Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Iago França, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74258
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas Colauto
id UFPR_de82953039ffcbf327f5d2814d5a17d8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74258
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lopes, Iago França, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeColauto, Romualdo Douglas, 1972-2022-03-29T19:49:27Z2022-03-29T19:49:27Z2021https://hdl.handle.net/1884/74258Orientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas ColautoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 13/07/2021Inclui referências: p. 113-122Resumo: As características da Modernidade Líquida têm potencial para afetar as experiências envoltasnos contextos organizacionais, mercado de trabalho, habilidades e competências profissionaise carreira. Reconhece-se que a sociedade está em transformação alcançando as carreiras,percepção que permeia e provoca todas as áreas de conhecimento. Posto isso, associar osespaços e as relações propiciadas pela Modernidade Líquida em áreas tradicionais como acarreira acadêmica em Contabilidade perfaz-se por necessário, visto que o desenvolvimento ea construção da carreira acadêmica em Contabilidade também estão consubstanciados àsrespostas temporais e espaciais dos relacionamentos entre pessoas e instituições sociais. A partirdesse contexto, questionam-se as carreiras lineares e as experiências socioacadêmicas contínuasno desenvolvimento profissional. Nesse contexto, esta investigação tem por objetivo verificara relação entre as experiências socioacadêmicas e as expectativas para a carreira acadêmica dealunos de pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z à luz do conceito deModernidade Líquida. Assim, a pesquisa faz uso de ferramentais qualitativos e quantitativospara a edificação de evidências. Os resultados da pesquisa revelam que as Gerações Y e Z nãodiferem de forma significante no que cercam as experiências socioacadêmicas e as expectativasde atividades para a carreira acadêmica em Contabilidade. O que coloca em evidência asdiscussões sobre unidade geracional e o nível de experiência semelhante entre essas geraçõesno escopo acadêmico. Conclui-se que não foi possível confirmar a tese de que as experiênciasvivenciadas no ambiente socioacadêmico estão relacionadas com as expectativas para a carreiraacadêmica de alunos de pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z à luz do conceitode Modernidade Líquida. Esse resultado alinha-se às evidências científicas construídas, umavez que no conjunto proposto em termos de experiências socioacadêmicas difundidas entre osalunos da pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z, a partir de experiênciasinterpessoais, demográficas e as desenvolvidas no ambiente de ensino e profissional e asexpectativas de carreiras em suas diferentes dimensões não constatou-se na íntegra umrelacionamento significativo entre essas construções. No entanto, notou-se que a relaçãosujeito-trabalho em termos de carreira acadêmica em Contabilidade para alunos de pósgraduaçãoem Contabilidade das Gerações Y e Z está inscrita na Modernidade Líquida, a partirda possibilidade do desenvolvimento de inúmeras experiências interpessoais, demográficas erelacionadas ao ambiente de ensino e profissional. Em termos teórico-empíricos, dispõem-seque as ideias de Bauman (2001) mostraram-se permeáveis junto à carreira acadêmica emContabilidade, evidenciando que os atributos da Modernidade Líquida contribuem para explicaresse processo. Essa pesquisa também contribui com o campo prático de educação contábil, vistoque fornece introspecções quanto ao alinhamento entre a expansão dos cursos superiores einformações que possam contribuir para tomada de decisões quanto a carreira acadêmica emContabilidade. Em termos sociais, as implicações da tese pairam em apresentar que há positivosrelacionamentos entre as experiências socioacadêmicas e as expectativas para a carreiraacadêmica em Contabilidade em um cenário de liquidez.Abstract: The characteristics of the Liquid Modernity have the potential to affect the experiences in jobmarket and other organizational contexts, as well as the careers and professional skills andcompetences required in them. In addition to this, it has been acknowledged that the societytransforms itself and that this transformation reflect on the careers of people – a perception thatextends to all areas of knowledge. That said, it is necessary to associate the forms of spaces andrelationships that emerged in Liquid Modernity, as observed in some more traditional areas,with the academic career in the Accounting field. This proposal is based on the understandingthat the building and development of an academic career in accounting is also related to thetemporal and spatial answers that emerge in the context of relationships between people andsocial institutions. With this in mind, it is questioned if there is a connection betweenprofessional development and linear careers and socio-academic experiences. The aim of thisinvestigation is, therefore, tat verifying the existence of such a connection among undergraduateaccounting students from generations Y and X in light of the concept of Liquid Modernity. Inorder to raise evidences, qualitative and quantitative tools were used in this research. The resultsobtained reveal that generations Y and Z do not differ significantly in regarding to theexpectations and experiences mentioned above. Thus, they highlight the discussions aboutgenerational unity and similarity of experience between the two generations in the academicfield. it has been concluded that it is not possible to confirm the hypothesis that the livedexperiences are related the expectations of the undergraduate students in question based on theconcept of Liquid Modernity. That aligns with the gathered scientific evidence in the studiedgroup, which asserted no direct connection between the career expectations and the experiencesregarding interpersonal relationships, demographic conditions and learning and workingenvironment. However, we have noticed that subject-work relationship in the context of theacademic career in accountancy is indeed connected to what we can attribute to the LiquidModernity. In theoric and empiric terms, Bauman’s (2001) ideas have showed to be compatiblewith what we observed in the academic careers in Accounting; therefore, it is possible to drawon the concept of Liquid Modernity to explain the studied matter. This research contributes tothe practical field of Accounting education, since it offers reflections about the expansioncollege education and information that can contribute to the decision of pursuing an academiccareer in accounting. In regarding to social aspects, this thesis presents that there is a positivelink between socio-academic experiences and the expectations to pursue an academic career inAccounting in face of the ‘liquid’ scenario in question.1 arquivo (144 p.) : PDF.application/pdfContabilidadeEducaçãoEnsino superiorGeração YGeração ZCiências ContábeisExperiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - IAGO FRANCA LOPES.pdfapplication/pdf1851345https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74258/1/R%20-%20T%20-%20IAGO%20FRANCA%20LOPES.pdf1d419e0e23383f2756036c2ac6a65a57MD51open access1884/742582022-03-29 16:49:27.839open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-29T19:49:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
title Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
spellingShingle Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
Lopes, Iago França, 1993-
Contabilidade
Educação
Ensino superior
Geração Y
Geração Z
Ciências Contábeis
title_short Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
title_full Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
title_fullStr Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
title_full_unstemmed Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
title_sort Experiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidade
author Lopes, Iago França, 1993-
author_facet Lopes, Iago França, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Iago França, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colauto, Romualdo Douglas, 1972-
contributor_str_mv Colauto, Romualdo Douglas, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Educação
Ensino superior
Geração Y
Geração Z
Ciências Contábeis
topic Contabilidade
Educação
Ensino superior
Geração Y
Geração Z
Ciências Contábeis
description Orientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas Colauto
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T19:49:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T19:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74258
url https://hdl.handle.net/1884/74258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (144 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74258/1/R%20-%20T%20-%20IAGO%20FRANCA%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d419e0e23383f2756036c2ac6a65a57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860529151541248