O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77117 |
Resumo: | Orientadora: Katie Silene Cáceres Argüello |
id |
UFPR_9c155f84865bb6ecbcd8617b3b6207eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77117 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barioni, Pedro Otávio, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em DireitoArgüello, Katie Silene Cáceres, 1969-2022-07-18T21:32:42Z2022-07-18T21:32:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/77117Orientadora: Katie Silene Cáceres ArgüelloMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em DireitoInclui referênciasResumo: A veiculação midiática e cibernética de conteúdos exibindo o "punir" é corriqueira no estágio de desenvolvimento capitalista em que habitamos. O método criminológico crítico, uma vez que objetiva compreender as chamadas funções reais (ocultas) do sistema punitivo, nos possibilita a análise concreta dessas exibições da punição nos meios comunicacionais. Tal criminologia crítica põe em xeque não só a economia operativa do sistema penal, mas também as representações espetaculares que retroalimentam e legitimam a atual política criminal. Dentre tais reflexões criminológicas, destacam-se conceitos como "populismo penal midiático", "criminologia midiática" e afins, os quais são utilizados para pensar os processos de representação e formação de falsas consciências sobre o punir, levados a cabo pelas agências de comunicação capitalistas. Essas narrativas midiáticas e cibernéticas desempenham papel fulcral na legitimação e espetacularização das políticas criminais práticas, "manufaturando" um consenso acerca do controle social punitivo hegemônico. Objetivando a melhor compreensão destes processos ideológicos, sincreticamente às reflexões da criminologia crítica, será utilizado o conceito de "sociedade do espetáculo", conforme teorizado por Guy Debord (1997). O espetáculo, atual desígnio da especialização do poder, historicamente apropriada pelo capitalismo, constitui toda a falsa consciência ideológica propagada pelas ditas agências comunicacionais. É o conjunto de representações falseadas de mundo, pulverizadas pela indústria cultural, a serviço da alienação do espectador e sua conformação aos interesses de quem detém o poder econômico. Para além, o espetáculo também reproduz a lógica fetichista da mercadoria na produção/veiculação de seu conteúdo audiovisual. O que aqui nomeamos espetáculo punitivo, por sua vez, é compreendido como representação mercadológica falseada das práxis punitivas, efetivada pelas agências comunicacionais midiáticas e cibernéticas, é o modus operandi responsável pela propagação, fetichização e retroalimentação da profícua relação: capitalismo neoliberal e punição. Essa representação falseada do mundo, afirmação onipresente dos modos de produção, exploração e punição vigentes, sublima a validade inquestionável das modalidades punitivas de controle social. Partindo de tais marcos teóricos, correlacionando punição, estrutura social e espetáculo, o presente trabalho propõe-se a uma análise crítica não só das agências penais brasileiras, mas também – e principalmente – das representações e discursos levados a cabo pelo espetáculo punitivo, constituído pelas agências comunicacionais midiático cibernéticas. Por intermédio do estudo de representações de grande repercussão contidas em dois dos veículos do espetáculo contemporâneo (plataformas cibernéticas e televisivas) utilizando o método indiciário, é possível constatar a perpetuação das ideologias punitivas, hierárquicas, policialescas, bem como a legitimação na práxis das políticas criminais neutralizantes. Os resultados do trabalho apontam que o direito penal, instrumento de classe orientado ao exercício da violência física estatal (aparelho repressivo), complementa-se pelo espetáculo punitivo, instrumento ideológico da violência simbólica (aparelho ideológico) – concretizando e legitimando a hegemonia do controle social punitivo no capitalismo contemporâneo.1 recurso online : PDF.application/pdfCriminologiaO espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEDRO OTAVIO BARIONI.pdfapplication/pdf1479777https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77117/1/PEDRO%20OTAVIO%20BARIONI.pdf03c6574d0879db2fc18fd4c712d6b555MD51open access1884/771172022-07-18 18:32:42.322open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-18T21:32:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
title |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
spellingShingle |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática Barioni, Pedro Otávio, 1997- Criminologia |
title_short |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
title_full |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
title_fullStr |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
title_full_unstemmed |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
title_sort |
O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática |
author |
Barioni, Pedro Otávio, 1997- |
author_facet |
Barioni, Pedro Otávio, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barioni, Pedro Otávio, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Argüello, Katie Silene Cáceres, 1969- |
contributor_str_mv |
Argüello, Katie Silene Cáceres, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criminologia |
topic |
Criminologia |
description |
Orientadora: Katie Silene Cáceres Argüello |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-18T21:32:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-18T21:32:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77117 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77117/1/PEDRO%20OTAVIO%20BARIONI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03c6574d0879db2fc18fd4c712d6b555 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860510634737664 |