O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barioni, Pedro Otávio, 1997-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77117
Resumo: Orientadora: Katie Silene Cáceres Argüello
id UFPR_9c155f84865bb6ecbcd8617b3b6207eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77117
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barioni, Pedro Otávio, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em DireitoArgüello, Katie Silene Cáceres, 1969-2022-07-18T21:32:42Z2022-07-18T21:32:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/77117Orientadora: Katie Silene Cáceres ArgüelloMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em DireitoInclui referênciasResumo: A veiculação midiática e cibernética de conteúdos exibindo o "punir" é corriqueira no estágio de desenvolvimento capitalista em que habitamos. O método criminológico crítico, uma vez que objetiva compreender as chamadas funções reais (ocultas) do sistema punitivo, nos possibilita a análise concreta dessas exibições da punição nos meios comunicacionais. Tal criminologia crítica põe em xeque não só a economia operativa do sistema penal, mas também as representações espetaculares que retroalimentam e legitimam a atual política criminal. Dentre tais reflexões criminológicas, destacam-se conceitos como "populismo penal midiático", "criminologia midiática" e afins, os quais são utilizados para pensar os processos de representação e formação de falsas consciências sobre o punir, levados a cabo pelas agências de comunicação capitalistas. Essas narrativas midiáticas e cibernéticas desempenham papel fulcral na legitimação e espetacularização das políticas criminais práticas, "manufaturando" um consenso acerca do controle social punitivo hegemônico. Objetivando a melhor compreensão destes processos ideológicos, sincreticamente às reflexões da criminologia crítica, será utilizado o conceito de "sociedade do espetáculo", conforme teorizado por Guy Debord (1997). O espetáculo, atual desígnio da especialização do poder, historicamente apropriada pelo capitalismo, constitui toda a falsa consciência ideológica propagada pelas ditas agências comunicacionais. É o conjunto de representações falseadas de mundo, pulverizadas pela indústria cultural, a serviço da alienação do espectador e sua conformação aos interesses de quem detém o poder econômico. Para além, o espetáculo também reproduz a lógica fetichista da mercadoria na produção/veiculação de seu conteúdo audiovisual. O que aqui nomeamos espetáculo punitivo, por sua vez, é compreendido como representação mercadológica falseada das práxis punitivas, efetivada pelas agências comunicacionais midiáticas e cibernéticas, é o modus operandi responsável pela propagação, fetichização e retroalimentação da profícua relação: capitalismo neoliberal e punição. Essa representação falseada do mundo, afirmação onipresente dos modos de produção, exploração e punição vigentes, sublima a validade inquestionável das modalidades punitivas de controle social. Partindo de tais marcos teóricos, correlacionando punição, estrutura social e espetáculo, o presente trabalho propõe-se a uma análise crítica não só das agências penais brasileiras, mas também – e principalmente – das representações e discursos levados a cabo pelo espetáculo punitivo, constituído pelas agências comunicacionais midiático cibernéticas. Por intermédio do estudo de representações de grande repercussão contidas em dois dos veículos do espetáculo contemporâneo (plataformas cibernéticas e televisivas) utilizando o método indiciário, é possível constatar a perpetuação das ideologias punitivas, hierárquicas, policialescas, bem como a legitimação na práxis das políticas criminais neutralizantes. Os resultados do trabalho apontam que o direito penal, instrumento de classe orientado ao exercício da violência física estatal (aparelho repressivo), complementa-se pelo espetáculo punitivo, instrumento ideológico da violência simbólica (aparelho ideológico) – concretizando e legitimando a hegemonia do controle social punitivo no capitalismo contemporâneo.1 recurso online : PDF.application/pdfCriminologiaO espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEDRO OTAVIO BARIONI.pdfapplication/pdf1479777https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77117/1/PEDRO%20OTAVIO%20BARIONI.pdf03c6574d0879db2fc18fd4c712d6b555MD51open access1884/771172022-07-18 18:32:42.322open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-18T21:32:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
title O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
spellingShingle O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
Barioni, Pedro Otávio, 1997-
Criminologia
title_short O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
title_full O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
title_fullStr O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
title_full_unstemmed O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
title_sort O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
author Barioni, Pedro Otávio, 1997-
author_facet Barioni, Pedro Otávio, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito
dc.contributor.author.fl_str_mv Barioni, Pedro Otávio, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Argüello, Katie Silene Cáceres, 1969-
contributor_str_mv Argüello, Katie Silene Cáceres, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Criminologia
topic Criminologia
description Orientadora: Katie Silene Cáceres Argüello
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-18T21:32:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-18T21:32:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77117
url https://hdl.handle.net/1884/77117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77117/1/PEDRO%20OTAVIO%20BARIONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03c6574d0879db2fc18fd4c712d6b555
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860510634737664