A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artigas, Nádia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33339
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_9a32788a28badb526ab8de5224eeaceb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33339
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Artigas, NádiaSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-01T16:45:43Z2020-10-01T16:45:43Z2013https://hdl.handle.net/1884/33339Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2013Bibliografia: f. 144-150Resumo: Analisar a hora-atividade como uma política educacional, portanto, pública, exige um certo esforço no sentido de compreender os determinantes e as condições nas quais este espaço/tempo do professor e da escola vem sendo implementado, tendo em vista um movimento político muito mais amplo, relativo ao sistema educacional no Brasil. Portanto, tomando como ponto de partida os dados obtidos, entre informações coletadas junto às escolas públicas estaduais, documentos e legislação referente à hora-atividade, bem como os fundamentos teóricos produzidos sobre o tema analisou-se, a partir do referencial teórico do ciclo de políticas, como ocorreu o processo de implantação da política para a hora-atividade no Estado do Paraná, até os dias atuais, no sentido de investigar e compreender como esta política foi e ainda está sendo conduzida pelo Estado, diante das suas relações com a sociedade. Nesse sentido para o processo de análise da hora-atividade como política pública estabelecemos os seguintes objetivos: destacar, no processo de efetivação da hora-atividade aspectos conceituais que tomam este período de tempo da escola como um espaço que deve permitir aos professores articular teoria e prática no planejamento e desenvolvimento das ações pedagógicas em sala de aula; esclarecer, na perspectiva histórica, o papel do Estado e as suas relações com a Sociedade, na formulação das políticas educacionais entre as quais a que estabelece a hora-atividade; compreender, a partir da produção científica sobre o tema e dos documentos consultados, a forma como a hora-atividade vem sendo definida e os limites à sua efetivação, tendo em vista o trabalho docente. Neste processo investigativo, além de analisar aspectos conceituais, históricos, políticos e legais, buscou-se fundamentar a elaboração de subsídios que contribuam para analisar a implantação da hora-atividade como espaço destinado ao trabalho pedagógico e formativo para além da sala de aula.Abstract: Analyze the time-activity as a public, educational policy, requires a certain effort to understand the determinants and the conditions under which this space/time of the teacher and the school has been implemented, with a view to a much broader political movement on the educational system in Brazil. Therefore, taking as a starting point the data obtained from information collected by the State public schools, documents and legislation relating to the time-activity, as well as the theoretical foundations produced on the theme analyzed, from the policy cycle approach, as the policy deployment process for time-activity in the State of Paraná, to the present day, in order to investigate and understand how this policy was and is still being conducted by the State, on their relations with the society. In this sense to the process of analysis of time-activity as public policy we have established the following goals: highlight, in the process of execution of time-activity conceptual aspects that take this period of time the school as a place that should allow teachers articulate theory and practice in planning and development of pedagogical actions in the classroom; to clarify, in historical perspective, the role of the State and its relations with society, in the formulation of educational policies including the one that establishes the time-activity; understand, from the scientific literature on the subject and documents consulted, how the time-activity has been set and the limits to its implementation, with a view to teaching work. In this investigative process, as well as analyze conceptual aspects, legal, historical, political and sought to justify the development of subsidies that contribute to analyze the implementation of time-activity as a space for the pedagogical work and training beyond the classroom.145 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoPratica de ensinoEscolas publicas - ParanáEducação - Aspectos políticosEducaçãoA política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma fotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NADIA ARTIGAS.pdfapplication/pdf1217123https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/1/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdfb4525890bd1cb320974db06f9dd4e684MD51open accessTEXTR - D - NADIA ARTIGAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain289557https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/2/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdf.txtc02a23a4ae6a50cfd588f5bb4c731b2fMD52open accessTHUMBNAILR - D - NADIA ARTIGAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/3/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdf.jpg2d2ba4bd487b06e098d6cbe057c1b85cMD53open access1884/333392020-10-01 13:45:43.394open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33339Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T16:45:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
title A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
spellingShingle A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
Artigas, Nádia
Dissertações - Educação
Pratica de ensino
Escolas publicas - Paraná
Educação - Aspectos políticos
Educação
title_short A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
title_full A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
title_fullStr A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
title_full_unstemmed A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
title_sort A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
author Artigas, Nádia
author_facet Artigas, Nádia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Artigas, Nádia
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Pratica de ensino
Escolas publicas - Paraná
Educação - Aspectos políticos
Educação
topic Dissertações - Educação
Pratica de ensino
Escolas publicas - Paraná
Educação - Aspectos políticos
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-01T16:45:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-01T16:45:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33339
url https://hdl.handle.net/1884/33339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/1/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/2/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33339/3/R%20-%20D%20-%20NADIA%20ARTIGAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4525890bd1cb320974db06f9dd4e684
c02a23a4ae6a50cfd588f5bb4c731b2f
2d2ba4bd487b06e098d6cbe057c1b85c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898787314204672