Valores significatvos do trabalho para estudantes de contabilidade das gerações Y e Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rayane Camila da Silva, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70019
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas Colauto
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spelling Sousa, Rayane Camila da Silva, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeColauto, Romualdo Douglas, 1972-2021-03-25T15:12:02Z2021-03-25T15:12:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/70019Orientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas ColautoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 18/02/2020Inclui referências: p. 86-92Área de concentração: Contabilidade Financeira e FinançasResumo: A temática geracional vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas e no mercado de trabalho. O pressuposto que as gerações diferem substancialmente em seus objetivos, comportamentos e valores do trabalho desperta o interesse de estudiosos que buscam compreender as diferenças e semelhanças entre os grupos geracionais. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar os valores do ambiente de trabalho profissional interpretados como significativos para estudantes do stricto sensu em contabilidade. Para identificar os valores significativos do trabalho fez-se uso da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R) desenvolvida e validada por Porto e Pilati (2010). Os dados foram coletados por meio da plataforma online SurveyMonkey® durante os meses de outubro e novembro de 2019. Participaram da pesquisa 337 estudantes, sendo 246 da geração Y e 91 da Z, que em 2019 estavam matriculados em um dos cursos de pós-graduação stricto sensu da área de Contabilidade do Brasil. Para análise dos dados foi utilizado inicialmente estatística descritiva para traçar o perfil dos participantes e analisar os valores da EVT-R separadamente para as gerações Y e Z. Em seguida, a Análise Fatorial Exploratória foi empregada para reduzir as variáveis em dimensões compostas e hierarquizar os fatores formados conforme o nível de importância. Depois, testes não-paramétricos ajudaram a identificar diferenças entre os grupos das variáveis sociodemográficas e os valores do trabalho. Os achados evidenciaram que mais de 65% dos respondentes consideram sua figura materna como principal influenciadora de seus valores e educação. Os sete fatores formados nesse estudo se alinham aos tipos motivacionais preconizados na Teoria de Schwartz (1992). Os valores do trabalho considerados mais importantes pelos estudantes do stricto sensu em Contabilidade das gerações Y e Z foram aqueles que versam sobre estabilidade no trabalho e independência financeira, os quais constituem o fator Segurança; e os valores considerados menos importantes para os respondentes foram aqueles relacionados a status, soberania e prestígio que compõem o fator Poder. Entre os resultados de diferenças de médias dos grupos, estudantes da geração Z atribuíram maior importância aos valores associados ao sucesso profissional e satisfação no trabalho, os quais compõem o fator Realização, em comparação aos estudantes da geração Y. O estudo é importante porque ajuda os líderes de negócios que dependem da lealdade de seus funcionários a conhecer os valores e preocupações das novas gerações. No ambiente acadêmico, conhecer as características, valores e crenças de estudantes de gerações Y e Z ajuda os professores e gestores educacionais a construir novas sínteses em suas práticas educativas. Além disso, o estudo possibilita refletir sobre expectativas em relação à vocação, carreira e categorias profissionais, uma vez que aspectos comportamentais interferem substancialmente na escolha da profissão e nos desdobramentos que esta tem na vida do indivíduo como pessoa e profissional. Palavras-chave: Valores Relativos ao Trabalho. Geração Y e Z. Stricto Sensu. Contabilidade.Abstract: The generational theme has been gaining space in academic discussions and in the labor market. The assumption that generations differ substantially in their goals, behaviors and work values awakens the interest of scholars who seek to understand the differences and similarities between generational groups. In this context, the present study aimed to analyze the values of the professional work environment interpreted as significant for students in the stricto sensu accounting degree. To identify the significant work values, the Revised Scale of Values Related to Work (EVT-R) was developed and validated by Porto and Pilati (2010). Data were collected through the online platform SurveyMonkey® during the months of October and November 2019. 337 students participated in the research, 246 of generation Y and 91 of generation Z, who in 2019 were enrolled in one of the post-stricto sensu accounting degree in Brazil. For data analysis, descriptive statistics was initially used to profile the participants and analyze the EVT-R values separately for generations Y and Z. Then, the Exploratory Factor Analysis was used to reduce the variables in composite dimensions and to rank the factors formed according to the level of importance. Then, non-parametric tests helped identify differences between groups of sociodemographic variables and work values. The findings showed that more than 65% of respondents consider their maternal figure as the main influencer of their values and education. The seven factors formed in this study are in line with the motivational types advocated in Schwartz's Theory (1992). The work values considered most important by stricto sensu Accounting students of generations Y and Z were those that deal with job stability and financial independence, which constitute the Security factor; and the values considered least important to respondents were those related to status, sovereignty and prestige that make up the Power factor. Among the results of differences in group means, Generation Z students attached greater importance to the values associated with professional success and job satisfaction, which make up the Fulfillment factor compared to Generation Y students. The study is important because it helps businesses leaders that depend on their employees' loyalty to know values and concerns of new generations. In the academic environment, knowing the characteristics, values and beliefs of students of generations Y and Z helps teachers and educational managers to build new synthesis in their educational practices. In addition, the study makes it possible to reflect on expectations regarding vocation, career and professional categories, since behavioral aspects substantially interfere in profession's choice and in the consequences that it has in the individual's personal and professional life. Keywords: Values Relating to Work. Generation Y and Z. Stricto Sensu. Accounting.104 p. : il.application/pdfEstudantes - EmpregoContabilidadeValoresGeração YGeração ZCiências ContábeisValores significatvos do trabalho para estudantes de contabilidade das gerações Y e Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAYANE CAMILA DA SILVA SOUSA.pdfapplication/pdf4136179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70019/1/R%20-%20D%20-%20RAYANE%20CAMILA%20DA%20SILVA%20SOUSA.pdfd72a278c781e244dcacfe8639a1ed45aMD51open access1884/700192021-03-25 12:12:02.858open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70019Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-25T15:12:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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