O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Mônica Salles Trindade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65498
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Patricia R. Dalzoto
id UFPR_9ca142d00dd4f30132a7c3c4e2c676ea
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65498
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Azevedo, Mônica Salles TrindadeDalzoto, Patricia do RocioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-11T17:39:36Z2020-02-11T17:39:36Z2019https://hdl.handle.net/1884/65498Orientadora: Prof.ª Dra. Patricia R. DalzotoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 22/07/2019Inclui referências: p. 64-67Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Os fungos são elementos importantes e essenciais no nosso meio ambiente e cotidiano. Com mais de 100 mil espécies descritas e uma estimativa de que existam até 1,5 milhão, eles são responsáveis pela decomposição e degradação da matéria orgânica. Sua importância vai muito além das doenças que podem causar em plantas e animais, sendo utilizados na indústria, como na produção de medicamentos, enzimas e alimentos. O estudo dos fungos se mostra importante devido à sua amplitude de atuação no ambiente. Fazer o estudante compreender essa importância pode contribuir para que o mesmo consiga relacioná-lo ao seu contexto social e aplicar esse conhecimento, de maneira que possibilite seu desenvolvimento educacional, profissional e social. No entanto, o conteúdo sobre fungos nos currículos do ensino médio ainda se mostra limitado e voltado para memorização, fazendo-se necessária uma atualização nas metodologias propostas. Dessa forma, o presente trabalho teve a finalidade de elaborar um atlas sobre fungos, desenvolvido com base nos resultados obtidos após aplicação de um questionário a professores de Ciências e Biologia do município de Carlópolis-PR. Dez professores responderam 20 perguntas sobre o ensino de fungos. As repostas mais encontradas mostraram a importância do ensino desse conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, além das dificuldades de elaboração de aulas práticas, falta de laboratórios e acesso a tecnologias digitais. A partir das respostas obtidas, foram selecionados diversos gêneros de fungos comumente encontrados no ambiente e, por meio de técnicas microbiológicas, os fungos isolados foram caracterizados morfologicamente. Após fotografar e identificar as características macro e microscópicas, foi elaborado um atlas, que evidenciou as diferentes morfologias, a diversidade fúngica e a importância dos gêneros descritos. O material produzido foi disponibilizado aos professores que participaram do projeto, visando à atualização dos mesmos, bem como propiciando aulas mais ilustradas e dinâmicas, estimulando profissionais e estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Fungos; Aulas Práticas; Atlas PÚBLICO ALVO: Professores de Ciências e Biologia do município de Carlópolis, PR.Abstract: Fungi are important and essential elements in our daily environment. These organisms are abundant, with more than 100 thousand species known, and are responsible for the decomposition of organic matter, can cause diseases in plants and animals, also having impact on production of food, enzymes and antibiotics. Despite this, the teaching of fungi in the middle and high school curriculums is limited and prioritizes memorization instead of practical activities, which leads to the necessity of update the currently used methodologies. The aim of our work was the development of a didactic atlas of filamentous fungi, based in the difficulties related by Biology professors of Carlópolis, PR, in teaching this subject. Ten teachers had answered 20 questions about the study of fungi and most of them recognized the importance of this subject in the final years of middle school and high school. They also reported the difficulties to perform practical activities, mostly due to the lack of laboratories and limited access to the digital technologies. Aiming to provide a didactic resource for those teachers, several genera of filamentous fungi were selected from the microbiological collection of the LabMicro-DPAT-UFPR and characterized through laboratorial techniques. Macromorphology and micromorphology were analyzed and photographed, and the images were organized in the atlas, which contains general descriptions of the genera displayed. The didactic material produced illustrates the fungal diversity and provides an update in this important subject, allowing teachers to improve their classes, stimulating the students, increasing their interest and leading to their better performance in Biology. Keywords: Fungi; Atlas of fungi, Practical activities TARGET AUDIENCE: Science and Biology teachers from Carlópolis city-PR109 p. : il. (algumas color.).application/pdfFungosAtlasO ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MONICA SALLES TRINDADE AZEVEDO.pdfapplication/pdf10970265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65498/1/R%20-%20D%20-%20MONICA%20SALLES%20TRINDADE%20AZEVEDO.pdf9993b85ccd60be53185416849bbe6d4aMD51open access1884/654982020-02-11 14:39:37.101open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65498Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-11T17:39:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
title O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
spellingShingle O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
Azevedo, Mônica Salles Trindade
Fungos
Atlas
title_short O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
title_full O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
title_fullStr O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
title_full_unstemmed O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
title_sort O ensino de fungos : construção de material didático destinado ao treinamento de professores de ciências e biologia do município de Carlópolis, PR
author Azevedo, Mônica Salles Trindade
author_facet Azevedo, Mônica Salles Trindade
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalzoto, Patricia do Rocio
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Mônica Salles Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Fungos
Atlas
topic Fungos
Atlas
description Orientadora: Prof.ª Dra. Patricia R. Dalzoto
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-11T17:39:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-11T17:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65498
url https://hdl.handle.net/1884/65498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65498/1/R%20-%20D%20-%20MONICA%20SALLES%20TRINDADE%20AZEVEDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9993b85ccd60be53185416849bbe6d4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860826800324608