in discourse (Thompson 2001; Hyland 2004, 2005). The main element is the inclusion of the reader's voice in the text (Thompson and Thetela, 1995), which reveals the projection of the writer's discursive ethos (Maingueneau, 2011) in relation to the pathos of its presumed reader. The linguistic evidence on which our research is based points to the recurrence of interactional traits in argumentative discourse, among which are highlighted rhetorical questions, addressed or attributed to the interlocutor; concessive structures; and the argumentative use of pronouns. Through the analysis of our corpus, we propose that interactional metadiscourse (Hyland, 2005) should inform the development of the necessary knowledge for the reception and production of argumentative texts, which we discuss in the light of discourse studies. Key words: Interactional metadiscourse. Ethos. English language. Discourse analysis.99 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasLíngua inglesa - PeriódicosAnálise do discursoNew Yorker (New York, N.Y. : 1925)Investigando as marcas de interação discursiva em textos argumentativos na Revista The New Yorkerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOSE ORLANDO CARDOSO DO MONTE JUNIOR.pdfapplication/pdf2453516https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49311/1/R%20-%20D%20-%20JOSE%20ORLANDO%20CARDOSO%20DO%20MONTE%20JUNIOR.pdf2d017f25c1b6afa01cde9bfb5c5f6a20MD51open access1884/493112020-04-27 18:17:33.997open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49311Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-27T21:17:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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