A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41173
Resumo: Orientador : Valdo José Cavallet
id UFPR_9ceba590f4b02b05365f97ee104904cb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41173
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção VegetalCavallet, Valdo Jose, 1954-Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos2024-05-29T21:00:27Z2024-05-29T21:00:27Z2004https://hdl.handle.net/1884/41173Orientador : Valdo José CavalletTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias AgráriasÁrea de concentraçao: Produçao VegetalResumo: Este trabalho teve o intuito de desenvolver uma metodologia que integrasse a disciplina de Geometria Descritiva, ministrada para alunos do primeiro período do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Paraná, com a realidade de suas práticas profissionais, criando uma articulação entre formação profissional e formação acadêmica. Firma-se a compreensão da necessidade de reintroduzir em nossas universidades o princípio de que toda a morfogênese do conhecimento tem algo a ver com a experiência criativa e compartilhada. Um trabalho possível de construção coletiva, de conhecimentos e atitudes, delineou-se de modo desafiador, levando à criação de uma metodologia que propiciasse o desenvolvimento de trabalhos em que a teoria e a prática caminhassem juntas e não somente se limitassem a problemas resolvidos em sala de aula, integrando disciplinas curriculares do ciclo básico com as do profissionalizante. A ausência dessa dimensão torna a aprendizagem um processo meramente instrucional. Com o propósito de criar possibilidades reais, inseridas nos contextos individuais de cada um dos alunos, adotou-se uma tomada de posição no que concerne à metodologia do ensino, diferente da didática tradicional do método único. Utilizou-se um enfoque interdisciplinar, no intuito de superar o pensar fragmentado e simplista da realidade, passando a enxergá-la através de suas múltiplas representações e complexidades. Com isso, o conhecimento historicamente construído é recuperado e colocado a serviço de uma reflexão global sobre mundo, sociedade e prática social, na constante busca do entendimento da realidade. Esta práxis se baseia no método dialético-crítico, em uma concepção de homem e de conhecimento, no qual se entende o homem como um ser ativo e de relações e o conhecimento construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. Essa postura está diretamente relacionada à aprendizagem, ou o que hoje se estabelece como aprendizagem autêntica: aquela que supõe reconstrução e cidadania. Reconstrução aponta para a maneira crítica de manejar o conhecimento e cidadania para a necessidade de saber o que fazer com o conhecimento. Neste contexto, a geometria descritiva é apresentada como um instrumento de percepção e compreensão da realidade, do mundo visuoespacial e das representações, sendo utilizada como uma ferramenta a serviço da construção do conhecimento individual e coletivo dos futuros engenheiros agrônomos. Isto posto, comprova-se a mudança do quadro crítico apresentado na disciplina de geometria descritiva ofertada para o curso de Agronomia, redefinindo, assim, sua importância para a prática da profissão agronômica. A partir do entendimento de que o desempenho democrático e criativo implica diretamente na redefinição do papel do ensino universitário na formação de um novo modelo profissional, reafirmam-se posições que objetivam manter vivo o questionamento sobre o educador que se educa e que educa, a partir do compromisso assumido com a sociedade e com a realidade histórica em que vive, formador de profissionais cidadãos e consciente do seu papel reflexivo na sociedade atual e futura. Palavras-chave: Metodologia dialética, Geometria descritiva, Agronomia, Prática interdisciplinar.Abstract: This exertion has been designed to develop a methodology that could integrate the Descriptive Geometry Discipline, instructed for first grade the students of the agronomy course, of Universidade Federal do Paraná, with the realness of its professional practices, creating a link between a professional formation and an academic formation. It settles the comprehension of the necessity to reintroduce in our universities the principle that all the morphogenesis of the knowledge has something in common with the creative and shared experience. A possible exertion of collective construction, of knowledge and attitudes, outlined in a challenged way, heading to the creation of a methodology that could propitiate the development of exertions where the theory and practice could walk together and not only limited itself to solved problems in classroom, integrating curriculum disciplines of the basic cycle with the professionalizing ones. The absence of this dimension turns the apprenticeship into a process simply instructional. With the purpose to create real possibilities, inserted in the individual contexts of each one of the students, it has been adopted a position concerning the teaching methodology, different from the traditional didactics of the unique method. It has been used an inter discipline focus, designed to overcome the fragmented and simple thinking of the reality, starting discerning through its multiples representations and complexities. With this, the knowledge historically built is recovered and set at service of a global reflection about the world, society and social practice, in the persistent searching of the understanding of the reality. This pràxis is based in the dialect-critic method, in a conception of man and knowledge, where it understands the man as an active being and of relations and the knowledge built by the subject in its relations with the others and the world. This posture is directly linked to the apprenticeship, or what today is taken as authentic apprenticeship: the one that suppose reconstruction and citizenship. Reconstruction points to the critical way to handle the knowledge and citizenship for the need of knowing what to do with the knowledge. In this context, the descriptive geometry is presented as an instrument of perception and comprehension of the reality, of the "sight spatial" world and the representations, being used as a tool serving to build the individual and collective knowledge of the future agronomy engineers. Therefore, it verifies the changing of the critic frame presented in the Descriptive Geometry Discipline offered for the Agronomy course, redefining, so, its importance for the practice of the Agronomical profession. From the understanding that the democratic and creative performance involves directly in the re definition of the university teaching role in the formation of a new Professional model, reaffirms positions that aims keeping alive the questioning about the educator that educates itself and that educates the one that educates, from this commitment assumed with the society and with the historical reality where it lives, shaper of professional citizens and conscious of its reflexive role in the actual and future society. Key words: Dialectic methodology, Descriptive Geometry, Agronomy, Inter discipline practice.xiii, 140f. : il. algumas color ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalGeometria descritiva - Estudo e ensinoEngenheiros agrônomos - FormaçãoFormação profissionalA (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ.pdfapplication/pdf15068683https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/1/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf668b898440b0763a008d7dee365a87e8MD51open accessTEXTT - ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain310159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/2/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf.txtdda0de49a3168d3b4f78ea3884016b71MD52open accessTHUMBNAILT - ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/3/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf.jpg24e593e366076534bf806e1a3f23e222MD53open access1884/411732024-05-29 18:00:27.305open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41173Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-29T21:00:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
title A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
spellingShingle A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos
Geometria descritiva - Estudo e ensino
Engenheiros agrônomos - Formação
Formação profissional
title_short A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
title_full A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
title_fullStr A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
title_full_unstemmed A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
title_sort A (re)significação da geometria descritiva na formação do engenheiro agrônomo
author Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos
author_facet Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos
contributor_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva - Estudo e ensino
Engenheiros agrônomos - Formação
Formação profissional
topic Geometria descritiva - Estudo e ensino
Engenheiros agrônomos - Formação
Formação profissional
description Orientador : Valdo José Cavallet
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-29T21:00:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-29T21:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41173
url https://hdl.handle.net/1884/41173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 140f. : il. algumas color ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/1/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/2/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41173/3/T%20-%20ADRIANA%20AUGUSTA%20BENIGNO%20DOS%20SANTOS%20LUZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 668b898440b0763a008d7dee365a87e8
dda0de49a3168d3b4f78ea3884016b71
24e593e366076534bf806e1a3f23e222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860197304500224