Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Cibelli Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87781
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimer
id UFPR_998b8971cd089ac02839d708537a733e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87781
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaZimer, Tania Teresinha BrunsBelo, Cibelli Batista2024-05-03T14:32:22Z2024-05-03T14:32:22Z2023https://hdl.handle.net/1884/87781Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns ZimerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/12/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências e em MatemáticaResumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática no processo formativo de futuros professores da Educação Infantil, no município de Irati/PR. A coleta de dados ocorreu em duas fases distintas: durante um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, ministrado pela pesquisadora para os 30 estudantes da disciplina; e durante o estágio de docência de uma estagiária da mesma turma do curso. Os instrumentos de coleta de dados incluíram roteiro de observações, diário de campo, questionários, entrevistas, gravações em vídeos, além das atividades desenvolvidas durante o curso e do planejamento da estagiária. Na etapa de análise dos dados, conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), foram identificadas e sistematizadas duas categorias principais: Conhecimentos matemáticos na Educação Infantil e Modelagem Matemática como prática pedagógica. A partir dessas categorias, compreendeu-se que a abordagem da Modelagem Matemática na formação inicial de professores para a Educação Infantil gerou modificações nos entendimentos dos participantes, promoveu reflexões relacionadas a essa vertente e proporcionou novos conhecimentos sobre o trabalho pertinente à Matemática com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Essa abordagem permitiu que os participantes ampliassem seus conhecimentos acerca de noções e conceitos matemáticos, bem como sobre a Modelagem Matemática como prática pedagógica na perspectiva da Educação Matemática. Destacou-se, assim, sua contribuição ao possibilitar que os futuros professores conhecessem alternativas de trabalho com as crianças, buscando o desenvolvimento integral a partir de conhecimentos prévios, interesses e curiosidades dos estudantes, permitindo que as crianças se tornassem protagonistas dos seus próprios conhecimentos.Abstract: This research, of a qualitative nature, had the general objective of analyzing the contributions of Mathematical Modeling in Mathematics Education in the training process of future Early Childhood Education teachers, in the city of Irati/PR. Data collection took place in two distinct phases: during a course on Mathematical Modeling in Mathematics Education, taught by the researcher to the 30 students in the discipline; and during the teaching internship of an intern from the same course class. The data collection instruments included an observation script, field diary, questionnaires, interviews, video recordings, in addition to the activities developed during the course and the intern's planning. In the data analysis stage, conducted through Discursive Textual Analysis (ATD), two main categories were identified and systematized: Mathematical knowledge in Early Childhood Education and Mathematical Modeling as a pedagogical practice. From these categories, it was understood that the Mathematical Modeling approach in the initial training of teachers for Early Childhood Education generated changes in the participants' understanding, promoted reflections related to this aspect and provided new knowledge about the work relevant to Mathematics with children aged 0 to 5 years and 11 months. This approach allowed participants to expand their knowledge about mathematical notions and concepts, as well as about Mathematical Modeling as a pedagogical practice from the perspective of Mathematics Education. Therefore, his contribution stood out in enabling future teachers to learn about alternative ways of working with children, seeking integral development based on the students’ prior knowledge, interests and curiosities, allowing children to become protagonists of their own knowledge.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação infantilProfessores - FormaçãoPrática de ensinoMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaFormação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CIBELLI BATISTA BELO.pdfapplication/pdf6218068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87781/1/R%20-%20T%20-%20CIBELLI%20BATISTA%20BELO.pdffd7454fbaa074f3d82b79867b472b680MD51open access1884/877812024-05-03 11:32:22.813open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87781Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-03T14:32:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
title Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
spellingShingle Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
Belo, Cibelli Batista
Educação infantil
Professores - Formação
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
title_full Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
title_fullStr Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
title_full_unstemmed Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
title_sort Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
author Belo, Cibelli Batista
author_facet Belo, Cibelli Batista
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zimer, Tania Teresinha Bruns
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Cibelli Batista
contributor_str_mv Zimer, Tania Teresinha Bruns
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professores - Formação
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Educação infantil
Professores - Formação
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimer
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-03T14:32:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-03T14:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87781
url https://hdl.handle.net/1884/87781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87781/1/R%20-%20T%20-%20CIBELLI%20BATISTA%20BELO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd7454fbaa074f3d82b79867b472b680
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898827193647104