Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Douglas Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45045
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Adriana de Paula Lacerda Santos
id UFPR_9bb14d1d4f5c935f3bf3bbe20a1ccd98
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45045
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-Agostinho, Douglas Soares2024-04-19T17:31:45Z2024-04-19T17:31:45Z2016https://hdl.handle.net/1884/45045Orientador: Profª. Drª. Adriana de Paula Lacerda SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 28/03/2016Inclui referências : f. 78-84Resumo: O cenário econômico brasileiro nas duas últimas décadas passou por uma mudança significativa, já que os níveis de crescimento da economia, verificados em meados dos anos 2000, perderam seu ímpeto a partir de 2009 e vêm crescendo a taxas módicas desde então, devido, entre outros fatores, a crise dos mercados internacionais. O Brasil passou por um período próspero com o aumento da taxa de emprego, maior acesso ao crédito e políticas de distribuição de renda que impactaram positivamente na economia, contribuindo para o crescimento das atividades empreendedoras. Neste contexto, ao longo desta pesquisa, investigou-se quais elementos devem ser incluídos na formação dos alunos de um curso superior para despertar o seu espírito empreendedor. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi propor uma reestruturação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para incluir ações de ensino, pesquisa e extensão que visem estimular o espírito empreendedor dos egressos, assim como uma sugestão do reposicionamento das disciplinas voltadas ao empreendedorismo, encontradas em sua grade curricular. Os instrumentos de pesquisa utilizados para se alcançar esse objetivo foram: revisão bibliográfica, levantamento de dados na página eletrônica do Ministério da Educação e Cultura (e-MEC), pesquisa junto aos discentes, entrevistas semiestruturadas com docentes e estudo de caso da UFPR. Por meio da revisão sistemática da literatura relativa ao tema, verificou-se que o empreendedorismo pode ser aprendido por qualquer pessoa, ou seja, se pode ser aprendido, pode ser ensinado e as IES são as responsáveis pela implantação desse conteúdo em suas grades curriculares. Ainda nessa revisão da literatura, ficou clara a necessidade de que ocorra uma mudança na mentalidade do docente, que deve visar não somente o conhecimento teórico, como também, o conhecimento prático para proporcionar aos estudantes a oportunidade de empreender. Para auxiliar nessa mudança, existem empresas especializadas que promovem cursos e parcerias com IES. Durante as pesquisas, constatou-se ainda, que há um grupo de disciplinas consideradas chave para a formação de um empreendedor e que se os docentes forem devidamente treinados, poderão incentivar, motivar e encorajar seus alunos na participação de grupos de pesquisa e trabalhos de extensão, visando sua preparação para abertura de seu próprio negócio. Concluiu-se que as IES devem colaborar de maneira eficiente na formação de egressos com potencial empreendedor, viabilizando assim a proposta gerada nesse trabalho, para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção.Abstract: The Brazilian economic scenario have been significantly changed in the past two decades, since the economic growth rate seen in the mid-2000s, lost their impetus from 2009 and due to the international market crises have been growing at insufficient rates since then. In Brazil, a prosperous period with increased employment rates, greater access to credit and policies to reduce inequality, led to a positive impact on economy and contributing to the entrepreneurship activities growth. In this context, this study investigated which economic elements should be included in the higher education to awaken the students entrepreneurial spirit. Thus, the main objective of this work was to propose the Pedagogical Project Course (PPC) restructure of a Production Engineering course at the Federal University of Paraná (UFPR), proposing the inclusion of educational activities, research and extension aimed to stimulate the undergraduate students entrepreneurial spirit, as well as reorganization of entrepreneurship course in the university curriculum. To achieve the goals of this work, was done literature review, data collect on Ministry of Education and Culture website (e-MEC), research among the students, semi-structured interviews with teachers and case study at UFPR. Through literature systematic review on this topic, it was found that entrepreneurship can be learned by anyone, meaning that if can be learned, also can be taught and the educational institutions are responsible for the implementation this subject in their curriculum. Also in this literature review, a great need for a drastic change in the teaching mentality was shown. The teacher should not only focus on the theoretical knowledge, but also practical knowledge, providing the opportunity for the students to learn how to be an entrepreneur. To assist in these changes, there are specialized companies that organize courses and partnerships with the educational institutions. During this research, it was also find that there is a group considered keys disciplines for the entrepreneur formation and if the teachers were properly trained they can inspire, motivate and encourage the students to participate in research and extension work groups, intending to prepare these students for opening his own business. It was concluded that educational institutions should cooperate effectively of the undergraduate students formation with entrepreneurial potential. Thus allowing this work proposal for the insertion of entrepreneurial actions in the Production Engineering course.89 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEngenhariasEmpreendedorismoEnsino superior - Efeito das inovações tecnológicasInstituições e sociedades cientificasProposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DOUGLAS SOARES AGOSTINHO.pdfapplication/pdf1430824https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/1/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf7c9e7feda6b6446e53aeb9ec0bdc85acMD51open accessTEXTR - D - DOUGLAS SOARES AGOSTINHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain156363https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/2/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf.txt86b2ea2fca774c52e5820772d0deb9e1MD52open accessTHUMBNAILR - D - DOUGLAS SOARES AGOSTINHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/3/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf.jpg792abcbf9130bc9908f2ab348444453cMD53open access1884/450452024-04-19 14:31:45.666open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45045Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T17:31:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
title Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
spellingShingle Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
Agostinho, Douglas Soares
Engenharias
Empreendedorismo
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Instituições e sociedades cientificas
title_short Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
title_full Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
title_fullStr Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
title_full_unstemmed Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
title_sort Proposta para inserção de ações de empreendedorismo no curso de Engenharia de Produção : estudo de caso em uma IES Pública
author Agostinho, Douglas Soares
author_facet Agostinho, Douglas Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Douglas Soares
contributor_str_mv Santos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Empreendedorismo
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Instituições e sociedades cientificas
topic Engenharias
Empreendedorismo
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Instituições e sociedades cientificas
description Orientador: Profª. Drª. Adriana de Paula Lacerda Santos
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T17:31:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T17:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45045
url https://hdl.handle.net/1884/45045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/1/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/2/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45045/3/R%20-%20D%20-%20DOUGLAS%20SOARES%20AGOSTINHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c9e7feda6b6446e53aeb9ec0bdc85ac
86b2ea2fca774c52e5820772d0deb9e1
792abcbf9130bc9908f2ab348444453c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860620430082048