Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forti, Pedro, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72755
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Carlos Korelo
id UFPR_9aa8b3467a1b852760383b8cf26f2a34
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72755
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Forti, Pedro, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoKorelo, José Carlos, 1978-2021-12-20T17:19:10Z2021-12-20T17:19:10Z2021https://hdl.handle.net/1884/72755Orientador: Prof. Dr. José Carlos KoreloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 23/02/2021Inclui referências: p. 63-70Área de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do ConsumidorResumo: No mundo social do futebol, os clubes têm buscado uma tomada de decisão cada vez mais baseada em resultados científicos para melhorar a sua capacidade de financiamento em consonância com o entendimento e conexão com a realidade de seus consumidores, os torcedores e fãs do esporte. Em particular, a interação destes com a figura do diretor técnico (ou treinador) pode ser explorada como um elemento influente sobre a projeção e avaliação de tendências de desempenho da equipe através da Teoria do Fresh Start. Basicamente, os indivíduos podem ser colocados em um mindset de recomeço independente das condições passadas, ou seja, a motivação da torcida pode ser direcionada a partir do evento de troca (ou continuidade) neste comando técnico, com reflexos na disposição dos torcedores em ocupar o espaço dos estádios através do consumo de ingressos. Visando investigar esse efeito, este estudo objetiva verificar variações no comportamento de compra de consumidores provocadas por essa mudança de comando tendo em vista as projeções desses consumidores sobre os resultados incertos associados ao momento da compra. Para tanto, vale-se de uma modelagem linear baseada em uma pesquisa arquivística sobre dados secundários aplicada ao contexto apresentado, no qual este fenômeno se constitui, podendo inverter a preferência do consumidor diante da incerteza em relação ao desfecho do campeonato, cujo efeito direto se mostrou positivo. Além de contribuir para a literatura relacionada à motivação dos consumidores através da verificação de um pressuposto de observação individual de tendências em uma arena social, esta pesquisa visa fornecer insights à gestão esportiva não apenas em torno dessa composição de um projeto técnico, mas também diante de uma agenda de pesquisa que leva em conta os fatores de influência sobre a venda de ingressos, com consequências à iniciativa de financiamento orgânico dos clubes e organizações sociais responsáveis pela produção esportiva.Abstract: In the social world of football, clubs have sought to make decisions increasingly based on scientific results to improve their financing capacity in line with the understanding and connection with the reality of their consumers, the supporters or fans. In particular, the interaction with the manager figure can be explored as na influential element for projecting and evaluating team performance trends through the Fresh Start Theory. Basically, consumers can be affected in a restarting mindset regardless of past conditions, that is, a motivation of the fans can be directed from the exchange (or continuity) event in this technical command, with reflexes in the fans' willingness to occupy space of the stadiums through consumption of tickets. In order to investigate this effect, this study aims to verify variations in the purchasing behavior of consumers caused by this change of command in view of the consumer projections about the uncertain results associated with the moment of purchase. For that, it uses a linear modeling based on archival research on secondary data applied to the presented context, in which this phenomenon is caused, being able to invert the consumer preference in view of the uncertainty regarding the outcome of the championship, whose direct effect proved to be positive. In addition to contributing to the literature related to consumer motivation by verifying an assumption of individual observation of trends in a social arena, this research provides insights for sports management not only around this composition of a coach project but a research agenda which considers the factors of influence on ticket sales, with consequences for the initiative of organic financing of clubs and social associations through sports production.1 arquivo (72 p.) : il.application/pdfMarketing esportivoConsumidoresFutebol - TorcedoresAdministraçãoChopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PEDRO FORTI.pdfapplication/pdf1454591https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72755/1/R%20-%20D%20-%20PEDRO%20FORTI.pdff8ae6e68ec9f1ceac71a2d81f33b43e7MD51open access1884/727552021-12-20 14:19:10.339open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72755Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T17:19:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
title Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
spellingShingle Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
Forti, Pedro, 1993-
Marketing esportivo
Consumidores
Futebol - Torcedores
Administração
title_short Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
title_full Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
title_fullStr Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
title_full_unstemmed Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
title_sort Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
author Forti, Pedro, 1993-
author_facet Forti, Pedro, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Forti, Pedro, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Korelo, José Carlos, 1978-
contributor_str_mv Korelo, José Carlos, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Consumidores
Futebol - Torcedores
Administração
topic Marketing esportivo
Consumidores
Futebol - Torcedores
Administração
description Orientador: Prof. Dr. José Carlos Korelo
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T17:19:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T17:19:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72755
url https://hdl.handle.net/1884/72755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (72 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72755/1/R%20-%20D%20-%20PEDRO%20FORTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8ae6e68ec9f1ceac71a2d81f33b43e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898760779988992